Galactus
Estou com uma dúvida e não encontro uma resposta. Já entendi que o pacote linux-source disponibilizado no repositório do Ubuntu nada mais é que um aplicativo .deb que coloca o tar.bz2 do kernel modificado para o ubuntu dentro de uma pasta em /usr/src. Entendi também que o kernel original recebe a adição de pacthes pelos organizadores das distribuições, para melhorar o desempenho.
O que não entendo ainda é que paches escolher e onde localizá-los para uma distribução como o Ubuntu.
Se eu simplesmente compilar a partir da fonte do kernel.org e não aplicar nenhum patch eu teria alguma perda de desempenho?
Desde já, agradeço a paciência em relação a perguntas que para muitos deve ser definitivamente óbvia...
Eu realmente admiro muito e gosto de ver usuários como você que tentam aprender o máximo possível!
Mas as vezes a gente complica a vida da gente sem necessidade!
Não estou dizendo que você não está no caminho certo, mas acertar esses patchs é osso mesmo. São muito erros até você acertar. Que o diga o HQx!
Então graças aos PPAs e a dica do Stivekx, você pode facilitar sua vida e muito!
Exemplo, você vai baixar o kernel vanilla versão 3.0.6. Até aí tudo perfeito, mas agora você quer deixá-lo como o kernel do Ubuntu, e quais patchs aplicar eis a grande questão!
Tá na mão
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.0.6-oneiric/Baixe e aplique na ordem que ele mesmo criou para deixar ainda mais fácil
0001-base-packaging.patch
0002-debian-changelog.patch
0003-default-configs.patch
E pronto, seu kernel vanilla 3.0.6 agora é um kernel do Ubuntu com o plymouth e Ureheadaread funcionando bonitinho com tudo o que tiver de direito e defeitos. Hehehehe
Só basta você compilar ao seu gosto, e nada te impede de colocar outros patchs. Eu já coloquei o BFS e o Realtime. Funcionam numa boa. O BFQ ainda não testei, mas deve funcionar.
Você ainda pode abrir os patchs e ver por si mesmo o que ele colocou! É mais que uma mão na roda, é melzinho na chupeta! Hahauhauhauhauha
Nem sempre os patchs colocados são para dar maior desempenho no sistema. Eles podem melhorar a segurança, novas correções que ainda não foram colocadas no kernel oficial, novos drivers livres ou proprietários que não são incluidos no kernel oficial e por aí vai!
Se quiser tentar outros kerneis para o Ubuntu só usar a link raiz e fazer a festa!
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/Espero ter ajudado mais que complicado! Com essa dica, se você realmente quiser se aprofundar mais no assunto é muito boa, pois você tem a oportunidade de olhar todos os patchs que eles colocam além do kernel oficial! Aí você vai dar ainda mais valor aos desenvolvedores de Kernel. É muito serviço fazer isso tudo funcionar sem erros!