Autor Tópico: [Resolvido] Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP  (Lida 3366 vezes)

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Boa tarde galera! Seguinte, simplesmente ouvi falar muito bem do Linux e resolvi deixar de lado meu Windows XP.
Bom, me foi recomendado usar o Ubuntu 11.04 por ser de fácil uso para usuários iniciantes então deixei baixando lá em casa.
Minha dúvida é a seguinte. Tenho um HD de 160GB. 50GB para o Windows e o resto pra minha partição de arquivos.
Como eu quero instalar o Linux em dual boot, pensei em deixar 40 GB pro Windows, 40 pro Linux e o resto pra arquivos.
Até aí tudo bem, agora eu quero saber como eu instalo o Linux em Dual Boot com meu Windows XP.
Tem algum tutorial? o que eu devo fazer? Grato.
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, 09:22 por izakee »
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Offline Cálcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Ubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2011, 15:09 »
izakee, a instalação do Ubuntu é tão fácil quanto a do Windows. A parte q mais embola msm é na hora de criar a partição, pois quem usa windows está acostumado com C:, D: etc...

As primeiras dicas q te dou é fazer aquela limpeza costumeira de registros, temporários, cache de updates e claro desfragmentar seu disco.
Oq vc ñ deixou bem claro é se seu disco está praticionado. (pelo q entendi está). baseado nisso aconselho deixar esses 40GB pro Win como ja está e reparticiona a partição de dados. Mas ñ precisa deixar 40GB, para a instalação uns 10GB são suficientes (a instalação ñ chega a 5GB).

Faça backup dos seus dados (mnt recomendado)

No caso do Linux vc vai particionar assim:

10000 (10GB) tipo ext4 e ponto de montagem como "/" (equivalente ao C:)
Como já tem uma partoção de dados, pode aproveita-la para colocar seus arquivos do Linux lá também.

Existe também vários vídeos no Youtube sobre isso, vale dar uma procurada lá também.
« Última modificação: 29 de Julho de 2011, 15:11 por Cálcio »

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP
« Resposta #2 Online: 29 de Julho de 2011, 15:34 »
Tá, entendi. Tenho uma outra dúvida. Meu HD está assim C: 50GB para windows e o resto para a partição D:
Pretendo diminuir o tamanho do C: para 40GB e retirar 20GB da partição D: , deixando assim 30GB para a partição do Linux.
Até ae tudo bem, eu vou fazer isso com o Partition Magic.
Agora, a partição do Linux tem que ser em qual formato? ou eu não preciso fazer partição e deixar apenas esse espaço livre para fazer na hora da instalação?
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2011, 16:07 »
Tá, entendi. Tenho uma outra dúvida. Meu HD está assim C: 50GB para windows e o resto para a partição D:
Pretendo diminuir o tamanho do C: para 40GB e retirar 20GB da partição D: , deixando assim 30GB para a partição do Linux.
Até ae tudo bem, eu vou fazer isso com o Partition Magic.
Agora, a partição do Linux tem que ser em qual formato? ou eu não preciso fazer partição e deixar apenas esse espaço livre para fazer na hora da instalação?
10000 (10GB) tipo ext4 e ponto de montagem como "/" (equivalente ao C:)
Como já tem uma partoção de dados, pode aproveita-la para colocar seus arquivos do Linux lá também.

Existe também vários vídeos no Youtube sobre isso, vale dar uma procurada lá também.

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2011, 20:35 »
A cada minuto que passa eu fico mais encantado pelo Ubuntu, no momento o programa tá instalando o sistema operacional e eu tô navegando na internet enquanto instala.
Não precisei instalar nenhum driver de nada. LOL
Por minha parte o tópico já pode ser fechado, grato pela atenção
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu 11.04 em Dual Boot com o Windows XP
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2011, 07:20 »
izakee o seu tópico não será fechado por nenhum moderador a não ser que ele estivesse fora das regras do mesmo.

Você mesmo pode dar seu tópico como solucionado assistindo o vídeo do Tota==>==>>Como solucionar um tópico no fórum

Editando sempre a primeira mensagem do seu tópico.

T+