Autor Tópico: Mais problemas com Code::Blocks!  (Lida 24405 vezes)

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2006, 06:55 »
Não é a opção de escolher a linguagem, é sim a opção de escolher o compilador, o compilador a utilizar é o GCC/G++ .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2006, 21:24 »
Não é a opção de escolher a linguagem, é sim a opção de escolher o compilador, o compilador a utilizar é o GCC/G++ .

sim... mas ja falei... ja tentei todas as opções de compilador e o GCC/G++ esta incluido em uma dessas opçoes...eu clico em new project e em seguida ele me pergunta qual compilador usar (apesar de na instalação do code::blocks ele ja ter me perguntado e eu ter selecionado gcc) e eu coloco gcc/g++

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #17 Online: 11 de Agosto de 2006, 11:47 »
Natureba, afinal o qq não ta funcionando?
A lib, o code::blocks ou o teu codigo?

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #18 Online: 11 de Agosto de 2006, 17:50 »
O que não está funcionando é a forma desorganizada como tentou utilizar  todos eles...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2006, 22:16 »
Olha... eu nunca usei code::blocks e nem sei como usa... eu inclusive sou novato em Linux...
Consegui instalar o allegro normalmente no gcc e como ja disse o comando:
g++ main.cpp -o telavazia `allegro-config --libs`

compila o programa normalmente... meu unico problema eh em configurar o Code::Blocks...

O que não está funcionando é a forma desorganizada como tentou utilizar  todos eles...

e Lamego nao acho que eu esteja sendo desorganizado... Eu expus meus problemas e e voce simplesmente nao se conforma de a resolução que postou nao funcionar...
Eu queria lembrar que eu nao estou obrigando ninguem a me ajudar... Vim aqui pedir ajuda para configurar o Code::Blocks e percebi que "alguma pessoa" nao tem mais paciencia para me ajudar... Então eu peço para que deixe as pessoas que tem vontade de me ajudar, fazê-lo... Nao sei quanto a vocês, mas a mim ofende uma pessoa, da qual eu nem conheco, me chamar de desorganizado por não conseguir me ajudar...

Falou.
Natureba.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #20 Online: 12 de Agosto de 2006, 08:19 »
Citar
e Lamego nao acho que eu esteja sendo desorganizado... Eu expus meus problemas e e voce simplesmente nao se conforma de a resolução que postou nao funcionar...
Não meu caro amigo, você muito antes de saber sequer instalar a biblioteca e verificar que esta estava instalada tentou utilizar ela no code::blocks.

Você está tentando utilizar o code::blocks para criar um programa que utiliza uma biblioteca gráfica quando você ainda nem sequer percebeu como se configurar o code::blocks para utilizar o gcc e criar um programa simples.

Pior ainda, você está tentando utilizar um compilador num sistema onde você ainda nem sabe instalar software.

Eu estou plenamente conformado com a minha resolução não ter funciondade porque nenhuma resolução funciona de copiar e colar quando se trata de um problema com alguma complexidade (compilador e bibliotecas não sáo de conhecimento trivial) e as pessoas que o fazem não compreendem o que estão fazendo.

Acho bem que as pessoas ajudem você, só as alerto é para os problemas que você cometeu, para que elas tal como eu não dediquem tempo assumindo que você tem determinados conhecimentos elementares sobre o sistema, que não tem.

Não se ofenda meu amigo, o ter uma abordagem desorganizada do problema não significa que seja uma pessoa desorganizada, no máximo significa uma pessoa com falta de experiência, todos nós passamos por isso...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #21 Online: 12 de Agosto de 2006, 13:02 »
Olha... eu nunca usei code::blocks e nem sei como usa... eu inclusive sou novato em Linux...
Consegui instalar o allegro normalmente no gcc e como ja disse o comando:
g++ main.cpp -o telavazia `allegro-config --libs`

compila o programa normalmente... meu unico problema eh em configurar o Code::Blocks...

O Code::Blocks é bem simples de utilizar. ^^
E pelo que eu to vendo tu tambêm não tem muita experiencia em C/C++, acertei?
Supondo que isso seja verdade, me responde uma coisa.
O template do allegro no code::blocks compila? ( pelo que eu li nos posts anteriores parece que sim, mas é só pra confirmar )
Se ele compilar e executar direitinho, então o problema provalmente esta no teu código.

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #22 Online: 12 de Agosto de 2006, 13:30 »
Citar
e Lamego nao acho que eu esteja sendo desorganizado... Eu expus meus problemas e e voce simplesmente nao se conforma de a resolução que postou nao funcionar...
Não meu caro amigo, você muito antes de saber sequer instalar a biblioteca e verificar que esta estava instalada tentou utilizar ela no code::blocks.

Você está tentando utilizar o code::blocks para criar um programa que utiliza uma biblioteca gráfica quando você ainda nem sequer percebeu como se configurar o code::blocks para utilizar o gcc e criar um programa simples.

