Olá tgklohn,
Apesar dos resultados dos comandos postados, o que já ajuda em alguma coisa, na verdade a descrição do problema não está boa o suficiente.
A afirmação "
minha máquina fica falhando em iniciar pelo HD onde está tal OS" não diz muita coisa.
Falhando como? Alguma mensagem de erro?
Note, não estamos "vendo" o seu equipamento, daí a necessidade de bem descrever o cenário existente para que se possa ter alguma idéia à respeito.
De toda forma, o que determina a ordem do boot é o set do BIOS, isto é, a forma como essa ordem está assinalada no BIOS.
O resultado do comando fdisk está indicando que o HD bootável é o sda (disco 0), cuja formatação é em ntfs (talvez haja um windows aí?)
Note que não há flag de boot em sdb.
Primeiramente é necessário, pelo menos, que v. esclareça se quando inicia o sistema aparece o menu do Grub, isto é, a tela inicial onde se faz a escolha do sistema que deve iniciar e, caso exista, o que está aparecendo nessa tela.
Pode ter ocorrido que na instalação v. mandou gravar o bootloader na partição sdb ao invés de gravar na MBR de algum dos discos e, de forma correlata, deixar esse disco como o primeiro da ordem de boot no BIOS.
É adequado que v. forneça mais informações para a melhor compreensão do problema, entretanto, se quiser desde logo tentar a recuperação do grub, pode usar esse procedimento:
Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html[...] minha máquina fica falhando em iniciar pelo HD onde está tal OS. Como seleciono e deixo gravado o HD pelo qual quero o boot?