Autor Tópico: Solução para montagem automática de disquete.  (Lida 8548 vezes)

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Solução para montagem automática de disquete.
« Online: 01 de Dezembro de 2006, 12:34 »
Quem aqui nunca se irritou ao usar um disquete no Ubuntu (e Linux em geral) quando depois de puxar os arquivos que queiram copiar para o disquete esqueceu de desmontar??? Chegando no destino, ao abrir o disquete - Cadê os arquivos? - Isso já aconteceu comigo várias vezes. Mesmo com a crescente queda do uso de disquetes, ainda é útil para mim.

Conheço três maneiras de fazer isso, uma é o AutoFS, nativo no Ubuntu, basta ativá-lo, instruções pode ser encontrada nesse site: http://listas.cipsga.org.br/pipermail/linux-sbo/2005-October/001499.html.

A segunda é o Supermount, usado salvo engano no Conectiva, é uma solução para Kernels 2.4, existem alguns patches para Kernel 2.6, mas sua instalação é confusa, eu nem tentei. O site desse projeto é http://supermount-ng.sourceforge.net/.

A terceira que é a que vou falar é o Submount (http://submount.sourceforge.net/), um verdadeiro substituto para o Supermount. Vou apresentar a instalação no Ubuntu Edgy. Provavelmente funciona também nos outros Ubuntus e qualquer outra Distribuição.
Citar
O submount é composto de:
    * subfs: (submount filesystem), que é o que vai identificar o tipo da mídia e dar ao submountd o resultado;
    * submountd: é um script que é rodado quando o ponto de montagem do volume em questão é acessado, ele também se encarrega de desmontar assim que possível.
Para começar, é necessário baixar o pacote build-essential, para ter os compiladores.
Depois baixe os fontes a partir desse link http://wlmacedo.discovirtual.uol.com.br/disco_virtual/geral/submount-0.9.tar.gz, é necessário digitar a senha '123'  no browser. Esse é um Disco Virtual meu. O arquivo tem que ser esse porque o do site do projeto apresenta erros na compilação no Kernel 2.6.17 usado no Edgy e em alguns anteriores, nao sei dizer até qual.

Instalação: após baixar, como root (comando 'sudo su') entre no diretório salvo e dê os seguintes comandos:
# tar -xzvf submount-0.9.tar.gz
# cd submount-0.9
Citar
Dentro da pasta temos 2 subpastas: subfs-0.9 submountd-0.9

    * subfs-0.9: É o subfilesystem, sistema de arquivos que identificará a mídia e mostrará-ao kernel;
    * submountd-0.9: Um programa que se encarregará de montar automaticamente a mídia.
Instalando o subfs:
# cd subfs-0.9
# make
# make install

Instalando o submountd:
# cd ../submountd-0.9
# ./configure
# make
# make install

Agora vem a parte mais fácil, para usar basta configurar seu fstab.

Fazendo um backup do seu fstab original:

# cp /etc/fstab /etc/fstab.original

Agora edite o fstab:

# gedit /etc/fstab

e substitua as informações do floppy, deixando assim:

Código: [Selecionar]
/dev/fd0    /media/floppy0    subfs    fs=floppyfss,sync,umask=0    0    0
Citar
Pronto! Agora é reiniciar o PC e ver a coisa funcionando!

Basta acessar a pasta escolhida como ponto de montagem e o disquete será montado automaticamente e desmontado após a leitura ou gravação. Perfeito!

No meu Ubuntu Edgy, ao acessar 'Computador', já aparace o ícone Drive de Disquete já montado.  ;D acredito que vai funcionar da mesma maneira com vocês.

Atenciosamente,
Wagner Macedo

PS: Agradecimentos a Bruno Gonçalves desenvolvedor do BIGLINUX http://www.biglinux.com.br/ por fornecer o arquivo fonte com patch para o Kernel 2.6.17.

Referências: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5274&pagina=4

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:22 »
Cara, gostei da dica. Vou usar para montar/desmontar o disquete. Sempre achei um saco ter que montar de desmontar o disquete manualmente.

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2006, 14:06 »
Cara, gostei da dica. Vou usar para montar/desmontar o disquete. Sempre achei um saco ter que montar de desmontar o disquete manualmente.
EU também!!!  :)

Wagner

Offline cosocara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 16:20 »
Será que funciona no xubuntu?
"If it ain't broken, keep fixing until it is".

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 18:58 »
Será que funciona no xubuntu?
Xubuntu Edgy? Como essas mudanças se aplicam ao Kernel e não ao ambiente de trabalho com certeza.
Já o Dapper, Breezy e outros não sei, mas creio que sim.

Wagner

Offline lucoutin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2006, 11:16 »
Ainda não consegui fazer funcionar no Ubuntu 6.06 lts, será que não tem solução para ele?
Quando chega na fase de compilação, na pasta build, qdo dou o make, ele me retorna a seguinte msg: “sem regra para processar o alvo ‘init/main.o’, necessario por ‘init/built-in.o’. Pare
make: ** [init] Erro 2.
Meu Kernel é o 2.6.15-27-386.
QQ ajuda é muito bem vinda!!!!

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2006, 11:37 »
Ainda não consegui fazer funcionar no Ubuntu 6.06 lts, será que não tem solução para ele?
Quando chega na fase de compilação, na pasta build, qdo dou o make, ele me retorna a seguinte msg: “sem regra para processar o alvo ‘init/main.o’, necessario por ‘init/built-in.o’. Pare
make: ** [init] Erro 2.
Meu Kernel é o 2.6.15-27-386.
QQ ajuda é muito bem vinda!!!!


Como eu disse no início, "Provavelmente funciona nos outros Ubuntus", pois eu estou usando o 6.10 Edgy.

Mas pelo visto, a forma que eu usei nao funciona com todos.

Faça uma tentativa: use o arquivo original do submount, o link é esse: http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/submount/submount-0.9.tar.gz. Use no lugar do que eu passei. Espero que funcione. Se não funcionar, infelizmente nao vou poder ajudar.

Offline lucoutin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2007, 11:59 »
wagnerluis1982,

Bom!!!após várias tentativas sem sucesso com o primeiro arquivo, finalmente consegui fazer funcionar com o arquivo original do submount no Dappper.

Valeu pela dica.

Offline lucoutin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #8 Online: 11 de Janeiro de 2007, 10:00 »
Pessoal,

Só para informação, para instalar o submount no Brezzy, além do build-essential e do linux-header é necessário também instalar o gcc-3.4.

Vlw

Offline wagnerluis1982

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Solução para montagem automática de disquete.
« Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2007, 10:35 »
wagnerluis1982,

Bom!!!após várias tentativas sem sucesso com o primeiro arquivo, finalmente consegui fazer funcionar com o arquivo original do submount no Dappper.

Valeu pela dica.
Pessoal,

Só para informação, para instalar o submount no Brezzy, além do build-essential e do linux-header é necessário também instalar o gcc-3.4.

Vlw
Esse bichinho, o submount é trabalhososinho viu? Mas no final bem que vale a pena.