O fórum Ubuntu Brasil está realmente precisando de uma mudança no visual. O visual do site está parecendo meio obsoleto e precisa de certos ajustes para ter uma aparência mais atual. Várias mudanças já foram feitas no site da Canonical, o que faz deixar o fórum do Ubuntu Brasil meio "desproporcional" na questão estética.
Não estou tentando, de qualquer forma, fazer pouco da equipe de vocês. Pelo contrário, acredito na vossa capacidade de melhorar e críticas construtivas são infinitivamente melhores do que fazer críticas que nos rebaixam.
Mesmo não tendo tantos conhecimentos no desenvolvimento de temas para SMF, irei tentar fazer o possível e caso tenha sucesso, deixarei o conteúdo para a pré-visualização dos administradores do fórum, cabendo a eles tomar a melhor decisão a respeito disso.
Essa iniciativa pode servir como incentivo aos demais fóruns.
Também não tenho certeza se vocês estão abertos a esse tipo de sugestão, ou se estão recebendo esse tipo de sugestão.
Vamos ao assunto, por partes:
1. O logótipoO logotipo do Ubuntu foi modificado em 2010. O logo do fórum está com o estilo 2009, em que a fonte era mais arredondada, como o meu avatar. Com essas mudanças, há uma diferença entre o design do site do Ubuntu e do fórum, assim como as outras LoCo, que ainda estão com esse design.
Proponho esse logótipo:
2. Cores do temaCom o novo design do site do Ubuntu, um laranja mais forte, visual mais clean com links com plano de fundo branco com listras laranjas, mais uma vez o visual do fórum fica diferente. A cor de fundo amarelo-fraco, na parte superior não há um padrão de cor, sendo alternadas, deixa com um visual meio retrô. Sugiro que haja uma padronização maior das cores, basicamente em laranja com branco, parecido com esse modelo deixado no Mike's Planet:
http://www.mikesplanet.net/forums/ NOTA: O sistema utilizado é o vBulletin. 3. Anúncios na lateral, despoluindo o cabeçalhoMinha primeira sugestão para despoluir o cabeçalho é tirar os anúncios dali. Acho esteticamente melhor que os anúncios fiquem na lateral, polui menos o fórum, e qualquer site. Para despoluir o cabeçalho, além disso, é importante diminuir o tamanho do avatar que está muito grande. Vejo que há "várias sessões" no cabeçalho (me refiro as divisões que possui). Isso deixa o fórum muito marcado, o ideal para deixar menos poluído é unificar tudo, apenas mudando levemente a cor para separar os links como Home, Ajuda... da parte superior, seguindo o exemplo do Mike's Planet.
4. Só eu que acho o SMF ultrapassado?Bem, essa mudança é bem opcional. Trocar SMF por vBulletin. Eu acho o SMF um pouco obsoleto e o vBulletin mais fácil de operar e talvez até mais customizável. Ou então o phpBB que é bem mais leve e de código aberto, facilitando demais a mudança de componentes internos. Mas acho que isso não seria bom, perderia tudo, os tópicos e usuários.
5. Usando a fonte UbuntuA fonte Ubuntu é muito bonita e combina muito com o visual provável do Ubuntu Fórum Brasil. Ela poderia ser usada por padrão, e caso o usuário não tenha essa fonte instalada, o uso de uma fonte básica e universal é uma boa pedida (exceto Courier)
De início, sugiro essas mudanças. Isso demanda tempo e trabalho, por isso estou a disposição para ajudar no que for preciso e no que esteja ao meu alcance. Quero contribuir para a evolução desse fórum, que é excelente e não poderia ser feito sem a nossa contribuição. Somos uma comunidade, toda a ajuda é válida.
Agradeço a oportunidade oferecida por vocês.
Vinnicius.