Pior ainda, você está tentando utilizar um compilador num sistema onde você ainda nem sabe instalar software.

Eu estou plenamente conformado com a minha resolução não ter funciondade porque nenhuma resolução funciona de copiar e colar quando se trata de um problema com alguma complexidade (compilador e bibliotecas não sáo de conhecimento trivial) e as pessoas que o fazem não compreendem o que estão fazendo.

Acho bem que as pessoas ajudem você, só as alerto é para os problemas que você cometeu, para que elas tal como eu não dediquem tempo assumindo que você tem determinados conhecimentos elementares sobre o sistema, que não tem.

Não se ofenda meu amigo, o ter uma abordagem desorganizada do problema não significa que seja uma pessoa desorganizada, no máximo significa uma pessoa com falta de experiência, todos nós passamos por isso...


Sim... mas eu disse que nao sabia configurar o Code::Blocks... caso contrário nem viria aqui... no windows eu utilizo o dev-cpp com o allegro normalmente... e outra eu sou iniciante em programação... estou aprendendo... estou usando Allegro exatamente para aprender como criar uma interface gráfica...
E eu pensei que fosse possível instalar a biblioteca direto pelo Code::Blocks... como fazia no dev-cpp... eu postei outro tópico aqui questionando como eu instalaria o allegro no code::blocks e me responderam que era só digitar "sudo apt-get install allegro" no console... uma ajuda falha... por que isso nao adiantou pois allegro nem existia... existia uma série de coisas com o nome allegro como várias libs como liballeg, alguns com nome de allegro-demo*... eu instalei o allegro do jeito que eu achei q fosse o certo pois nao souberam me ajudar... então eu o testei com uma simples janelinha e deu aquela série de erros... uma série de erros que era diferente dos erros q eu obtinha antes de instalar o que instalei... então isso me fez pensar que poderia ser um erro do allegro...por isso vim aqui pedir ajuda para saber o que estava acontecendo... (mesmo por que depois da instalação eu consegui compilar um programa... mas apenas um)...

E quem te disse que nao sei instalar software no linux??? eu sei o trivial... ja instalei milhares de softwares desde que uso Linux... desde jogos até alguns aplicativos... sei usar o apt-get, sei instalar arquivos .deb uns q são .run e .package... sei compilar programas que vêm em arquivos .tar.gz e .tar.bz2 pois a maioria das vezes é só digitar no console ./configure, ./make e ./make install... o que foi simplesmente o que nao funcionou com o allegro pois era um pouco mais complexo que isso...

e eu ja te falei... agora que a biblioteca allegro está funcionando eu ja configurei do code::blocks para utilizar o GCC e em seguida a linguagem C++ e em other linker options coloquei `allegro-config --libs`...
mas mesmo assim deu aquele erro q ja informei aqui...

Eu errei sim no comeco do tópico pois o allegro nao estava realmente instalado no meu computador... por isso eu criei outro tópico para pedir ajuda sobre a instalação do allegro (QUE ALGUNS ME CHAMARAM DE FLOODER) para depois de eu conseguir resolver o problema do outro tópico voltar para este tópico com meus problemas resolvidos em relação ao allegro... para pedir ajuda de como configura-lo no Code::Blocks...

O Code::Blocks é bem simples de utilizar. ^^
E pelo que eu to vendo tu tambêm não tem muita experiencia em C/C++, acertei?
Supondo que isso seja verdade, me responde uma coisa.
O template do allegro no code::blocks compila? ( pelo que eu li nos posts anteriores parece que sim, mas é só pra confirmar )
Se ele compilar e executar direitinho, então o problema provalmente esta no teu código.
realmente nao tenho muita experiencia em C/C++... acontece cara que nao tem nenhum template do allegro no code::blocks... o template vem na instalação do allegro???
e pelo erro que está dando, nao aparenta ser problema com o código, mesmo por que o código eh o mais simples possivel se tratando de um programa hello world...e também consegui compilar este mesmo programa pelo gcc...

