Autor Tópico: É possível rodar o Wolfenstein 3D no Ubuntu 10.10?  (Lida 3338 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
É possível rodar o Wolfenstein 3D no Ubuntu 10.10?
« Online: 02 de Agosto de 2011, 13:12 »
Olá a todos, gostaria de saber como obter o jogo Wolfenstein 3D (me refiro ao jogo clássico mesmo, nada dos novos não). Gosto muito desse jogo e o joguei durante um bom tempo, porém, isso nos meus tempos de Windows. Recentemente procurei esse jogo para o Ubuntu e não encontrei praticamente naaaaaaada que não se resumisse a alguns sities para jogar online o que não me agrada. Enfim, como obtenho esse jogo?

Obrigado e tudo de bom.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2011, 13:16 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline christiankiss

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Conta no GameSpot
Re: É possível rodar o Wolfenstein 3D no Ubuntu 10.10?
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2011, 10:41 »
Em primeiro lugar, parabéns por gostar de retro-gaming. =) Também sou fã.

Sim. É perfeitamente possível jogar Wolfenstein 3D no Ubuntu. É necessário instalar um emulador de MS-DOS, o famoso DOSBox, originalmente criado para Linux e depois para Windows.

1. Abra sua Central de Programas;

2. Procure por DOSBox;

3. Instale-o e você verá um ícone no menu Aplicativos -> Jogos;

4. Abra sua pasta pessoal e exiba os arquivos ocultos (CTRL+H);

5. Você verá uma pasta chamada .dosbox, abra-a e edite o arquivo dosbox.conf com o gEdit;

6. Este arquivo é a configuração do emulador. Se não tiver conhecimentos básicos de hardware / inglês, pule as seções e vá até a última linha do arquivo, em baixo de "autoexec";

7. Esta é a parte que o pessoal costuma se enrolar, então leia atentamente: Aqui você irá instruir o DOSBox a montar o diretório que possui seus jogos MS-DOS instalados (isto é, descompactados). Supondo que você tenha um diretório na sua pasta pessoal com o nome de "dosgames", você poderá montar esta partição com o comando:

mount c ~/dosgames

8. Abaixo desta linha você inserir outro comando:

c:

Isto fará com que o DOSBox monte e acesse a partição C: automaticamente, a qual, dentro do seu Ubuntu, é a pasta home/usuario/dosgames

9. Se você já descompactou o Wolfenstein 3D, digamos, dentro de ~/dosgames/wolf3d, basta abrir o DOSBox pelo menu Aplicativos -> Jogos e, na tela do MS-DOS, digitar:

cd wolf3d
wolf3d

OBS.: "cd wolf3d" acessa a pasta e "wolf3d" executa o jogo. Se o executável tiver outro nome, basta digitar "dir" no DOSBox e ele mostrará a lista de arquivos.

Have fun!

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2011, 22:59 »
Olá Christian... cara muito obrigado pela dica de como usar o DosBox e colocar esse jogo (o Wolf 3D) no Ubuntu, e olha que eu pensava que esse tópico simplesmente sequer teria resposta... rsrsrsrs, porém, uma dúvida crucial: "e com relação ao próprio jogo em si? utilizando o DosBox posso pegar jogos por exemplo, no Baixaqui? Superdownloads?" me refiro a jogos pro MSDos mesmo.

Valeu.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2011, 23:22 »
Observação....
"o ponto de montagem root@joao:/home/joao/dosgames# mount c ~/dosgames
mount: o ponto de montagem /root/dosgames não existe
root@joao:/home/joao/dosgames#

e agora? como assim não existe se eu acabei de criá-lo??

Offline christiankiss

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Conta no GameSpot
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2011, 11:18 »
Olá Christian... cara muito obrigado pela dica de como usar o DosBox e colocar esse jogo (o Wolf 3D) no Ubuntu, e olha que eu pensava que esse tópico simplesmente sequer teria resposta... rsrsrsrs, porém, uma dúvida crucial: "e com relação ao próprio jogo em si? utilizando o DosBox posso pegar jogos por exemplo, no Baixaqui? Superdownloads?" me refiro a jogos pro MSDos mesmo.

Valeu.

Por nada. =)

O DOSBox aceita qualquer jogo MS-DOS, cujo executável seja com extensões ".EXE", ".BAT" ou ".COM". Isso inclui o Wolfenstein 3D. Lembre-se que o Baixaki e o Superdownloads só possuem jogos grátis ou shareware.

Se você não gosta de pirataria, pode baixar no Baixaki uma versão ressurrecta do Spear of Destiny (a continuação oficial do Wolfenstein): http://www.baixaki.com.br/download/spear-resurrection.htm

Observação....
"o ponto de montagem root@joao:/home/joao/dosgames# mount c ~/dosgames
mount: o ponto de montagem /root/dosgames não existe
root@joao:/home/joao/dosgames#

e agora? como assim não existe se eu acabei de criá-lo??

Bom, você precisa criar essa pasta pelo próprio Ubuntu. Só tome cuidado que o Linux é case-sensitive. Então, se você pôs "dosgames" no comando mount, a pasta não poderia ser, por exemplo, "DosGames" (com iniciais maiúsculas).

É só você criar uma pasta pelo Ubuntu dentro da pasta pessoal do seu usuário com o nome "dosgames". E o comando, dentro do DOSBox, seria:

mount c ~/dosgames

Update/Edit:

Cara, acho que não me expressei bem. Você só pode montar um diretório pelo DOSBox se a pasta tiver sido criada previamente no Ubuntu. O comando "mount c ~/dosgames" não cria a pasta "dosgames". Essa pasta, teoricamente, ela já tem que estar criada dentro do sistema operacional. O comando "mount c ~/dosgames" cria uma partição virtual dentro do DOSBox para utilizar a pasta "dosgames" como se fosse a partição "C:\".

Qualquer dúvida, estamos aí.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2011, 11:25 por christiankiss »