Autor Tópico: mount em media nao consigo gravar nem exluir arquivos  (Lida 1665 vezes)

Offline wil_sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
mount em media nao consigo gravar nem exluir arquivos
« Online: 27 de Julho de 2011, 16:08 »
boa tarde,

a pricipio vou explicar o que gostarida de fazer:

estava querendo fazer uma montagem de rede igual do windows onde a unidade z: se refere a uma pasta na minha rede e então coloquei o seguinte comando

sudo mount -t smbfs //192.168.0.4/publico/impressao /media/z

ele fez o que eu queria so que tenho um problema não consigo gravar e nem excluir nenhum arquivo da pasta.

o que devo fazer ?
ja aproveitando como fasso esse mesmo mapeamento no fstab ?

agradeço a ajuda

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: mount em media nao consigo gravar nem exluir arquivos
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2011, 16:33 »
Ola


Tente apagar/criar arquivos como root (sudo)

Voce tem que alterar a permissão da pasta impressao na maquina 192.168.0.4

no fstab ficaria:

//192.168.0.4/publico/impressao /media/z smbfs  0 0

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: mount em media nao consigo gravar nem exluir arquivos
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2011, 16:31 »
Olá wil_sp e Tota,

Também acho que o problema é de permissão, mas não acho que mudar as permissões da pasta na origem vá resolver o problema.

Talvez a pasta tenha que ser montada pelo próprio usuário, e talvez esteja faltando também passar pro Samba qual é o usuário que está abrindo o compartilhamento. Eu mudaria o comando de montagem pra ficar assim:

sudo mount -t smbfs //192.168.0.4/publico/impressao /media/z -o username=wil_sp,password=segredo,uid=wil_sp,iocharset=iso-8859-1,rw

Esses parâmetros adicionais entram no fstab logo antes do "0 0" (e Tota, o parâmetro é obrigatório, sem isso a montagem não deve funcionar; se não for pra colocar nada, coloque pelo menos a opção "defaults"):

//192.168.0.4/publico/impressao /media/z smbfs username=wil_sp,password=segredo,uid=wil_sp,iocharset=iso-8859-1,rw 0 0

O arquivo /etc/fstab é de leitura pública, então não é boa idéia colocar senhas lá dentro. Pra evitar isso, você pode criar um arquivo de credenciais, com o conteúdo abaixo:

username=wil_sp
password=senha
domain=

Depois é só substituir os parâmetros "username" e "password" pelo parâmetro "credentials", conforme abaixo:

//192.168.0.4/publico/impressao /media/z smbfs credentials=/caminho/completo/para/credentials,uid=wil_sp,iocharset=iso-8859-1,rw 0 0
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D