Autor Tópico: Unity vs Gnome 3.x  (Lida 25447 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Unity vs Gnome 3.x
« Online: 05 de Setembro de 2011, 14:14 »
Eu testei o unity no Ubuntu 11.04 e o gnome 3 no Fedora15 e confesso que achei o gnome 3 mais amigavel que o unity!
E você? O que achou?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2011, 15:52 »
Apesar de nao gostar do Gnome também achei ele melhor que o Unity.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Creto

  • Visitante
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2011, 16:03 »
Olá a todos,

Testei também o Fedora 15, não sei por causa de no meu caso eu precisar de respostas um pouco mais rápidas que o normal para poder usar a distro no cyber que tenho não deu com o Fedora e Gnome 3, pra mim ficou tudo muito escondido.

Pode ser por hábito, ou o problema é o meu caso, mas ainda assim para mim o Unity é mais funcional.

Até mais.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2011, 16:17 »
Entre o Unity e o Gnome-shell????

Escolhi o KDE.

Acho que desde de 2001 que uso Linux e sempre usei o Gnome. Conseguiram me jogar pro outro lado ;)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2011, 20:28 »
o título do tópico está mal formulado, pois o unity, roda em em gtk2, gtk3 e qt4 (unity 2d); e ele é uma alternativa ao horroroso gnome-shell adotado como interface padrão do gnome3.
o unity, ñ passa de uma customização de interface gráfica.
e respondendo a pergunta eu nem hesito, prefiro o unity ao lastimável gnome-shell
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2011, 21:00 »
entre o unity e o gnome shell eu fico com

o chrome os

pena que ainda não consegui instalar o mesmo no pc

só mesmo rodando direto do pen

tanto que no netbook estou usando o ubuntu com uma sessão do seamonkey

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2011, 21:13 »
confesso que ainda não entendí esta reação contrária quanto ao unity.
para quem já estava acostumado com docks,  principalmente com AWN
não foi muita diferença. acho que no ubuntu 11.10 ele vai estar mais
"polido"
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

clodoaldops

  • Visitante
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2011, 00:20 »
jrkamil, mudanças sempre geram "chiadeiras" e "lamentações".
O mesmo deverá acontecer com a galera do Mandriva 2011 que mudou o kde classico p/ o rosa-desktop..

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2011, 14:16 »
"horroroso gnome-shell"

voce pode chamar o gshell de qualquer coisa menos de horroroso, hahaahah, apesar de ter muito de gosto notei que usuarios mais "casuais" preferem o unity (familiaridade talvez), ja usuarios mais "tester" preferem o gnome-shell, eu prefiro o gshell, tentei o usar o unity mas a falta de intuitividade e a dificuldade de achar qualquer coisa na interface me decepcionaram (ao que parece, a versao que vira no 11.10 melhorou muito nesse aspecto, vamos ver...)

ja o gnome-shell é tao intuitivo que nao precisei de mais que 15 min pra me adaptar (e nunca mais querer voltar pra interface classica). Ainda ha o que evoluir com certeza, mas percebo que cada evoluçao do unity o leva pra mais perto do gnome-shell, e sendo assim fico meio sem entender o porque desse unity (na verdade entendo, nao tem anda a ver com o software, é uma questao politica entre e hed rat e a canonical). 
Ubuntu Linux 10.10

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2011, 17:23 »
para quem já viu o android 3.0, o mesmo tem semelhança c/ esse gnome-shell, mas vale lembrar que o android 3.0 é p/ rodar em tablets. o péssimo gnome-shell é um grd passo atrás em termos de amigabilidade c/ usuários, principal/, os novos, mas é claro que p/ usuários avançados, tanto faz um ou outro, mas penso é exata/ nos novos, recem chegados ao linux e se deparando c/ essa aberração. desde qdo vi ñ gostei e até pensei nos meus amigos clicadores, e que mal sabem usar um email...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2011, 18:37 »
Vi um comentário do Youtube que expressa o meu descontentamento: "Unity é uma interface pra Ipad que tenho que usar num monitor de 21 polegadas".

Bastou usar o KDE pra ver a quantidade de cliques/movimentos de mouse a mais nas 2 interfaces do Gnome (mais ainda no Gnome-Shell).
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2011, 18:45 »
Vi um comentário do Youtube que expressa o meu descontentamento: "Unity é uma interface pra Ipad que tenho que usar num monitor de 21 polegadas".

Bastou usar o KDE pra ver a quantidade de cliques/movimentos de mouse a mais nas 2 interfaces do Gnome (mais ainda no Gnome-Shell).
Sem querer entrar no mérito da questão, só digo ao colega que até o Windows está nesse caminho de unificação de interface,vai ter até a central de programas, além do Mac que já está nesse sentido também .
Usuário Linux- 449417

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2011, 20:57 »
No geral tanto faz...
O Gnome-shell com um dock fixo fica igual ao Unity.
Para mim o unity leva a melhor por conta da barra lateral e do menu global (esse é imbatível).
Acho curioso a questão dos cliques, no meu caso acesso alguns aplicativos sem clique algum.
Para monitores grandes então.... dá para rechear a barra lateral e pronto, tudo à mão.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2011, 21:34 »
Acho curioso a questão dos cliques, no meu caso acesso alguns aplicativos sem clique algum.
Para monitores grandes então.... dá para rechear a barra lateral e pronto, tudo à mão.

Também não entendo a reclamação com cliques. Eu acesso tudo com um clique só, pois preticamente todos os programas que uso no dia a dia (e uns que uso raramente) estão na barra lateral. Mais simples impossível.
Acho que o Unity é mais fácil de se adaptar quando a pessoa já usava algum tipo de dock (awn, docky, etc), no meu caso foi automático e adoro o unity.
Já o gnome shell eu achei confuso, apesar de bonito. Mas só testei no fedora, e pretendo conferir no ubuntu 11.10, embora acredite que não vá largar o Unity, principalmente depois de ver as modificações que tornaram ele ainda mais prático, na minha opinião.

alarcon

  • Visitante
Re: Unity vs Gnome 3.x
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2011, 21:54 »
Creio que quando se fala em muitos cliques, está se tomando por base a configuração default/padrão. Fica claro que customizando se pode ter a agilidade necessária.

Tenho o Unity no meu Ubuntu 11.04 e testo o Unity no Ubuntu 11.10 virtualizado e notei sim um ligeiro aumento nos passos, nos cliques, para se fazer a mesma operação entre o unity do 11.04 para o unity do 11.10. Isso na sua configuração padrão ok.

Agora sem sombra de dúvidas que esses dois unity se clica menos que usando o Gnome Shell.

O que acho estranho aqui é alguns comentarem sobre a dificuldade de encontrar um aplicativo no Unity. Acho que meu unity é de outro planeta só pode ser, pois isso é a coisa mais simples e melhor aproveitada nesta nova forma de usar a interface gráfica e nem é tão diferente do modo clássico, pois nele se acessava uma barra superior e navegava por uns menus e agora se acessa uma barra lateral e se navega por categorias que para min são os menus e depois procura o aplicativo desejado por ordem alfabética. E o que é melhor, para quem já sabe o que procura, basta apenas as iniciais do nome do aplicativo que ele já é listado.

O que pode ser ruim no Unity é seu menu global e o gerenciamento de várias janelas abertas, mas isso comentado acima é moleza e sinceramente não entendo as reclamações quanto a isso.

O Gnome Shell é que é mais chato de se trabalhar sem sombra de dúvidas, mas gosto é gosto e cada um tem o seu né. ;D

« Última modificação: 06 de Setembro de 2011, 21:57 por alarcon »