Autor Tópico: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)  (Lida 4343 vezes)

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Online: 16 de Agosto de 2011, 16:46 »
Ola galera... Eu instalei o ubuntu 11 no meu hd externo e eu nao consigo dar o boot. Ja tentei reinstalar mudando algumas opçoes (tipo aquele flag q indica q a partiçao é bootavel), coloquei a partiçao q contem a raiz como a primeira do hd (como descrevia um topico aqui do forum). A bios ja ta configurada p dar boot da usb, tanto que o pen drive com a instalaçao live da' boot direitinho, so' esse hd q n da'!!! Ah, e eu n quero instalar o GRUB no hd interno.
Alguem pode me dar uma luz??

Agradeço desde ja.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 16:12 por mutley »

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2011, 16:13 »
Pelo visto é dificil né? Uma coisa q esqueci de dizer é q o hd tem entrada usb 3.0.

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2011, 16:23 »
no pendrive da boot e no HD não?
acho que o grub não está configurado direito então cara...
o grub que dá boot está aonde? no hd interno ou no externo?
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 16:29 por izakee »
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2011, 17:14 »
Eu n quis colocar o grub no hd interno... Se da' boot no pen drive, eu acho q deveria dar boot no hd também, porém acho q o problema é o tipo da entrada usb q é a usb 3.0.
Eu achei um site em ingles q parece q o cara conseguiu, mas eu primeiro, p eu n besteira, queria entender oq ele fez. Eu entendi q ele baixou o boot pra gravar no cd depois ele deu boot pelo cd, mas dai em diante eu n entendi aquele monte de comando q ele fez, to tentando decifrar.
O site é:
http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=10472525&postcount=16

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2011, 17:37 »
Ola mutley

Primeiro há que se definir que uma instalação da .ISO do Ubuntu num pendrive se faz de uma forma:

Partição criada em FAT32 e arquivos de boot que utilizam o isolinux para bootar como se fosse um disco do Windows ( não extamente assim, mas para voce entender ).

Já uma instalação em um HD pressupõe partições em ExtX e swap com instalação de um gerenciador de boot, algo totalmente diferente.

Isto posto, como foi que instalou o Ubuntu no HD, que tipo de particionamento utilizou e o que deseja fazer com este HD?

1) Deseja um hd que voce possa ligar em qualquer maquina moderna e atual e utilizar o Ubuntu a partir dele ou deseja um HD para usar apenas em sua maquina.

2) deseja uma area de armazenamento permanente com uma pasta pessoal?

dê mais detalhes para o forum entender.

[]'s

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2011, 17:47 »
Citar
1) Deseja um hd que voce possa ligar em qualquer maquina moderna e atual e utilizar o Ubuntu a partir dele ou deseja um HD para usar apenas em sua maquina.
Eu quero um hd q eu possa ligar em qualquer maquina moderna e atual, claro q na grande maioria das vezes eu vou usar so' no meu pc (q n é so' meu, por isso n coloco ubuntu nele).

Citar
Isto posto, como foi que instalou o Ubuntu no HD, que tipo de particionamento utilizou e o que deseja fazer com este HD?2) deseja uma area de armazenamento permanente com uma pasta pessoal?
Sim, gostaria q tivesse uma area de armazenamento, como em um computador normal. Quero usa-lo como um computador normal.
Eu usei o ext3 como partiçao.
As partiçoes sao 3:

ext3 de 15gb para root
ext3 de 150gb para home
e swap de 2 GB.
Estou usando o ubuntu 11.

Acho q n esqueci de mais nada.
Valeu


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:08 »
Ola

Agora melhorou.

Como não quer instalar o Grub em sua maquina, voce deve instalar o grub no hd externo.

Para fazer isto, primeiro voce deve entrar na Bios de sua maquina e desabilitar todos os hd's da maquina.

Deixar o boot pelo cd rom, e com o hd externo plugado, inserir o disco do Ubuntu para instalar o GRUB no hd externo.

Para saber qual será seu hd use o comando
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lque irá listar o hd externo.

Feito isto use
Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/hdXOnde "X" é o numeral dado pelo resultado de fdisk -l.

Instalado o GRUB, deslique o sistema, retorne à BIOS e habilite os hd(s) da maquina.

Marque na ordem de preferencia de boot Hdd USB depois Hd da maquina e CD rom em terceiro lugar.

