Autor Tópico: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?  (Lida 17424 vezes)

Offline juliocbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais!"
    • Ver perfil
    • Porfólio JulioCBM
Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Online: 26 de Julho de 2006, 11:26 »
Olá! Eu uso há dois anos apenas Linux no meu PC, e somente esse ano migrei totalmente para o Ubuntu/Gnome, inclusive as aplicações, pois quero utilizar somente programas GTK no meu PC. Contudo, venho sofrendo somente em um segmento: o de gravação de CDs.

Não quero utilizar o K3B no meu Ubuntu, pq quero só GTk, como disse. Já tentei usar o GnomeBaker e o Graveman, mas os dois deixam a desejar em vários aspectos, por exemplo, a extrema falta de opções no GnomeBaker e a não visualização de sessões passadas no Graveman, só dois exemplos.

Achei essa dica sobre o Bonfire, que na opinião desta pessoa, é o melhor e mais completo:

https://gnomosapiens.wordpress.com/2006/05/29/bonfire-um-poderoso-gravador-de-cd-para-o-gnome/

Eu vi no site oficial do Bonfire, e o ritmo de desenvolvimento tá acelerado... para baixá-lo, adicione ao seu /etc/apt/sources.list:

Código: [Selecionar]
deb http://ketsugi.com/ubuntu dapper main
Chave:
Código: [Selecionar]
http://ketsugi.com/ubuntu/public.key
Gostaria de uma opinião, para vocês, qual o melhor programa (mais completo) de gravação de Cds para o Gnome?

PS.: Se alguém quiser sugerir também um editor leve de imagens, como o KolourPaint para o KDE, fale por favor  ;)


Abraços e obrigado.
« Última modificação: 26 de Julho de 2006, 11:43 por juliocbm »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2006, 15:47 »
Se o Xterminator falou que o Bonfire é bom, deve ser mesmo, ele entende pra burro do Gnome. E fui eu que falei do Bonfire pra ele.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline juliocbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais!"
    • Ver perfil
    • Porfólio JulioCBM
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2006, 18:52 »
Se o Xterminator falou que o Bonfire é bom, deve ser mesmo, ele entende pra burro do Gnome. E fui eu que falei do Bonfire pra ele.

Ah, então blz. To fazendo um artigo sobre ele, vou publicar no Guia do Hardware.

Eu instalei o Bonfire, realmente é bom mesmo... o melhor pro ambiente Gnome.

Abraços

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2006, 19:00 »
eu uso o K3B, ele satisfaz as minhas nescessidades

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2006, 19:31 »
eu uso o K3B, ele satisfaz as minhas nescessidades

que não é pra gnome...

Offline vander200

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #5 Online: 27 de Julho de 2006, 00:48 »
Olha no meu Dapper eu uso o Gnome-baker sem crise. Apesar de eu ter lido alguns posts dizendo que ele é bugado pelo menos comigo no Dapper ele ta funcionando bem ...é o software para gravaçao em Gtk que tem a aparencia mais funcional e simples na minha modesta opinião ;)

Piras

  • Visitante
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2006, 01:55 »
Façamos justiça ao Graveman: ele faz tudo direitinho e é confiável como poucos!

E digo mais: o próprio gravador do Nautilus é bastante eficaz e muito mais simples de usar do que se imagina. Se o CD não é virgem, basta mandar gravar sem medo e ele mesmo identifica a necessidade de apagar e, depois de obtido o consentimento do usuário, começa o processo apagando tudo para, logo em seguida, começar a gravação propriamente dita.

Não é por ser sóbrio em comandos que um programa é ruim. Basta seguir a lógica do navegador de arquivos e usar o gravador do Nautilus se torna muito fácil.

Offline juliocbm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • "Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais!"
    • Ver perfil
    • Porfólio JulioCBM
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2006, 12:27 »
Façamos justiça ao Graveman: ele faz tudo direitinho e é confiável como poucos!

E digo mais: o próprio gravador do Nautilus é bastante eficaz e muito mais simples de usar do que se imagina. Se o CD não é virgem, basta mandar gravar sem medo e ele mesmo identifica a necessidade de apagar e, depois de obtido o consentimento do usuário, começa o processo apagando tudo para, logo em seguida, começar a gravação propriamente dita.

Não é por ser sóbrio em comandos que um programa é ruim. Basta seguir a lógica do navegador de arquivos e usar o gravador do Nautilus se torna muito fácil.

Meu sofrimento com esses dois é que nenhum deles consegue visualizar sessões antigas em Cds multisessão, como o K3B faz...

Offline Yarwinish

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #8 Online: 27 de Julho de 2006, 14:08 »
PS.: Se alguém quiser sugerir também um editor leve de imagens, como o KolourPaint para o KDE, fale por favor  ;)

gpaint

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #9 Online: 27 de Julho de 2006, 14:30 »
Façamos justiça ao Graveman: ele faz tudo direitinho e é confiável como poucos!

E digo mais: o próprio gravador do Nautilus é bastante eficaz e muito mais simples de usar do que se imagina. Se o CD não é virgem, basta mandar gravar sem medo e ele mesmo identifica a necessidade de apagar e, depois de obtido o consentimento do usuário, começa o processo apagando tudo para, logo em seguida, começar a gravação propriamente dita.

Não é por ser sóbrio em comandos que um programa é ruim. Basta seguir a lógica do navegador de arquivos e usar o gravador do Nautilus se torna muito fácil.

