Autor Tópico: Como voltar a carregar o gnome no Ubuntu 11.04?  (Lida 2865 vezes)

Offline delmarwichnieski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Como voltar a carregar o gnome no Ubuntu 11.04?
« Online: 08 de Agosto de 2011, 18:21 »
Estou abrindo mais este tópico pois instalei o Ubuntu 11.04 e em seguida:

executei

$ sudo apt-get update

depois instalei o pacote (kubuntu-desktop = kde) via synaptic e instalou com sucesso.

Abriu o kde com sucesso.


Porém, em minhas leituras, sei que agora está instalado as duas interfaces gráficas (gnome e kde) e para voltar a iniciar com o gnome, por padrão, bastaria executar:

$ sudo dpkg-reconfigure kde ou gdm e escolher gdm e clicar ok. Já fiz os dois comandos a partir do terminal do kde.

Este comando executa com sucesso, porém, só trocou a interface de login do kde para o gnome, mas após colocar o usuário e senha, continua carregando o kde.

O que preciso mudar para voltar a carregar também o gnome?

Lembrando que a grande maioria dos sites insiste em dizer que preciso apenas executar

$ sudo dpkg-reconfigure gdm/kdm

e escolher gdm e clicar ok (praticamente uma unanimidade geral dos sites) para carregar novamente o gnome.

Alguma luz, dica, ideia, link?

Agradeço por qualquer ajuda

Offline delmarwichnieski

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Como voltar a carregar o gnome no Ubuntu 11.04?
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2011, 20:12 »
Descobri.

Está tudo correto, faltava eu observar os detalhes da tela de login.

O kdm possui um menu popup para escolher em qual interface gráfica fazer o login.

Portanto, o kdm tem, dentro da tela de login, antes do botão/ícone de desligar (botão com a cor predominante vermelha), outro botão/ícone com uma seta para baixo (botão com a cor predominante azul).

Ao clicar no botão/ícone com a seta para baixo, o menu suspenso popup é aberto, a partir do qual, pode-se escolher com qual interface gráfica iniciar.

Exemplo de opções (ainda em inglês, pois falta instalar a tradução do kde)
Default
User Defined Session
KDE Plasma Workspace (previos)
Recovery Console
Ubuntu
Ubuntu (Safe Mode)
Ubuntu Classic
Ubuntu Classic (No effects)
guest-restricted
guest-restricted
Failsafe




Por outro lado, o gdm, após selecionar o usuário para login, exibe na parte inferior da janela, aproximadamente ao centro, um combobox, com duas setinhas, uma para cima e uma para baixo.

Ao clicar sobre o combobox, o menu do combobox é aberto, a partir do qual, pode-se escolher com qual interface gráfica iniciar.
Exemplo de opções
KDE Plasma Workspace
Recovery Console
Ubuntu Clássico
Ubuntu Clásico (Sem efeitos)
Ubuntu (Modo de segurança)
User Defined Session