Salve as modificações <F10> e reinicie o sistema com o hd externo plugado.

Ao dar boot use a tecla de opções (geralmente <F8>) de seleção de midia de boot escolhendo o USB como boot.

Teste e retorne.

[]'s

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:20 »
Ok, eu vou tentar depois e amanha eu respondo...
So' uma outra pergunta, pra q eu vou instalar o grub se eu ja instalei o ubuntu no hd externo e provavelmente deve ter algo q da o boot do hd externo.
Na minha logica, visto q eu coloquei p a bios achar o boot primeiro na entrada usb (no meu caso um hd) ele vai procurar o boot e deveria entrar.
Se n é assim, eu n entendo pq o ubuntu n vem com um boot proprio, ao inves de  ter q instalar o grub pra isso.
Valeu pelas respostas, amanha eu posto de novo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2011, 18:37 »
Ola

O GNU/Linux não vem com um "boot" como no windows.

Uma questão de filosofia. No windows, como este é um sistema "stand alone", ele tem seu gerenciador de boot incorporado ao sistema.

Já o GNU/Linux não, pois parte dele pode estar em um disco de 3,5", em um cd rom, em outro hd num servidor localizado em qualquer ponto do planeta.

Desta forma, instalar um gerenciador de boot ( o GRUB é apenas um deles, existem varios como o LILO, o isolinux, etc ) é obrigatório.

[]'s

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #9 Online: 20 de Agosto de 2011, 16:17 »
Nesse passo aqui...
Citar
sudo grub-install /dev/hdX

Da o seguinte erro:
Citar
cannot stat `aufs'.

Alguém sabe oq pode ser isso? Eu estou procurando na net oq pode ser.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #10 Online: 20 de Agosto de 2011, 18:28 »
Ola

Creio que voce não leu direito o que postei ou fui eu quem não entendeu.

Não é para dar o comando com hdX e sim com o numero que o fdisk -l deu para o seu hd ( sda, sda1, sda2, sda3, etc)

Errado:
Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/hdX
Certo:
Código: [Selecionar]
sudo grub-install /dev/Sda
[]'s

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2011, 17:29 »
Acho q eu n tinha entendido... eu n coloquei hdx, mas coloquei hdc, entao ao inves de colocar hdc devo colocar sdc... ok vou tentar, depois respondo.. n estou tendo mto tempo pra mexer no meu pc, por isso tenham pacienciencia... valeu..
Uma pergunta fora de topico... se por acaso um topico q criei n esta tendo resposta e esta ficando la em baixo no forum, claramente ele vai ter poucas chances de ser lidas... ja q n posso colocar mensagesn q façam o topico voltar pra cima, como devo proceder entao? criar outro topico? n tem sentido eu deixar la em baixo sendo q vai ser MTO dificil alguem ler.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 17:33 por mutley »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2011, 17:49 »
Uma pergunta fora de topico... se por acaso um topico q criei n esta tendo resposta e esta ficando la em baixo no forum, claramente ele vai ter poucas chances de ser lidas...

Ola

Se não foi respondida pode ter sido:

1) foi mal formulada
2) Ninguém sabe a resposta
3) Uma pesquisa no forum ou na rede responderia

Verifique em qual ou quais itens seu topico se encaixa.

Faça uma pesquisa na rede e no forum sobre o problema, cite os links pesquisados e o que tentou fazer para resolver desde a data da postagem. Com isto a mensagem deixa de ser considerada um up, pois irá agregar conteúdo ao forum

Não é o seu caso, mas a proibição do Up é para evitar aqueles caras que querem "respostas prontas". Se voce se ocupar do seu problema, com certeza o forum ajuda.

[]'s

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2011, 17:24 »
Putz grila... continua dando o erro eu tentei novamente e desta vez colocando sdc1 no final e tentei também somente sdc (era o meu hd externo) e deu o seguinte erro:
/usr/sbin/grub-probe: error: cannot stat 'aufs'

Pensei q fosse mais simples instalar o ubuntu no hd externo...  >:(

Offline mutley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: boot do ubuntu 11 no hd externo (marca wd)
« Resposta #14 Online: 04 de Setembro de 2011, 18:19 »
Eu to achando q essa versao 11 do ubuntu ta cheio de bug... n consigo usar o meu wireless, n consigo instalar o grub em outro hd... vou instalar a versao 10 e depois falo pra vcs no q deu... se alguem tem outra soluçao podem postar.