Feito!
http://imageshack.us/photo/my-images/718/imagemremastersys.jpg/Apenas para registrar alguns detalhes:
- Tive que redimensionar a imagem que usei no Gimp, exatamente para o tamanho da imagem splash.png original (640x480 pixels) Quando não fazia isso a imagem saia cortada.
- O tal arquivo splash.png original (aquele do rosto) tem aproximadamente 144 kb. A imagem que usei está com mais de 250 kb. Suponho nesse caso que o mais importante esteja sendo o dimensionamento em pixel. As primeiras imagens que usei tinham mais de 1,5 mb, nas dimensões de 1600x1000! Não testei, mas acredito que se for possível usar uma imagem mais pesada no tamanho 640x480 também acabe funcionando...
- Mesclei o arquivo isolinux.cfg.vesamenu original com aquele traduzido e disponibilizado pelo cesargcomp, pra chegar num resultado com mais opções (é..., só pra brincar...)
- A tradução do arquivo remastersys-gui ficou perfeita... dá até gosto, he, he...
- As recomendações do cesargcomp aqui
Tenta o seguinte (no arquivo traduzido, supondo que você já renomeou para remastersys-gui):
- Abra um terminal e digite assim:
sudo chmod +x /etc/remastersys-gui
Tente após isso, no terminal ainda, executá-lo:
sudo remastersys-gui
serviram para eu entender melhor sobre permissões de execução, inclusive para o atalho do menu onde estava faltando o "gksu":
gksu /usr/bin/remastersys-gui-pt
No entanto, tive que usar a denominação "remastersys-gui-pt" , pois mesmo usando o chmod +x voltava a mensagem de erro:
Erro. Não foi possível iniciar "Remastersys Backup" Falha ao executar processo filho "/usr/bin/remastersys-gui" (Arquivo ou diretório não encontrado)
Por algum motivo desconhecido e estranho o Ubuntu se recusa a reconhecer o caminho "/usr/bin/remastersys-gui". Cheguei a mudar o arquivo de dono várias vezes, com o comando chown alternando com permissão completa de acesso e execução com o chmod e nada...
Nem consigo imaginar o que possa ser isso, já que quando uso o caminho "/usr/bin/remastersys-gui-pt", faço qualquer coisa que eu quiser...
- Último detalhe: não havia remastersys-gui em /etc. Mas isso não foi necessário.
Pra finalizar minha participação nesse tópico: faço um agradecimento público ao cesargcomp por ter compartilhado seus conhecimentos conosco. Pessoal, fiquei muito contente com o resultado final e por ter aprendido mais uma coisa legal.
Um grande abraço a todos e bom fim de semana!