Autor Tópico: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04  (Lida 6290 vezes)

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Online: 22 de Julho de 2011, 10:10 »
Olá pessoal,

Mudei de Windows 7 para Ubuntu 11.04 recentemente. Realizei a instalação com live cd tranquilamente e meu PC funcionava lindamente até eu decidir trocar minha senha de usuário e ele ficar com um bug irritante não reconhecendo minha senha.
Estudei, tentei resolver o bug sem sucesso, então parti para a reinstalação (do 0), aí começou um inferno.
Durante a instalação faltou energia e não conclui a instalação (que estava na metade), quando fui tentar novamente dá erro. Segue:

ERROR: no configuração file foud
ou
4756507 kernel panic – not syncing
ou
Unknown keyword in configuration file: D- I
Unknown keyword in configuration file: NU

Tentei com o Live cd comum e o outro que dá opções de verificar memória e tals. É bom lembrar que nos últimos dias baixei umas 5 vezes a ISO do site oficial e gravei em cds de boa qualidade em baixa velocidade, que funcionaram em outros pcs (migrei todo mundo aqui de casa para o ubuntu). Só o meu que não roda de jeito nenhum.
Não sei mais o que fazer, se levar pra formatar o “técnico” vai por windows pirata (que eu não quero) e ainda vou pagar uns R$ 70,00.

Minhas configurações:
processador – AMD Sempron 140 BOX // memoria DDR2 Sansung -  1 Giga // placa mae – Asus M2N68-AM SE2 // HD SATA Samsung 500 Gb,

O que fazer?
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 11:08 por platao »
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2011, 10:28 »
Menina Veneno posso ajudar somente dessa forma:

Na quinta resposta desse tópico -->>Aqui

Acho que lhe ajudará.

Sinto não poder ajudar mais

T+

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2011, 10:38 »
Obrigada pela dica, mas já havia lido esse tópico.
Ocorre que o gráfico do live cd, sempre que tento dar o boot com cd dá um dos erros acima descritos.
Com cd alternate as vezes abre a parte gráfica, porem não conclui a instalação apresentando erro.

Abç,
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2011, 11:08 »
Olá,

Mas a essência do link que o companheiro "Paulo Correa" postou está correta.

O sistema funcionava bem antes da queda de energia, você diz que reinstalou e mesmo assim o problema não foi resolvido, restam portanto duas possibilidades: a queda de energia ocasionou um problema de hardware que não havia antes, e se for isso temos uma grande dificuldade pois que deixa de ser um problema de software, ou a única parte que não é alterada quando se faz uma reinstalação simples está avariada, o que recomenda uma correção mais drástica.

Execute o memtest a partir de um LiveCD, nele o teste extensivo, demora horas e horas, deixe à noite fazendo.
Se apontar algum defeito em pente de memória, dependendo da extensão depois vemos se é possível contornar informando ao kernel os endereços da memória que não devem ser usados. No final do teste anote os endereços apontados como defeituosos.

Comece tudo de novo porém do zero mesmo, manualmente, ou seja, carregue pelo LiveCD, execute o gparted, exclua todas as partições, reinicie o sistema. **Não é para criar novas partições antes de reiniciar o sistema**.
Tendo reiniciado, recrie as partições da forma como queira, agora sim faça a reinstalação.

Evidentemente isso pressupõe que você tenha backup dos seus dados, já que todos os seus arquivos serão apagados.

Como boa prática, antes de usar um LiveCD/USB para instalação, mesmo já o tendo usado antes, é sempre bom conferir o MD5 dele, mesmo porque CDs com o tempo riscam, pendrives avariam e assim por diante. CDs devem ser conferidos na mesma máquina que irá instalá-lo, porque pode haver algum defeito no mecanismo de leitura ótica.

Mesmo com tudo isso ainda é possível que haja algum outro problema de hardware que não havia antes decorrente da queda de energia, como todo equipamento eletrônico está sujeito, e aí infelizmente só mesmo formalizando uma reclamação junto à concessionária de energia elétrica no sentido do possível ressarcimento.

