Autor Tópico: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook [resolvido]  (Lida 3307 vezes)

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook [resolvido]
« Online: 23 de Julho de 2011, 11:19 »
Bom dia a todos,

Tenho um notebook acer aspire 5532 com dual boot e decidi reinstalar o ubuntu 11.04 pois estava extremamente lento. Tentei atualizá-lo pelo gerenciador de atualizações, ele inicia mas congela.
No terminal digitei o sudo apt-get update e surgiu a seguinte mensagem: "E: Não foi possível obter trava /var/lib/apt/lists/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível) E: Impossível criar acesso exclusivo ao directório /var/lib/apt/lists/". Não consigo fazer nenhuma atualização.
Alguém poderia me dar uma luz ?

Grato,

Paulo
  
« Última modificação: 25 de Julho de 2011, 09:13 por Paulo Mourão »

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2011, 12:04 »
Você pode tentar ir direto para o terminal e atualizar, se mesmo assim aparecer esta mensagem.
Código: [Selecionar]
sudo rm /var/lib/lists/lockE depois faça a atualização pelo terminal mesmo, quando terminar o gerenciador de atualizações deve voltar ao normal.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2011, 19:42 »
Obrigado jeflui,

Vendo outros tópicos consegui resolver o problema da atualização. Agora o meu problema é outro. Tentei instalar o chromium pela Central de Programas e surgiu a seguinte mensagem: "Dependências de pacote não pode ser resolvida. Este erro pode ser causado pacotes adicionais de softwares necessários que estão perdidos ou não são instaláveis. Além disso pode haver um conflito entre pacotes de software que não podem ser instalados ao mesmo tempo.". Será que terei que atualizar novamente ? não sei o que houve, mas meus downloads estão extremamente lentos.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #3 Online: 23 de Julho de 2011, 19:53 »
Um comando só

sudo rm /var/lib/apt/lists/* ; sudo rm /var/lib/apt/lists/partial/* ; sudo apt-get clean ; sudo apt-get -f install ; sudo apt-get update

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #4 Online: 23 de Julho de 2011, 21:21 »
Eu digitei este comando através do terminal após ver um dos tópicos(pacote quebrado) e ele ficou atualizando durante todo o dia. Por que será esta lentidão ? o notebook funcionava normalmente sem problemas.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2011, 08:50 »
Bom dia Paulo,

Observando no terminal o comando que você informou, percebi que na primeira linha surge a mensagem: "rm: não foi possível remover "/var/lib/apt/lists/partial": É um diretório", ou seja, o primeiro comando(sudo rm /var/lib/apt/lists/*)  ele não aceita.

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2011, 08:13 »
Esse comando é aceito, portanto está normal.

Você conseguiu atualizar?

Desculpe ontem passei o dia todo fora.

Offline Paulo Mourão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 341
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook
« Resposta #7 Online: 25 de Julho de 2011, 09:13 »
Bom dia Paulo,

Antes de mais nada obrigado pela ajuda. Consegui resolver mas de outra forma. Pesquisando no próprio fórum, localizei um tópico mais os menos parecido e acabei solucionando o problema. Como não havia baixado nada acabei reinstalando o SO. Na aba repositório do gerenciador de pacotes synaptic, cliquei em "baixar de: " e escolhi a opção servidor principal. Agora ele está funcionando normalmente. Agora o meu problema é saber porque o notebook está lento.

Quero agradecer mais uma vez pela ajuda.

Abs,

Paulo

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.04 não está atualizando no notebook [resolvido]
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2011, 09:26 »
Casos de lentidão também já foram relatados aqui mesmo no fórum, mas como cada caso é um caso procure fazer uma nova pesquisa. Veja se encontra algo com particularidades que estejam acontecendo com seu note.

E como esse seu problema aqui fora resolvido faça assim assista esse video do Tota editando a primeira mensagem do seu tópico.

 http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Como pode ser outro caso de lentidão procure um local mais apropriado para postar depois da sua pesquisa.

Saudações.