Autor Tópico: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla  (Lida 16563 vezes)

Offline Vinnicius_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu Natty
    • Ver perfil
O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Online: 13 de Agosto de 2011, 17:14 »
O fórum Ubuntu Brasil está realmente precisando de uma mudança no visual. O visual do site está parecendo meio obsoleto e precisa de certos ajustes para ter uma aparência mais atual. Várias mudanças já foram feitas no site da Canonical, o que faz deixar o fórum do Ubuntu Brasil meio "desproporcional" na questão estética.

Não estou tentando, de qualquer forma, fazer pouco da equipe de vocês. Pelo contrário, acredito na vossa capacidade de melhorar e críticas construtivas são infinitivamente melhores do que fazer críticas que nos rebaixam.

Mesmo não tendo tantos conhecimentos no desenvolvimento de temas para SMF, irei tentar fazer o possível e caso tenha sucesso, deixarei o conteúdo para a pré-visualização dos administradores do fórum, cabendo a eles tomar a melhor decisão a respeito disso.

Essa iniciativa pode servir como incentivo aos demais fóruns.

Também não tenho certeza se vocês estão abertos a esse tipo de sugestão, ou se estão recebendo esse tipo de sugestão.

Vamos ao assunto, por partes:

1. O logótipo

O logotipo do Ubuntu foi modificado em 2010. O logo do fórum está com o estilo 2009, em que a fonte era mais arredondada, como o meu avatar. Com essas mudanças, há uma diferença entre o design do site do Ubuntu e do fórum, assim como as outras LoCo, que ainda estão com esse design.

Proponho esse logótipo:

2. Cores do tema

Com o novo design do site do Ubuntu, um laranja mais forte, visual mais clean com links com plano de fundo branco com listras laranjas, mais uma vez o visual do fórum fica diferente. A cor de fundo amarelo-fraco, na parte superior não há um padrão de cor, sendo alternadas, deixa com um visual meio retrô. Sugiro que haja uma padronização maior das cores, basicamente em laranja com branco, parecido com esse modelo deixado no Mike's Planet: http://www.mikesplanet.net/forums/ NOTA: O sistema utilizado é o vBulletin.

3. Anúncios na lateral, despoluindo o cabeçalho

Minha primeira sugestão para despoluir o cabeçalho é tirar os anúncios dali. Acho esteticamente melhor que os anúncios fiquem na lateral, polui menos o fórum, e qualquer site. Para despoluir o cabeçalho, além disso, é importante diminuir o tamanho do avatar que está muito grande. Vejo que há "várias sessões" no cabeçalho (me refiro as divisões que possui). Isso deixa o fórum muito marcado, o ideal para deixar menos poluído é unificar tudo, apenas mudando levemente a cor para separar os links como Home, Ajuda... da parte superior, seguindo o exemplo do Mike's Planet.

4. Só eu que acho o SMF ultrapassado?

Bem, essa mudança é bem opcional. Trocar SMF por vBulletin. Eu acho o SMF um pouco obsoleto e o vBulletin mais fácil de operar e talvez até mais customizável. Ou então o phpBB que é bem mais leve e de código aberto, facilitando demais a mudança de componentes internos. Mas acho que isso não seria bom, perderia tudo, os tópicos e usuários.

5. Usando a fonte Ubuntu

A fonte Ubuntu é muito bonita e combina muito com o visual provável do Ubuntu Fórum Brasil. Ela poderia ser usada por padrão, e caso  o usuário não tenha essa fonte instalada, o uso de uma fonte básica e universal é uma boa pedida (exceto Courier)  :D



De início, sugiro essas mudanças. Isso demanda tempo e trabalho, por isso estou a disposição para ajudar no que for preciso e no que esteja ao meu alcance. Quero contribuir para a evolução desse fórum, que é excelente e não poderia ser feito sem a nossa contribuição. Somos uma comunidade, toda a ajuda é válida.

Agradeço a oportunidade oferecida por vocês.

Vinnicius.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2011, 18:09 »
Existe um tópico tratando da mudança de design que foi interrompido por problemas de saúde de um dos mentores. Junte-se lá. Tem já uma prévia.

Em relação a mudança de engine, acho que está fora de cogitação. Já houve a migração de phpBB(acho) pra SMF e foi um trabalho terrível, principalmente em modificar os links existentes dentro das mensagens.


Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Sersalle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2011, 22:00 »
Eu sou totalmente a favor dessas mudanças, concordo em número/grau/gênero.
Qual o tópico relacionado à mudança de design agente100gelo?