[]'s
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 11:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2011, 11:20 »
Olá,

Mas a essência do link que o companheiro "Paulo Correa" postou está correta.

O sistema funcionava bem antes da queda de energia, você diz que reinstalou e mesmo assim o problema não foi resolvido, restam portanto duas possibilidades: a queda de energia ocasionou um problema de hardware que não havia antes, e se for isso temos uma grande dificuldade pois que deixa de ser um problema de software, ou a única parte que não é alterada quando se faz uma reinstalação simples está avariada, o que recomenda uma correção mais drástica.

Execute o memtest a partir de um LiveCD, nele o teste extensivo, demora horas e horas, deixe à noite fazendo.
Se apontar algum defeito em pente de memória, dependendo da extensão depois vemos se é possível contornar informando ao kernel os endereços da memória que não devem ser usados. No final do teste anote os endereços apontados como defeituosos.

Comece tudo de novo porém do zero mesmo, manualmente, ou seja, carregue pelo LiveCD, execute o gparted, exclua todas as partições, reinicie o sistema. **Não é para criar novas partições antes de reiniciar o sistema**.
Tendo reiniciado, recrie as partições da forma como queira, agora sim faça a reinstalação.

Evidentemente isso pressupõe que você tenha backup dos seus dados, já que todos os seus arquivos serão apagados.

Como boa prática, antes de usar um LiveCD/USB para instalação, mesmo já o tendo usado antes, é sempre bom conferir o MD5 dele, mesmo porque CDs com o tempo riscam, pendrives avariam e assim por diante.

Mesmo com tudo isso ainda é possível que haja algum outro problema de hardware que não havia antes decorrente da queda de energia, como todo equipamento eletrônico está sujeito, e aí infelizmente só mesmo formalizando uma reclamação junto à concessionária de energia elétrica no sentido do possível ressarcimento.

[]'s

Como o druida já citou todas as possíveis causas que podem ter ocorrido com seu pc e, apenas para agregar ao que ele citou e eu como um desses "técnicos" que iriam a sua casa, mas ai teria a vantagem de eu ser um usuário linux.

Como não reparei ou mesmo você não mencionou se é notebook ou desktop o seu pc, e você tiver um pouco de intimidade para abri-lo retirar o pente de memória e passar uma borracha branca nele antes de fazer os procedimentos mencionados pelo amigo "druidaobelix", seria um bom começo.

T+

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2011, 11:25 »
Olá,

Não estou conseguindo nem dar o boot pelo Livecd, nada acontece, fica naquela tela inicial com o logo do Ubuntu um tempão depois apresenta os erros.
Com o cd alternate as vezes aparece a tela inicial, mas quando peço para iniciar a instalação dá erro, ou seja não consigo dar o boot pelo cd de jeito nenhum desde a queda de energia e a instalação pela metade.
Isso já tem 2 dias, já li muita coisa... pelo visto terei de recorrer a uma assistência técnica...
Fiz o post com esperança de ter alguma forma com cd alternate já que quando consigo abrir a parte gráfica há mais opções, como F6 por exemplo. Não mexi pois sou completamente leiga, migrei pra o Ubuntu por conta de um problemas com virus no windows, ou seja não sei muito.
Se for isso mesmo, valeu a ajuda.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2011, 11:28 »
É um desktop seu pc?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2011, 11:31 »
Para fazer o memtest a partir do LiveCD você não precisa fazer o boot, é apenas saber se está conseguindo chegar na tela inicial do LiveCD.

Se nem isso for possível, então pode-se fazer um outro caminho, que é gravar, a partir de um outro computador, um CD de boot somente com o memtest, mas informe primeiro a sua situação atual.

Veja que a ordem que mencionei no post anterior exatamente pressupõe possa haver um defeito no pente de memória, e aí v. não vai mesmo conseguir dar o boot para executar o gparted sem antes, pelo menos, informar ao kernel quais endereços não usar.
« Última modificação: 22 de Julho de 2011, 11:34 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #8 Online: 22 de Julho de 2011, 11:32 »
Meu PC é um desktop.
Abri-lo???? Não, já estou arrependida de ter me metido a formata-lo, se tivesse levado pra formatar estaria com Windows pirata, mas estaria funcionando...
Agora terei de leva-lo pra reparar o que com certeza vai custar mais que uma formatação...
 :-[
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2011, 11:36 »
Vou tentar o teste de memória se tiver sorte de abrir a parte gráfica do alternate cd...
Se não houver solução, assistência técnica semana que vem.
Ainda assim, obrigada pela ajuda.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2011, 11:37 »
Realmente, o Windows é muito mais tolerante à defeitos de hardware que o Linux, o único problema é que essa tolerância ocasionará erros pela vida toda, mas enfim, é sua a opção.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2011, 11:41 »
Como quando começou a usar o Linux Ubuntu lhe informavam que era um bicho de sete cabeças e esse bicho não existia, da mesma forma é tirar um pente de memória do seu pc.

Mas enfim, boa sorte e tomara que consiga resolver.

Vai mais um link para ver se ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=1236.0

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2011, 11:52 »
ñ estou c/ muito tempo p/ pesquisar algo p/ informar a usuária, mas essa troca de senha pode estar acarretando muitos desses problemas, talvez o livecd ou alternatecd estejam reconhecendo tal partição do linux instalada.
o chato é que nem o livecd deu boot, pois iria sugerir reinstalação completa do zero (formatação), ñ sei bem se alternatecd faz isso, talvez.
também acho que existe um livecd do gparted que vc pode formatar o pc e reinstalar o ubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Menina Veneno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2011, 11:58 »
A questão não é ser Windows melhor ou não.
É uma pessoa leiga (totalmente) fazer algo que não tem domínio e no fim arrumar um problema... De fato gostei muito do ubuntu, mas estou com um problema técnico que foi causado por eu mesma aliado a uma falta de sorte infeliz.
Pente de memória: não sei nem o formato, nem por onde começar, de fato tenho medo de abri-lo e piorar ainda mais as coisas.
Estou bem chateada... comigo mesma, isso não tem nada a ver com SO. Estou sem PC, faço faculdade a distância e minhas aulas vão começar na próxima semana, e sei que vou ter um gasto que no momento não poderia ter...
Desculpem o desabafo, é que está batendo um "panic"...
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Queda de energia ao instalar Ubuntu 11.04
« Resposta #14 Online: 22 de Julho de 2011, 12:07 »
A questão não é ser Windows melhor ou não.
É uma pessoa leiga (totalmente) fazer algo que não tem domínio e no fim arrumar um problema... De fato gostei muito do ubuntu, mas estou com um problema técnico que foi causado por eu mesma aliado a uma falta de sorte infeliz.
Pente de memória: não sei nem o formato, nem por onde começar, de fato tenho medo de abri-lo e piorar ainda mais as coisas.
Estou bem chateada... comigo mesma, isso não tem nada a ver com SO. Estou sem PC, faço faculdade a distância e minhas aulas vão começar na próxima semana, e sei que vou ter um gasto que no momento não poderia ter...
Desculpem o desabafo, é que está batendo um "panic"...
Se você não estivesse no panico que está, com um pouco de paciência conseguiria facilmente reconhecer e abrir seu gabinete para retirada e reposição do seu pente de memória que como o próprio nome diz tem um formato de um pente e lhe garanto que você como uma pessoa inteligente que é conseguiria fazer o indicado.

Mas como disse anteriormente e repito agora realmente tem certas coisas que nos causam panico, no mais, Menina Veneno espero que encontre a solução para o seu problema sem muita dor de cabeça.

Até mais.

Paulo Corrêa.