Autor Tópico: [Resolvido] Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.  (Lida 6116 vezes)

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Instalei e configurei um servidor web (apache2) em um PC em casa. Do meu notebook eu acesso ele remotamente com o comando ssh usuario@192.168.0.xxx
Também acesso a instalação do Joomla assim no navegador: http://192.168.0.xxx/Joomla
Mas, quando tento fazer isso remotamente, de fora da minha rede, usando o serviço do no-ip, nada funciona.
Tendo acessar meu servidor mas o navegador fica buscando até dar tempo esgotado, meu ip está certo e o no-ip instalado e o rotador redirecionando as portas 80 e 22. Mas nada funciona remotamente.

Estou disposto a postar saídas de comando e até screenshots se for preciso. Será que eu to fazendo algo errado?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2011, 20:23 por brunnux »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2011, 13:18 »
Qual é a sua conexão internet?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2011, 19:10 »
DSL da Oi Velox, 2Mb/s.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2011, 19:25 »
A Oi/Telemar costuma bloquear a porta 80/tcp nas conexões DSL, experimente usar outro endereço de porta pro servidor web.

Mas no caso da porta 22/tcp (ssh), não me lembro que ela bloqueie essa porta; mesmo assim, você não perde nada se usar outra porta pro serviço, inclusive vai aumentar um pouco sua segurança, já que vc não vai estar com uma porta conhecida aberta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2011, 23:28 »
Certo, acho que estou entendendo. Devo trocar as portas nas configurações do apache2, para uma 8080 por exemplo, e no rateador também para 8080 interno 8080 externo direccionadas para o ip do servidor na rede local. Quando eu tentar acessar de outra conexão o meu ip, meu servidor reconhecerá que eu quero acessar a porta 8080 automaticamente?

Parecem perguntas bobas mas foi assim que aprendi tudo que eu sei de Linux, espero que compreendam.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2011, 00:35 »
Citar
Devo trocar as portas nas configurações do apache2, para uma 8080 por exemplo, e no rateador também para 8080 interno 8080 externo direccionadas para o ip do servidor na rede local.
Sim, exatamente isso.

Citar
Quando eu tentar acessar de outra conexão o meu ip, meu servidor reconhecerá que eu quero acessar a porta 8080 automaticamente?
Não, vc tem que ajustar a URL, tipo, se antes era só "http://brunnux.no-ip.org", agora vai ser "http://brunnux.no-ip.org:8080".

Mas o site do No-IP tem um serviço de redirecionamento, onde você pode manter o URL antigo, sem o número de porta. Até onde eu sabia esse serviço era pago, mas vale uma olhada pra saber como está no momento, pq outro colega disse que não estaria sendo cobrado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2011, 20:40 »
Funcionou perfeitamente!

Estou usando o no-ip e no cadastro não me foi pedido nenhum dado para cobrança. Na verdade me cadastrei em um pacote básico gratuito. Eu só precisava de um nome de domínio e do programa pro servidor para atualizar meu ip caso a conexão caia.

Mas agora tenho outro problema, como mudei a porta 22 do ssh para 2222 melo mesmo motivo da porta 80, agora não me conecto no servidor remoto. Sei que não é problema de configuração do servidor pois usando o putty no windows eu digito meu nome de dominio no PC do trabalho e especifico a porta 2222 e funciona, mas no ubuntu que deveria ser: ssh -p 2222 user@brunnux.no-ip.biz, não funciona. Dá: ssh_exchange_identification: Connection closed by remote host.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2011, 01:07 »
Vc já configurou o ssh pra escutar a porta 2222?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2011, 20:22 »
Obrigado pela ajuda, descobri pq n conecto via ssh pela internet na porta 2222. Na verdade o problema nem é a porta ou a internet. No meu trabalho eu uso um programa para windows chamado putty que é um terminal que acessa o linux remotamente. Lá funciona. Não está funcionando é quando eu tento acessar através da conexão da faculdade.

Dai o que eu descobri: parece q eles tem um firewall barra esse tipo de conexão.

Ta bom... agora ta funcionando blz.

Se alguem souber como se burla um firewall!?!? Seria melhor ainda.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: [Resolvido] Não consigo usar ssh remotamente. Ou mesmo o servidor web.
« Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2011, 22:39 »
A forma mais fácil é não burlar. Tente falar com o administrador da rede da faculdade, veja se tem como liberar o acesso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D