Autor Tópico: como proceder para desmontar uma partição  (Lida 5226 vezes)

Offline *BlackOps*

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
como proceder para desmontar uma partição
« Online: 04 de Agosto de 2011, 22:43 »
boa noite pessoal
tenho um hd de 1tb dividido da seguinte maneira

100mb= boot do windows7 ntfs
250gb= para windows 7 ntfs
700gb=Dados ntfs para uma partição ntfs para poder compartilhar arquivos entre o windows e linux
65gb =para home do linux
15gb= / raiz do linux
1ggb= swat

como para usar a partição Dados no linux tinha que montar a partição toda vez então instalei o ntfs-config após ter dado um erro na hora de configurar decide excluir e reinstalar posteriormente, porém agora se eu tento desmontar uma das 3 partições ntfs clicando com o direito do mouse e indo em desmontar aparece o seguinte erro:

Citar
Error unmounting: umount exited with exit code 1: helper failed with:
umount: only root can unmount UUID=FECC6AABCC6A5DC1 from /media/FECC6AABCC6A5DC1

só consigo desmontar pelo terminal como root, a alguma forma de reparar esse erro.

vlw pessoal
"Quando alguém tem mais substância do que cultura, é rústico; quando alguém tem mais cultura do que substância, é um literato. Somente quando alguém tem tanta substância quanto cultura é uma pessoa exemplar".

Offline Dserma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: como proceder para desmontar uma partição
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2011, 12:05 »
A mensagem nao é um erro em si.. ele está dizendo que somente o root pode desmontar essa unidade....

Att;

Offline *BlackOps*

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: como proceder para desmontar uma partição
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2011, 13:08 »
sim eu sei, mas eu sou Usuário admnistrador, e poderia desmontá-la apenas clicando nela, correto?
bem mas isso não acontece.

vlw pela atenção, ainda estou a procura de respostas para essea mensagem.

att
obrigado
"Quando alguém tem mais substância do que cultura, é rústico; quando alguém tem mais cultura do que substância, é um literato. Somente quando alguém tem tanta substância quanto cultura é uma pessoa exemplar".

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: como proceder para desmontar uma partição
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2011, 11:22 »
procure aqui no forum por editar o fstab.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: como proceder para desmontar uma partição
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2011, 16:51 »
Citar
sim eu sei, mas eu sou Usuário admnistrador, e poderia desmontá-la apenas clicando nela, correto?
Errado.

Você ser usuário administrador só te dá a possibilidade de executar comandos de super-usuário informando sua senha. Mas ainda assim, estes comandos têm que ser executados pelo super-usuário.

Pra que vc possa montar e desmontar a unidade, edite o arquivo /etc/fstab e adicione as opções "user,users" à lista de opções da linha associada com ela.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline baraujosi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: como proceder para desmontar uma partição
« Resposta #5 Online: 11 de Agosto de 2011, 08:33 »
Olá, tenta da permissão 777 na partição, ou seja, log como root, vai até /media e dá permissão na partição. ex: chmod -R 777 nomeDaPartição, não sei se vai funcionar, é apenas uma dica. att.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: como proceder para desmontar uma partição
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2011, 10:25 »
Isso não funciona. Aliás, a pergunta dele é sobre "como proceder para desmontar uma partição", no que você acha que a permissão 777 iria ajudar nisso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D