Autor Tópico: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)  (Lida 2923 vezes)

Offline Johnny Stark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • The Parachute!!!
    • Ver perfil
ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Online: 06 de Julho de 2011, 21:06 »
Olá amigos !

   Estou muito feliz de estar agora participando deste fórum no qual sempre me salvou.
   
   Depois de ter instalado a distro 11.04 amd64 com um pouco de esforço(isso inclui instalar um driver de vídeo sem ver nada,só na intuição e na lembrança)tenho uma pergunta talvez simples para vocês:


   -Como executar shell-script(.sh)no ubuntu amd64?

   Executo pelo terminal mas nada acontece,clico mas nem um erro...Só paz e tranquilidade..hehe
   
   Como,por exemplo,o firefox que baixei da mozilla e não executa(já alterei a permissão,ou seja,É executável)e o epsxe para Linux que estive desde o 7.10 procurando.

   Posso afirmar que não é incompatibilidade(testei em vários outros PCs e o mesmo)ou problema da ISO(baixei de 5 repositórios diferentes).
 

   E agora?Sou fissurado no ubuntu e gosto da palavra desenvolvimento(64 bits),mas só o 32 bits ou uma luz são minha solução agora.
        Se a solução não for encontrada por favor,pelo menos indique onde posso me informar sobre isso ou esse tipo de erro no 64 bits...
       
        Ah.Se tiver algo errado nas "opções" avise.Não entendi muito bem... ;D



   "Aguardo aflitamente por uma luz que iluminará meu caminho e mostrará-o para os demais que me cercam e não sabem o que criticam...Linux é meu pai,é meu professor."



     ;)Vlw!!!      Saudades do Kurumin... :)




   AMD Sempron 2.8GHz
   Nvidia Geforce 7025 256MB 128 bits
   1GB(por enquanto) RAM DDR2
   Placa Phitronics Model N68C -M
   Ubuntu 7.10(i386),10.04(i386),10.10(i386),11.04(amd64),Kurumin7,Kurumin3(máquina virtual),Conectiva 10(Máq. Vir.),Windows7,Windows98.
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 23:25 por Johnny Stark »
Aguardo aflitamente por uma luz que iluminará meu caminho e mostrará-o para os demais que me cercam e não descobriram o que criticam...Linux é não só meu pai.É meu professor.

AMD Athlon II X2 2.5GHz,Nvidia Geforce 7025 256MB 128 bits,4GB RAM DDR3,Placa Phitronics N68C-M,Ubuntu11.04 amd64 e mais...

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2011, 23:47 »
-Como executar shell-script(.sh)no ubuntu amd64?
Não muda nada.
Como,por exemplo,o firefox que baixei da mozilla e não executa(já alterei a permissão,ou seja,É executável)e o epsxe para Linux que estive desde o 7.10 procurando.
Verifica se instalou as dependências. Também recomendo o uso da versão disponível através dos repositórios oficias, você provavelmente não teria esse problema e ainda receberia atualizações de segurança.
   Posso afirmar que não é incompatibilidade(testei em vários outros PCs e o mesmo)ou problema da ISO(baixei de 5 repositórios diferentes).
Deveria ter verificado o hash, essa é a forma correta de verificar a integridade da imagem.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2011, 15:11 »
Citar
...o firefox que baixei da mozilla...
... é de 32 bits, e não vai executar no seu Ubuntu de 64 bits.

Não é recomendado tentar instalar diretamente o firefox no Ubuntu; ao contrário, procure sempre usar o firefox a partir dos repositórios.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Johnny Stark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • The Parachute!!!
    • Ver perfil
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2011, 14:00 »
Citar
...o firefox que baixei da mozilla...
... é de 32 bits, e não vai executar no seu Ubuntu de 64 bits.

Não é recomendado tentar instalar diretamente o firefox no Ubuntu; ao contrário, procure sempre usar o firefox a partir dos repositórios.



   Obrigado amigo,mas acontece que minha net é beeeemmm lenta,e, toda hora estou instalando ubuntu em PCs aqui.

   Na verdade só o que eu queria era ter um sistema que aproveite meu processador e rodasse os programas baixados,já que meu maior interesse no ubuntu é no sistema e não nos repositórios.Eu não queria ter de reinstalar o 32 bits só para rodar os programas como antes e ainda ficar com ressentimento do 64 ;D
   
   Será que é possível então rodar executáveis(.sh) 32 bits no 64 com aquela mesma facilidade ou até de outra maneira?
Aguardo aflitamente por uma luz que iluminará meu caminho e mostrará-o para os demais que me cercam e não descobriram o que criticam...Linux é não só meu pai.É meu professor.

AMD Athlon II X2 2.5GHz,Nvidia Geforce 7025 256MB 128 bits,4GB RAM DDR3,Placa Phitronics N68C-M,Ubuntu11.04 amd64 e mais...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2011, 14:14 »
Um arquivo .sh não é exatamente um executável: ele é um texto, que é interpretado por um outro programa (o shell, em um de seus vários sabores: sh, bash, csh, ksh, etc.)

Sendo interpretado, ele não faz diferença se o sistema é de 16, 32, 48, 64, 128 ou 220 trifásico. Essa diferença só é sentida nos arquivos executáveis binários compilados.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Johnny Stark

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
  • The Parachute!!!
    • Ver perfil
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2011, 22:57 »
Um arquivo .sh não é exatamente um executável: ele é um texto, que é interpretado por um outro programa (o shell, em um de seus vários sabores: sh, bash, csh, ksh, etc.)

Sendo interpretado, ele não faz diferença se o sistema é de 16, 32, 48, 64, 128 ou 220 trifásico. Essa diferença só é sentida nos arquivos executáveis binários compilados.

Instalei a ia32-libs,e agora?Como executar os programas?(não os .deb,pois estes já sei)
Aguardo aflitamente por uma luz que iluminará meu caminho e mostrará-o para os demais que me cercam e não descobriram o que criticam...Linux é não só meu pai.É meu professor.

AMD Athlon II X2 2.5GHz,Nvidia Geforce 7025 256MB 128 bits,4GB RAM DDR3,Placa Phitronics N68C-M,Ubuntu11.04 amd64 e mais...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2011, 23:26 »
Supondo que eles foram instalados e estão no path, vc vai chamá-los...

De que programa estamos falando?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2011, 10:44 »
A ia32 garante que o sistema vai chamar as bibliotecas 32bits se o aplicativo for 32bits. Você precisa ter elas instaladas e isso [biblioteca necessária] varia de acordo com o programa.

Offline bbarros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Imagine que loco.
    • Ver perfil
Re: ubuntu amd64 e shell-script(.sh)
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2011, 03:52 »
Uso o Ubuntu x64 também e para executar script, entro no terminal digito :

Não esquece que antes tens que entrar na pasta que ta o script com o "cd".

#chmod +x (arquivo).sh
# ./(arquivo).sh


Já tentou ?