Meu sofrimento com esses dois é que nenhum deles consegue visualizar sessões antigas em Cds multisessão, como o K3B faz...

concordo plenamente...

normalmente eu gravo poucas coisas num CD virgem, até fechar ele, e com o GnomeBaker e o gravador do nautilus eu simplesmente nao consigo fazer isso. se eu gravar um documento de texto de 1 k no CD eles fecham o CD. e se eu tentar colocar um Cd com multisessão aberta, eles me fazem o favor de inutilizar o CD...
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2006, 03:19 »
Pra quem utiliza só os recursos padrões, o Nautilus é uma boa pedida.

Eu gravo tudo pelo Nautilus no caso de cds de arquivos, se for e música uso o Serpentine que já vem por padrão no gnome.

Não conhecia o Bonfire mas foi bom o tópico, vou testar ele agora e ver se é tão bom assim :D

[]s

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2006, 13:05 »
Como quem sugeriu o Bonfire não postou o sítio relacionado a ferramenta, segue aqui o endereço para baixá-lo, ver sua interface gráfica, funções e atribuições:

Bonfire - A disc burning application for gnome 2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2006, 13:16 »
Instalei, mas ele não criou entradas no menu. Como eu faço isso manualmente?

Além disso, quando eu executo pelo terminal dá isso:

leandro@lgonc:/$ bonfire
Could not determine drive profile: Error loading drive tray
Could not determine drive profile: Error loading drive tray
Could not determine drive profile: Error loading drive tray

Ele executa normal, mas a janela do bonfire fica maior do que minha tela e não dá pra redimensionar. Alguma sugestão?
« Última modificação: 30 de Julho de 2006, 13:27 por mrbin »
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2006, 15:10 »
olha so se deicho ai o repositorio e o enderço da chave mais como eu adiciono essa chave???


ta eu copiei o conteudo pra um txt e adicionei as chaves, mais qual eh o jeito certo de se fazer isso pelo terminal??

Agora a mensagem q ta dando e essa aki quando eu faço apt-get update

Ign http://ketsugi.com dapper Release.gpg

e nao cria a lista de pacotes???

ta ai depois de ja te editado isso tres vezes baxei o tar.gz do bonfire e fui instala e da isso
Código: [Selecionar]
checking for BONFIRE... configure: error: Package requirements (        glib-2.0  >= 2.6.0                       gdk-2.0 >= 2.6.0                gtk+-2.0 >= 2.8. 0                       libgnome-2.0 >= 2.10.0          libgnomeui-2.0 >= 2.10.g nome-vfs-2.0 >= 2.14.2          gnome-vfs-module-2.0    gstreamer-0.10 >= 0.10.6         gstreamer-plugins-base-0.10 >= 0.10.0   libnautilus-burn >= 2.14.0     l ibxml-2.0 >= 2.6.0) were not met:

No package 'gstreamer-0.10' found
No package 'gstreamer-plugins-base-0.10' found
No package 'libnautilus-burn' found

Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.

Alternatively, you may set the environment variables BONFIRE_CFLAGS
and BONFIRE_LIBS to avoid the need to call pkg-config.
See the pkg-config man page for more details.
eu acho q eh um problema de dependencias por isso quando eu do o comando make ele da um erro assim

Código: [Selecionar]
emerson@emerson-desktop:~/Desktop/bonfire-0.4.1$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
emerson@emerson-desktop:~/Desktop/bonfire-0.4.1$

so q quando eu tento instalaro os pacotes pedidos também nao consigo alguem pode me dar uma força


« Última modificação: 30 de Julho de 2006, 16:18 por e.daniel-ct »

Offline H4CKC0D3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Qual o melhor programa de gravação de CDs para o Gnome?
« Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2006, 10:48 »


quote author=e.daniel-ct link=topic=8623.msg46867#msg46867 date=1154283021]
olha so se deicho ai o repositorio e o enderço da chave mais como eu adiciono essa chave???


ta eu copiei o conteudo pra um txt e adicionei as chaves, mais qual eh o jeito certo de se fazer isso pelo terminal??

Agora a mensagem q ta dando e essa aki quando eu faço apt-get update

Ign http://ketsugi.com dapper Release.gpg

e nao cria a lista de pacotes???

ta ai depois de ja te editado isso tres vezes baxei o tar.gz do bonfire e fui instala e da isso
Código: [Selecionar]
checking for BONFIRE... configure: error: Package requirements (        glib-2.0  >= 2.6.0                       gdk-2.0 >= 2.6.0                gtk+-2.0 >= 2.8. 0                       libgnome-2.0 >= 2.10.0          libgnomeui-2.0 >= 2.10.g nome-vfs-2.0 >= 2.14.2          gnome-vfs-module-2.0    gstreamer-0.10 >= 0.10.6         gstreamer-plugins-base-0.10 >= 0.10.0   libnautilus-burn >= 2.14.0     l ibxml-2.0 >= 2.6.0) were not met:

No package 'gstreamer-0.10' found
No package 'gstreamer-plugins-base-0.10' found
No package 'libnautilus-burn' found

Consider adjusting the PKG_CONFIG_PATH environment variable if you
installed software in a non-standard prefix.

Alternatively, you may set the environment variables BONFIRE_CFLAGS
and BONFIRE_LIBS to avoid the need to call pkg-config.
See the pkg-config man page for more details.
eu acho q eh um problema de dependencias por isso quando eu do o comando make ele da um erro assim

Código: [Selecionar]
emerson@emerson-desktop:~/Desktop/bonfire-0.4.1$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
emerson@emerson-desktop:~/Desktop/bonfire-0.4.1$

so q quando eu tento instalaro os pacotes pedidos também nao consigo alguem pode me dar uma força



[/quote]
Para adicionares a chave pelo o terminal faz assim:

sudo wget http://ketsugi.com/ubuntu/public.key