Autor Tópico: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento  (Lida 25008 vezes)

Offline Mandrak73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2011, 22:27 »
Desculpa galactus mais eu desconheço esse tau novo método, que eu saiba esse é o método padrão para compilação do kernel em qualquer distribuição.
Tirando a criação do  initramfs e da atualização do grub que em certas distribuições é tudo criado automaticamente com o make install me corrija se eu estiver errado.
E quanto a criação do initramfs, pelo menos aqui no ubuntu 11.04 ele não cria sozinho..
« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 22:30 por Mandrak73 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2011, 22:38 »
Desculpa galactus mais eu desconheço esse tau novo método, que eu saiba esse é o método padrão para compilação do kernel em qualquer distribuição.
Tirando a criação do  initramfs e da atualização do grub que em certas distribuições é tudo criado automaticamente com o make install me corrija se eu estiver errado.
E quanto a criação do initramfs, pelo menos aqui no ubuntu 11.04 ele não cria sozinho..


Agora o método "moderno" são estes aqui:

http://duopetalflower.blogspot.com/2011/08/custom-kernel-301-ubuntu-64-bit-kernel.html

http://blog.avirtualhome.com/2011/08/03/how-to-compile-a-new-ubuntu-11-04-natty-kernel/

http://blog.avirtualhome.com/2010/07/14/how-to-compile-a-ubuntu-2-6-35-kernel-for-lucid/

Quanto ao initramfs eu nunca mais precisei criá-lo novamente depois do Ubuntu 10.10, mas talvez seja por causa do DKMS, ele veio facilitar toda atualização do kernel com a criação automática do módulo do VirtualBox! Você usa o dkms?


Pesquisando mais um pouco as pastas fica claro que ele não vai compilar nunca o meu flavor i7! Ele não se encontra na pasta de regras de compilação rules.d, tem de tudo, indep / binary-arch / binary-indep, mas não tem nada com i7!

sugestões?

O camarada do tópico do Git diz que o erro foi caudado pela falta ou erro na digitação dos arquivos :

debian.maverick/etc/getabis
debian.maverick/rules.d/i386.mk


É o mesmo erro quando tento compilar o kernel com o Git e não sai nada!  Se não conseguir compilar um kernel sequer com essas novas regras, eu passo pra frente pra quem conseguir! Não posso indicar um tuto que não consigo completar!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2011, 22:44 »
Pelo que o Mandrak73 postou creio que para ele não cria o initramfs, por que para instalar ele não cria os pacotes .deb e sim instala com o comando make install.

Sendo criados os pacotes .deb realmente não precisa mais criar o initramfs, mas dessa outra forma acho difícil que o sistema vá cria-lo.

@Mandrak73
Ao invés de instalar com o make install tenta criar os pacotes .deb e instala com o comando dpkg -i nome_do_kernel.deb assim o sistema se encarrega de criar o initramfs.

Offline Mandrak73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2011, 23:01 »
Ata eu já conhecia esse método, mais ao meu ver esse método é mais complicado do que o antigo.
E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..
Aqui eu só instalo o build-essential libncurses5 libncurses5-dev faço a compilação padrão e as velhas otimizações -march -mcpu -mtune etc..

vlw pela dica Andry
galactus muito obrigado por sua atenção..
Infelizmente eu não consegui ajudar muito! os cara daqui manja muito ress mais blz..

« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 23:08 por Mandrak73 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2011, 23:08 »
Ata eu já conhecia esse método, mais ao meu ver esse método é mais complicado do que o antigo.
E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..
Aqui eu só instalo o build-essential libncurses5 libncurses5-dev faço a compilação padrão e as velhas otimizações -march -mcpu -mtune etc..

vlw pela dica Andry
galactus muito obrigado por sua atenção..
Infelizmente eu não consegui ajudar muito os cara daqui manja muito ress mais blz..



Concordo plenamente, mas agora estão fazendo assim por causa do Git!

Estamos tentando um meio termo, por isso mesmo que abri esse tópico em desenvolvimento!

Realmente Andry, não tinha prestado atenção neste detalhe do make install!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2011, 23:56 »
galactus,

Achei esse site que ensina a compilar o 2.6.38 através do git (método novo). De repente ajuda.

http://blog.avirtualhome.com/2011/08/03/how-to-compile-a-new-ubuntu-11-04-natty-kernel/
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2011, 02:26 »

E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..

Engraçado pensando agora, não vejo muita vantagem em instalar com o make install, se der problema não seria mais difícil de remover?
Nos pacotes .deb você vai no synaptic/Muon e remove, e com make install??
Seria make remove ???

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2011, 09:23 »

E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..

Engraçado pensando agora, não vejo muita vantagem em instalar com o make install, se der problema não seria mais difícil de remover?
Nos pacotes .deb você vai no synaptic/Muon e remove, e com make install??
Seria make remove ???

seria make uninstall e você não poderia remover a pasta da compilação pois assim é o único meio que conheço para remover arquivos instalados com o make install.

Offline Mandrak73

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2011, 10:57 »

E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..

Engraçado pensando agora, não vejo muita vantagem em instalar com o make install, se der problema não seria mais difícil de remover?
Nos pacotes .deb você vai no synaptic/Muon e remove, e com make install??
Seria make remove ???

seria make uninstall e você não poderia remover a pasta da compilação pois assim é o único meio que conheço para remover arquivos instalados com o make install.


Exatamente Gunss com um make uninstall ele remove tudo, mais se não tiver mais a pasta de compilação é só remover manualmente os arquivos do  kernel da pasta /boot e lib/modules e tirar a entrada do grub..

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2011, 13:12 »

E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..

Engraçado pensando agora, não vejo muita vantagem em instalar com o make install, se der problema não seria mais difícil de remover?
Nos pacotes .deb você vai no synaptic/Muon e remove, e com make install??
Seria make remove ???

seria make uninstall e você não poderia remover a pasta da compilação pois assim é o único meio que conheço para remover arquivos instalados com o make install.


Exatamente Gunss com um make uninstall ele remove tudo, mais se não tiver mais a pasta de compilação é só remover manualmente os arquivos do  kernel da pasta /boot e lib/modules e tirar a entrada do grub..


mas para evitar isso é por isso que nós criamos o .deb, facilita as coisas  ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #25 Online: 07 de Setembro de 2011, 13:24 »
Eu testei o mini tuto do Stivekx e deu certo aqui! Tá no final dessa página: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.4005.html

Parece que só consigo pelo Old Debian Way!

Compilei o 2.6.39-4 com os 9 patchs que ele indicou e o .config do Liquorix!

Deu tudo certinho e estou postando dele, usei a máquina do trabalho.

Infelizmente o .config do Liquorix tá usando "DeadLine" no agendador do disco!!!! Ninguém merece!  Mas eu fui até o fim só pra ver se ia funfar tudo direitinho.  Tem que colocar o patch o debian.rules do Ubuntu para o nome do kernel já sair com número e não com letras, assim não dá erro na hora de instalar!

Vou tentar com o kernel 3.0 e a dica do Havocz usando o patch do pf-kernel! Se der certo com esse também eu largo essa porcaria de Git!

Notei que quem está compilando para 32bits esta conseguindo sucesso com o Git, alguém que usa 64bits conseguiu?  Tá faltando um pouquinho de nada, mas esse pouquinho é que mata tudo!  :-[
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline vampire_thunder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 735
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2011, 19:51 »
Ata eu já conhecia esse método, mais ao meu ver esse método é mais complicado do que o antigo.
E não vejo muita vantagem em fazer tudo isso só para criar um pacote .deb pronto..
Aqui eu só instalo o build-essential libncurses5 libncurses5-dev faço a compilação padrão e as velhas otimizações -march -mcpu -mtune etc..
(...)


O método é bem mais complicado mesmo, mas é muito mais vantajoso, pois:
1- O initramfs é criado automaticamente;
2- O grub é atualizado automaticamente;
3- Os drivers proprietários costumam instalar automaticamente, tal como uma atualização de kernel dos repositórios oficiais, desde que a versão do kernel seja a mesma. Se for um kernel mais novo aí é um pouco mais complicado.

Galactus, poderíamos fazer como o HQX fazia antigamente. Me add no bate-papo do gtalk e a gente tenta compilar juntos para ver os erros que aparecem.

Offline Wagnesio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2011, 19:58 »
Uma outra vantagem do .deb é para futuras (re)instalações. E se por acaso alguém tiver um hardware similar ao seu (ou compativel ao kernel), ela poderá desfrutar das otimizações com uma simples instalação de um pacote .deb
Ubuntu 12.10
Atom N270 1.6GHz - 1 GB RAM - 120 GB HD

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2011, 23:13 »
Obrigado pela ajuda pessoal!

Vampire, estou mandando o meu contato do Gtalk pra você!

Vamos combinar essa compilação em conjunto, esse negócio tem que sair!

Ainda mais agora que o www.kernel.org estava fora do ar ontem e boa parte dele está em manutenção hoje! Estão arrumando a casa depois da invasão e não há prazo definido para à faxina terminar.

A pá de cal foi que o Tio Linus criou uma conta do GitHub e colocou o kernel 3.1-rc5 nele!!!!  Leiam: http://blueparen.com/node/12

Então, modo radical On,  não tem mais volta! Ou aprendemos esse bendito Git ou daqui a pouco vai ficar impossível usar o método antigo!  ;D

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Compilando o Kernel Linux sem o Git! - Tópico em desenvolvimento
« Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2011, 11:44 »
 :o :o :o Eita !!

A coisa avançou bastante ! Ainda estou preparando uma instalação do Lubuntu64 numa VM para passar o remastersys(deve ficar com uns 2GB de progs e jogos  ;D ).

Galactus, espero que consiga um meio termo pois já conheço o "old Debian way " e logo voltarei a fazer compilações tbm.  ::)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7