Autor Tópico: Diretório e Pastas.  (Lida 1745 vezes)

Offline Centofante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Diretório e Pastas.
« Online: 15 de Agosto de 2011, 12:25 »
Aê galera! To me familiarizando com ubuntu 11.04 cada dia mais e a cada dia encontro mais motivos para usá-lo. Embora esteja gostando, eu sinto falta de algumas coisas e queria a ajuda de vcs. Segue as perguntas:

1 - Como faço pra mudar o caminho da pasta pessoal, direcionando-a para minhas pastas no windows? Tipo clicar em musicas e abrir a pasta de musicas lá do windows? Essa alteração de caminho era disponível no windows xp e seria muito legal poder fazer aqui no ubuntu.

2 - No windows media player, eu adicionava musicas à lista de reprodução. Ex.: Havia musicas sendo executadas, eu ia em uma pasta, botão direito e adicionar à lista, as musicas era  adicionadas. Como faço pra adicionar dessa maneira no player original do SO?

Grato a todos pela grande disposição em ajudar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2011, 20:20 »
Olá Centofante,

Com certeza dá pra mudar a sua pasta pessoal. Porém... eu desaconselho firmemente que você faça isso, pois são dois sistemas diferentes. Cada sistema lida com os arquivos de sua pasta pessoal de forma diferente, e em alguns casos até conflitante.

Uma alternativa seria você criar atalhos na sua pasta pessoal do Linux, apontando pros diretórios equivalentes na partição windows. Bem feito, vai ter o mesmo efeito que você quer, com a vantagem de preservar os arquivos da pasta pessoal, minimizando ou mesmo eliminando os efeitos colaterais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Centofante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #2 Online: 16 de Agosto de 2011, 11:59 »
Olá zekkerj. Obrigado pela disposição. Voce diz criar atalhos na área de trabalho?

E quanto ao media player, vc teria alguma alternaiva?

Muito Obrigado

Offline BlazeDrak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2011, 12:07 »
Bom dia,

Isto que foi citado do atalho, você pode utilizar os links simbólicos, segue aqui uma dica bem legal e didática:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Link-simbolico-e-hardlink

Quanto ao player, eu particularmente gosto bastante do Rhythmbox

Offline Centofante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2011, 12:16 »
Olá BlazeDrak! Obrigado por reponder. Estou lendo lá o tutorial sobre os links e acredito que será muito util. Quanto ao player eu vou experimentar esse que tu me disse. Eu gostei do Banshee mas tem comandos que ele não obedece. To testando o Amarock mas ele é meio complicado tbm. Por enquanto valeu pela dica.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #5 Online: 16 de Agosto de 2011, 12:22 »
O Amarok é um player pra KDE, então pode não ser uma solução ideal pra quem usa o ubuntu (baseado em Gnome).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Centofante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2011, 12:53 »
Pois é zekkerj. Já removi o Amarock e to testando o Rhythmbox que o BlazeDrak me recomendou e até então gostei, mas o que eu queria mesmo era que ele tivesse uma

integração com o sistema igual o media player que quando tu clica em cima de uma pasta com o botão direito, tem a opção de adicionar a pasta à lista já em execução. Mas

valeu pela disposição. É muito bom poder contar com a ajuda de vcs.

Gostaria que me informasse o topico sobre aparencia porque vi algumas fotos que a galera posta da area de trabalho onde tem alguns icones na tela tipo os gadgets do

windows.

Estou ainda estudando a opção dos links para pastas e qualquer coisa volto, principalmente se fizer algo errado (hehehe).

Extremamente grato.

Centofante


Offline BlazeDrak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2011, 13:45 »
Você é novo no Linux né? Em primeiro lugar, bem vindo!  :D

Pense no link simbólico como um atalho do windows, está em um diretório qualquer (onde você colocar) e aponta para um arquivo em outro diretorio, ou mesmo outro diretório. Como os atalhos da Desktop do Windows apontando para onde o programa está instalado

Quanto as interfaces gráficas, tenho que deixar para outro responder, não utilizo muito as interfaces gráficas, por isso até tenho pouquíssimo conhecimento delas ^^

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #8 Online: 16 de Agosto de 2011, 13:49 »
Citar
Pense no link simbólico como um atalho do windows, está em um diretório qualquer (onde você colocar) e aponta para um arquivo em outro diretorio, ou mesmo outro diretório. Como os atalhos da Desktop do Windows apontando para onde o programa está instalado
Na verdade o atalho do windows é uma imitação do link simbólico do Unix. As boas idéias proliferam e frutificam...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Centofante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #9 Online: 16 de Agosto de 2011, 16:25 »
Vixi galera. Nem com esse tutorial massa não consegui criar o link.....

Vou continuar tentando.

Offline Centofante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2011, 00:38 »
Dá uma luz aê amigos. O caminho dos arquivos é este:

sistema de arquivos de 142 GB/users/rodrigo/musics

Não consegui criar o link simbolico. Teria diferença entre tudo junto ou letras maiusculas e minusculas?

Grato

Offline BlazeDrak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Diretório e Pastas.
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2011, 17:04 »
Na pratica:

Eu quero um link simbólico dentro do diretório /home/bruno que esteja apontando para o diretorio /usr/src (Exemplo)

No Terminal:
Eu entro no diretório aonde vai ficar o link simbólico
Código: [Selecionar]
cd /home/bruno
E crio o link simbólico, nomeado link_simbolico:
Código: [Selecionar]
ln -s /usr/src link_simbolicoSendo ln -s <diretorio> <nome do link simbolico>


Quanto ao criar link para uma partição de windows com esta nomenclatura, estou no serviço agora, assim que chegar em casa eu vejo como fazer certinho e já lhe respondo
« Última modificação: 17 de Agosto de 2011, 17:13 por BlazeDrak »