Editado: Procurei e achei, aqui o link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,63583.0.html

E neste link(http://dl.dropbox.com/u/2402301/index.html) estão as imagens de como está ficando, estou achando muito legal o novo visual :)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2011, 22:07 por Sersalle »

Offline Vinnicius_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
  • Ubuntu Natty
    • Ver perfil
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2011, 13:45 »
Já vi. Agora só falta os administradores mudarem o tema.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2011, 21:32 »
Já vi. Agora só falta os administradores mudarem o tema.
Esse tema está muito bom, acho que deviam mudar para esse tema

Brodovisk

  • Visitante
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2011, 21:49 »
Sei lá , para mim time que está ganhando não se meche!
Já vi vários alterarem o tema de sites e começar a dar probremas , está certo ! É para ficar mais bonito !Mais como vou carregar o site do pc velho com pouca ram e placa de video e navegar na mesma velocidade  ?
PoO nunca tive probrema nesse site aqui , pelo que vi até hoje sempre rodou 100% em qualquer navegador que usei....
A responsa fica aos administradores , se quiserem ter trampo e várias reclamações e critícas...
Por mim deixaria como está , antes um site que funciona legalzinho do que um site bonito e cheio de falhas ,erros e blablabla de neguinho reclamando...
Do jeito que está eu já abri ele para usar o search  e procurar resolver o problema na configuração minima de placa de video , começa a enfeitar muito ,tipo colocar transparência ferrou...Abriu trava tudo ! Aí quero ver nego bravo pq estava precisando do site e quando o navegador abria travava tudo e não dava para navegar..rs
Corta aí!rs...deixa assim msm..

Offline macabu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux User #518759
    • Ver perfil
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:23 »
Minha sincera opinião:
Só mudem se for pra ser algo mais otimizado, eu não ligo muito pro estilo de um site (desde que as coisas sejam legíveis).
Se for pra deixar mais bonitinho e aumentar o tempo de carregamento do site, por mim não valeria a pena.

4d4c47

  • Visitante
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2011, 22:38 »
Minha sincera opinião:
Só mudem se for pra ser algo mais otimizado, eu não ligo muito pro estilo de um site (desde que as coisas sejam legíveis).
Se for pra deixar mais bonitinho e aumentar o tempo de carregamento do site, por mim não valeria a pena.

macabu,

disse tudo meu irmão, é isso aé mesmo, do jeito que tá, tá belezinha, se for pra mudar então muda pra um tema mais rápido, mais otimizado e não mais bonito e pesado.

redstormwind

  • Visitante
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2011, 15:46 »
Para mim o fórum está bom, mas pode ser melhorado simplesmente com a mudança das cores padrão.
Ao invés do tema marrom (Karmic Koala), por que não utilizar púrpura e laranja em sua composição, visto que as últimas versões tem essas cores?
Outra sugestão seria remover tópicos antigos. De nada adianta pesquisar sobre um assunto no fórum se os resultados remetem á versões antigas do sistema operacional e que não são mais usadas/atualizadas.
Tem que haver suporte ás versões em uso atualmente, e ás versões que ainda tem suporte da Canonical (como as LTS), penso eu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2011, 00:39 »
Há chance de incluir a mudança da fonte padrão do forum na mudança?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,88122.0.html
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2011, 09:53 »
3. Anúncios na lateral, despoluindo o cabeçalho
Tudo que evitar barra de rolagem é apoiado

4. Só eu que acho o SMF ultrapassado?
VBulletin apoiadissimo!!!

5. Usando a fonte Ubuntu
Acho a linkagem de arquivos fonte muito instável pra confiar, na duvida deixe Arial e Helvetica

Tirando as mudanças no visual acho que deveriam pensar em mudanças posturais também
Algo como ver os foruns por ai e assimilar como as regras funcionam e seguir a maioria seria bem melhor, principalmente para quem pretende obter mais usuários é bom ter um sistema de regras mais flexivel e comum.
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2011, 10:05 »
Citar
4. Só eu que acho o SMF ultrapassado?
VBulletin apoiadissimo!!!
Não esqueça que o VB é pago.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline bitetti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
  • Spartans to night we dinner with Mickey Mouse!!!
    • Ver perfil
    • Wild Witch Project
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2011, 10:09 »
Citar
Citar
Citar
4. Só eu que acho o SMF ultrapassado?
VBulletin apoiadissimo!!!
Não esqueça que o VB é pago.

1. Foi ele quem citou o VBulletin, q é a ferramenta de forum mais bem falada de todas mesmo.
2. Ai entra parte da questão postural que eu havia dito. Tal como deveria evitar o preconceito com o OpenSource o pessoal tem que ter etica e evitar preconceito com o Proprietario também.
 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2011, 10:13 »
Não é preconceito, bitetti: é questão econômica mesmo. Não tenho nada contra adotar uma solução paga, desde que se tenha dinheiro pra pagar pela solução. Há esse dinheiro? Se houver tudo bem, mas se não houver, ou se a direção do fórum achar melhor investí-lo em outras coisas, não fica bem usar uma solução pirata, não? Vai contra tudo que a gente entende como Liberdade e Respeito ao Direito de Propriedade.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: O novo Ubuntu Fórum BR / Batendo na mesma tecla
« Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2011, 10:49 »
Eu acho sem sentido usar uma plataforma paga num fórum de software livre quando existem alternativas também livres.

Tirando as mudanças no visual acho que deveriam pensar em mudanças posturais também
Algo como ver os foruns por ai e assimilar como as regras funcionam e seguir a maioria seria bem melhor, principalmente para quem pretende obter mais usuários é bom ter um sistema de regras mais flexivel e comum.

Exemplo?

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson