Autor Tópico: Como dividir vídeos em várias partes iguais?  (Lida 9837 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Online: 23 de Agosto de 2011, 10:02 »
Olá, bem minha dúvida é bem simples e até há uma grande quantidade de informação na internet porém, não era bem a forma que eu queria. Sei que o programa Avidemux permite cortar um trecho de um vídeo e salvar esse trecho. Porém, o que quero é algo do tipo: "pegar um vídeo que tenha uns 500 megas e dividir esse vídeo em uns 10 vídeos de 50 megas cada parte". Tudo bem que posso fazer isso no Avidemux, mais poxa, ficar fazendo passo a passo? queria somente que aquela barra de seleção de início e fim, ficasse disponível para "n" seleções, aí sim. Porque ter que fazer o mesmo processo dezenas de vezes é um saco, nada prático.


Valeu.

Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2011, 10:45 »
Olá, já tentou o

KDEnlive ou Openshot???


abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2011, 10:54 »
Já sim... só encontrei ferramentas semelhantes as do Avidemux, ou seja, cortar uma parte, depois seleciona e corta a outra e depois mais outra... etc etc... agora, já pensou, se o tal vídeo tiver 800 megas e eu quiser ele todo em vídeos de 5 megas !?!?! terei uma verdadeira luta, um martírio pra fazer algo que não posso acreditar que não tenha uma forma mais simples.

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2011, 12:24 »
caramba... mais afinal de contas, qual a sintaxe a ser usada? passos bastante confusos no site sugerido anteriormente !!!!

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2011, 12:54 »
split -d -b 5m video.flv
Porém, somente o primeiro vídeo gerado funciona, o restante, nenhum funciona e avisa que não "foi possível determinar o fluxo" ?!?!

Offline fpissarra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 246
    • Ver perfil
    • Lost in the e-Jungle
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2011, 13:14 »
caramba... mais afinal de contas, qual a sintaxe a ser usada? passos bastante confusos no site sugerido anteriormente !!!!

Seu objetivo é particionar o vídeo em vários vídeos ou "quebrá-lo" em diversos arquivos?

Se for o primeiro caso, algum trabalho é necessário... Com ffmpeg você pode fazê-lo por linha de comando.
Código: [Selecionar]
$ ffmpeg -i video.avi | grep DurationCom o comando acima vc obtém o tamanho (em hh:mm:ss.xxx) do vídeo. Daí pode usar as opções -t e -ss para gerar vídeo com  "tamanhos" diferentes. Suponha que seu vídeo tenha 1h de duração:
Código: [Selecionar]
$ ffmpeg -i video.avi -t 00:30:00.000 -vcodec libx264 -vpre normal -acodec ac3 -sameq video.parte1).avi
$ ffmpeg -i video.avi -ss 00:30:00.000 -vcodec libx264 -vpre normal -acodec ac3 -sameq video.parte2.avi
O primeiro ffmpeg gera video.parte1.avi com 30 mins. O segundo, continua de onde o outro parou.

-t é o tempo do vídeo
-ss é a posição

Eu coloquei outras opções que uso por aqui (codecs). Vocẽ pode querer estabelecer o bitrate para os vídeos e audios também, já que o ffmpeg assume 200 kbps para vídeo e 64 kbps para audio. Vc sempre pode usar "-vcodec copy -acodec copy"...

Com isso, é possível fazer um script para dividir o filme pelo tempo de duração. Para fazê-lo considerando o tamanho final de cada vídeo vocẽ terá que calcular, com base nos bitrates do vídeo e do áudio, a duração de cada uma das partições.

[]s
Fred
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, 13:21 por fpissarra »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2011, 13:47 »
Meu objetivo é pegar por exemplo: um vídeo de 100 megas e dividi-lo em 10 vídeos de 10 megas, ou ainda 20 vídeos de 5 megas... (preferencialmente, mantendo o formato que no meu caso é *.flv).

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2011, 12:26 »
Ola se eu entendi....clique com o direito e escolha comprimir selecione a extenção 7z e marque dividir em volumes e coloque o valor em megas.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2011, 14:32 »
Platão, sua dica é muito interessante, extremamente prática, porém, uma dúvida: "após pegar um vídeo e usar o procedimento sugerido, apenas o primeiro arquivo aparece como "comprimido"... o restante fica como arquivo que não é reconhecido pelo sistema". E uma dúvida, "se eu for enviar esses arquivos, a pessoa só poderá ver o filme se eu mandar todos os arquivos"? Por exemplo, "fiz um teste, e mandei o primeiro arquivo pra mim mesmo, e... deu erro logo no processo de descompactação do arquivo" !!!

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2011, 14:36 »
Estranho eu ceder e passar a acreditar que o processo de pegar um vídeo grande e cortá-lo em partes menores seja mesmo pegar o Avidemux, abrir o filme e cortar pedaço por pedaço... um a um... o que pra mim parece algo extremamente insano. Como eu comentei antes "já pensou, eu com um filme de 1 giga... se quiser dividir esse filme em partes iguais de 5 megas, terei que fazer o processo no Avidemux 200 vezes ?!?!?!?!" Parece que sim !!!!

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2011, 13:41 »
Tem o Lxsplit na central de programas:


Uso: lxsplit [OPÇÃO] [ARQUIVO] [SPLITSIZE]

Opções disponíveis:
  -j: juntar os arquivos começando com o nome dado
  -s: dividir o arquivo de dados. requer um tamanho válido
exemplos: 15M, 100m, 5000k, 30000000b

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2011, 21:19 »
Jorge, essa de usar o lxsplit, deu certo sim (no sentido de que a divisão do filme foi realizada e foi até bem rápido)! porém, todos os vídeos gerados não funcionam, não são reconhecidos pelo sistema.

Obs. Os vídeos que tenho que dividir estão no formato *.flv (será que é esse o problema?).

Offline RaiJorge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2011, 21:27 »
Jorge, essa de usar o lxsplit, deu certo sim (no sentido de que a divisão do filme foi realizada e foi até bem rápido)! porém, todos os vídeos gerados não funcionam, não são reconhecidos pelo sistema.

Obs. Os vídeos que tenho que dividir estão no formato *.flv (será que é esse o problema?).

Este programa divide os arquivos porém eles só serão reconhecidos quando forem juntados novamente usando o programa. Inclusive várias pessoas disponibilizam vídeos na internet desse jeito e informando como os arquivos devem ser unidos novamente. Como neste site: http://goo.gl/U40vN

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como dividir vídeos em várias partes iguais?
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2011, 21:32 »
Poooooxa... que droga... assim, rola não. Tem que ser vídeos em "pedaços", porém, onde cada um dos "pedaços" possa ser exibido na medida em que as pessoas baixam. Sem a necessidade de juntar, baixar todos etc.