Autor Tópico: Problema pra implementar sistema de senha - me ajudem  (Lida 3118 vezes)

Offline dgo08

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Problema pra implementar sistema de senha - me ajudem
« Online: 27 de Julho de 2006, 17:12 »
Eu to criando um script pra cadastrar novos usuários no Linux,do jeito que o professor pediu,mas to dando uma melhorada em tudo por conta própria,pra tirar uma nota melhor e tal né.
Até agora,posso cadastrar usuários e definir um grupo pra ele.Sendo que se o usuário já for cadastrado =erro se o grupo atribuido a ele não existir =erro,tudo consultado no arquivo /etc/passwd
Na parte de cadastrar a senha,eu podia acrescentar o comando passwd $USUARIO (para cadastrar a senha para o usuário cadastrado no momento) direto no PASSWD,mas com isso se a senha for digitada errada durante a confirmação (segunda vez que digitamos a senha e deve ser = a primeira vez)da uma mensagem de erro em ingles própria do passwd.Isso é meio chato,eu gostaria de cadastrar uma mensagem de erro no próprio script pra essa ocasião.
Mas pra isso,eu precisaria que o script comparasse as 2 linhas pra checar se elas estão iguais,caso esteja diferente da a mensagem de erro que eu escrevi,se estiver tudo certo ele joga a senha automaticamente pro passwd.Mas nessa parte que eu não sei o que fazer.E também,gostaria de saber se tem como evitar que a senha cadastrada apareça na tela,pode não aparecer nada ao digitar,ou então aparecer **** o importante é não mostrar o que está sendo difitado.
Flws