bom talvez eu tenha modificado alguma configuração do code::blocks errado entao eu queria desinstalar e instalar ele novamente... então agora o meu problema é outro... como eu DESINSTALO o codeblocks??? nao tem jeito??? sempre ficará vestigios dele no meu computador??? eu desinstalei ele pelo apt-get:
sudo apt-get remove codeblocks
e aparentemente desinstalou tudo... mas ao reinstalar o codeblocks pelo arquivo .deb que baixei ele instalou normalmente e em seguida quando fui ver as configurações que eu tinha mechido ainda estavam do jeito que eu tinha deixado... inclusive com o `allegro-config --libs` na other linker options... ou seja, o codeblocks nao foi desinstalado completamente...
« Última modificação: 12 de Agosto de 2006, 13:35 por Natureba »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #23 Online: 12 de Agosto de 2006, 13:35 »
Natureba,
em Linux as configuração dos programas a nível de utilizador não são removidas com o programa.
As configurações ficam numa pasta com o nome ".programa" no directório base do utilizador.
Abre o Nautilus e carrega em CTRL-H para aparecerem os arquivos escondidos, deverá ter lá uma pasta .codeblocks.
Para "resetar" as opções basta apagar esta pasta, o programa criará uma nova com as opções padrão.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #24 Online: 12 de Agosto de 2006, 13:42 »
Natureba,
em Linux as configuração dos programas a nível de utilizador não são removidas com o programa.
As configurações ficam numa pasta com o nome ".programa" no directório base do utilizador.
Abre o Nautilus e carrega em CTRL-H para aparecerem os arquivos escondidos, deverá ter lá uma pasta .codeblocks.
Para "resetar" as opções basta apagar esta pasta, o programa criará uma nova com as opções padrão.

Então... eu apaguei esta pasta e abri o code::blocks... e ele me perguntou que compilador usar por padrão e eu selecionei o GCC... criei um novo projeto com aquele código que tinha postado aqui:
Código: [Selecionar]
#include <allegro.h>

int main (int argc, char *argv[]) {
    allegro_init();
    install_keyboard();
    set_gfx_mode(GFX_AUTODETECT, 640,480,0,0);
    readkey();
    return 0;
}
END_OF_MAIN()
e em projects foi em build options e coloquei em other linker options `allegro-config --libs`...
lembrando que nesta janela do build options em cima esta escrito: Selected Compiler e selecionado o GNU GCC Compiler...
e mesmo assim quando tento dar build e em seguida run da o erro:
Código: [Selecionar]
-------------- Build: Debug in allegroteste ---------------
Compiling: main.cpp
/bin/sh: icpc: comando não encontrado
Process terminated with status 127 (0 minutes, 0 seconds)
0 errors, 0 warnings

alias icpc nao seria Intel C/C++ Compiler???
« Última modificação: 12 de Agosto de 2006, 13:52 por Natureba »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #25 Online: 12 de Agosto de 2006, 18:46 »
Você criou um projecto de novo ou abriu um já existente ?
Se abriu um ja existente este já tinha a configuraçao do compilador mal...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #26 Online: 13 de Agosto de 2006, 06:36 »
Natureba, eu testei exatamente ese código que tu me passou e compilou perfeitamente.
realmete não sei qual é o problema ae na tua instalação mas me aprece que ta faltando algo para que o code::blocks funcione direitiho..

da uma olhada nessa dica que eu postei ja faz tempo, e verifica c não faltou nada :)

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5289.0

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #27 Online: 13 de Agosto de 2006, 23:38 »
Você criou um projecto de novo ou abriu um já existente ?
Se abriu um ja existente este já tinha a configuraçao do compilador mal...

eu ja criei milhoes de projetos... sempre que vou tentar compilar dinovo eu crio um novo projeto... realmente nao sei oq está dando errado...

Natureba, eu testei exatamente ese código que tu me passou e compilou perfeitamente.
realmete não sei qual é o problema ae na tua instalação mas me aprece que ta faltando algo para que o code::blocks funcione direitiho..

da uma olhada nessa dica que eu postei ja faz tempo, e verifica c não faltou nada :)

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5289.0


cara eu ja fiz do jeito que voce explicou para instalar, mas da sempre a mesma coisa...

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #28 Online: 13 de Agosto de 2006, 23:48 »
Pessoal... Eu acho que sei onde está meu problema... bom eu achei que isso nao faria a minima diferença, mas quando eu criava um novo projeto criava como console aplication... entao hoje tentei criar um projeto em branco (empty project) e em seguida criar um novo arquivo (main.cpp) adicionar os parâmetros do allegro em other linker options e compilar o código que citei aqui anteriormente e os erros mudaram para:
Código: [Selecionar]
-------------- Build: Debug in allegroteste ---------------
Linking console executable: bin/Debug/allegroteste
/usr/lib/gcc/i486-linux-gnu/4.0.3/../../../../lib/crt1.o: In function `_start':../sysdeps/i386/elf/start.S:115: undefined reference to `main'
collect2: ld returned 1 exit status
Process terminated with status 1 (0 minutes, 0 seconds)
1 errors, 0 warnings

o que ainda é estranho pois esse programa compila normalmente pelo g++ no terminal...

OBS: desculpe pelo Flood!

Offline Arthur Lucas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Mais problemas com Code::Blocks!
« Resposta #29 Online: 12 de Abril de 2011, 15:32 »
Eu uso a pouco tempo o Code::Blocks e procuro uma interfaces gráficas em C para trabalhar juntamente com o Code::Blocks. Alguém pode me ajudar ?