Autor Tópico: Alterado... Moderadores, removam este tópico por favor.  (Lida 37426 vezes)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
« Última modificação: 10 de Maio de 2008, 19:56 por Wolwerine »

Offline eggx.geo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2005, 12:58 »
qual placa você usa?
Egg

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2005, 13:05 »
placa mae abit an7, geforce 4 mx 440 128mb 128bits, 512 mb de ram e 1024 de swap.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2005, 13:08 »
E depois os desavisados dizem que não dá pra jogar no Linux. Aff
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2005, 14:31 »
Joseph... me adiciona no seu MSN, ICQ, JAbber ou Gtalk pragente conversar. Pelo visto temos os mesmos gostos... rs

MSN: ledstyle [arrouba] yahoo.com.br
ICQ: 65264074
Gtalk: ledstyle [arrouba] gmail.com
Jabber: ledstyle [arrouba] jabber.org


[]s

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2005, 16:03 »
pois é galactus.

tá adicionado no icq, ledstyle.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2005, 17:45 »
Citação de: "Joseph"
placa mae abit an7, geforce 4 mx 440 128mb 128bits, 512 mb de ram e 1024 de swap.


Eu li que a partir de 512 de RAM era bom nem ter swap, chega a deixar o sistema mais lento ;)
As screens estão muito doidas, que sonho ter uma placa de vídeo de verdade... :(
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2005, 20:58 »
Citação de: "LaSSarD"
Citação de: "Joseph"
placa mae abit an7, geforce 4 mx 440 128mb 128bits, 512 mb de ram e 1024 de swap.


Eu li que a partir de 512 de RAM era bom nem ter swap, chega a deixar o sistema mais lento ;)
As screens estão muito doidas, que sonho ter uma placa de vídeo de verdade... :(


onde q tu leu? isso se aplica de verdade?

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2005, 21:25 »
Não sei se aplica-se, apenas li. Tem gente que fala que é sempre bom ter memória swap, não interessa o quanto de RAM você tenha. Mas acho que no seu caso 128 de swap já é mais que suficiente ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2005, 21:50 »
Bom... eu tenho 512MB de RAM e deixei 500MB de SWAP. Geralmente o Linux nem usa a SWAP...

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2005, 22:18 »
Olha, esta questão de Swap é polêmica. Se fosse o Ruindows, obrigatoriamente teríamos de ter memória Swap. Ele faz uso dela, mesmo com muita RAM, na verdade nem sempre é o Windows mas o aplicativo que está sendo executado.  

No caso do Linux ele só vai usar a Swap (o disco) se  não houver mais memória RAM livre. Funciona assim, o Linux usa um sistema duplo de Alocação da memória RAM:

A segmentação:  que consiste em dividir a memoria virtual em pedaços (segmentos) e apontar um determinado segmento para uma aplicação.

e

A paginação: que divide a memória em vários pedaços de tamanho fixo de forma que um dado processo possa utilizar várias páginas para a sua execução.


Quando ele precisa alocar mais processos do que comporta a memória RAM, certamente faltarão páginas para alocar tais processos. O resultado: page fault. No entanto existe uma aplicação chamada kswapd, que compartilha a memória reservada para o kernel (tais processos que compartilham  o segmento de memória do kernel são chamados kernel threads) responsável por encontrar páginas livres para que esta aplicação possa rodar.

É aí que entra a Swap: o kswapd realoca os processos de forma que aqueles processos mais ociosos vão continuar sua execussão "em disco" (swap) ao passo que os novos processos ganham espaço na memória RAM. Por isso a lentidão dos micros que fazem uso da SWAP, pois o HD é bem mais lento que a memória RAM.


A regra geral é disponibilizar o dobro do tamanho de memória RAM, para a Swap. Este é o procedimento mais simples, já que não sabemos de quanta Swap vamos precisar.

Agora, falando um pouco do que observei quanto ao uso da memória SWAP na minha máquina.  Como vocês podem ver na minha assinatura, possuo um latifúndio de RAM, para os padrões de um usuário padrão. O que notei é que, mesmo quando exagerei abrindo tudo o que podia e mais um pouco, o Ubuntu usou no máximo 680MB de RAM. E olha que abri muita coisa pra usar isso tudo. Em nenhum momento ele usou a SWAP ( sei que parece óbivo, mas vou explicar). Quando faço compilações de pacotes fontes, ele chega a usar a SWAP, aqui usou 0,7% dos 384MB que deixei para a SWAP. Mesmo tendo a memória RAM de sobra. Ainda não sei o porque disso. Mas prentendo saber :)

No caso do Joseph, acho que se ele estiver apenas jogando, a máquina dele não vai fazer uso da SWAP, portanto não vai ficar lenta. Já se ele tiver uma porrada de outras coisas funcionando em segundo plano, acho que pode fazer uso da SWAP e ficar lenta.

Para maiores esclarecimentos:
http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=3533
Desculpem o exagero do texto.
Té +
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2005, 22:46 »
Olha... até onde eu sei o Linux só joga pra SWAP os aplicativos que estão dormindo, ou seja aqueles que estão minimizados, parados, ociosos. Isso librea espaço na RAM pra os aplicativos em execução.

Pense num rio. Você tem um monte de gente pra levar pro outro lado. Se vc tiver um barco maior, você leva bem mais rápido o pessoal, caso contrário você terá que fazer muitas viagens. A swap seria a ilhazinha no meio onde você pega o pessoal que ta dormindo e nem tem pressa de chegar e deixa eles ali por um tempo enquanto você pega as mulheres e crianças e atravessa... rs.

Não entendo como pode prejudicar a performance do Linux eu ter uma partição swap, sendo que o Linux só vai usar ela se a RAM estiver realmente entupida. No curso de Linux que fiz a um tempo atraz o professor ensinou que é sempre bom deixar uma swapzinha ativada pra emergência. Se vc usar toda sua RAM de repente e não tiver mais espaço, a swap pode te salvar... os programas ociosos vão pra ela liberando espaço pra os em processamento. O fato de vc ter muita ram não significa que o Linux vai colocar coisa na SWAP ANTES de encher toda a ram alerdando o sistema. A swap fica la sem uso até que a RAM esteja entupida, ou seja... não alerdaria em nada. Pelo menos aqui a SWAP fica no 0% sempre...

Pelo menos é o que eu acho pensando logicamente.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2005, 22:57 »
Ledstyle, você me entendeu mal. Não quis dizer que ele ia ficar lerdando o sistema, antes de encher a RAM. Foi exatamente ao contrário. Como disse antes, "SE" ele tiver um monte de aplicativos abertos em segundo plano e chamar o jogo, entupindo o restante de RAM que ele tinha, vai usar a SWAP. Daí vai lerdar com certeza. Também não disse que a SWAP atrapalha. Agora,  realmente notei uso da SWAP quando compilo programas, mesmo tendo RAM de sobra. Você saberia me explicar isso?

Espero ter desfeito o mal entendido.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2005, 23:09 »
Bom cara... agora eu fiquei encafifado aqui e resolvi fazer uns testes. Abri Open Office, Gnumeric, Abiword, Gdesklets, gaim, mplayer, totem, xmms (tudo tocando), frozen bubble, super tux, e mais um moooooooooonte de coisa... foi dificil encher a minha ram e olha que eu tenho só 512MB heim!

Bom, consegui chegar a 92% da RAM utilizada e notei que o PC ficou muuuito lento pra responder... o mouse arrastava... e a SWAP não saia do 0%!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Screenshots de Jogos 3D
« Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2005, 23:27 »
Citação de: "LedStyle"
Bom cara... agora eu fiquei encafifado aqui e resolvi fazer uns testes. Abri Open Office, Gnumeric, Abiword, Gdesklets, gaim, mplayer, totem, xmms (tudo tocando), frozen bubble, super tux, e mais um moooooooooonte de coisa... foi dificil encher a minha ram e olha que eu tenho só 512MB heim!

Bom, consegui chegar a 92% da RAM utilizada e notei que o PC ficou muuuito lento pra responder... o mouse arrastava... e a SWAP não saia do 0%!!!


Também já notei isso. Mesmo a SWAP no 0 ele fica lento com uma porrada de coisa aberta. Mas não seria porque a gente tá abusando do processador também? Há, pra te ajudar a encher mais um pouco, já tentou abrir o Firefox e o Opera ao mesmo tempo com umas 15 abas de páginas diferentes cada um? :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2