Autor Tópico: Xubuntu não monta HD externo fat32  (Lida 2423 vezes)

Offline lucebass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Xubuntu não monta HD externo fat32
« Online: 07 de Setembro de 2011, 10:39 »
Pessoal, bom dia!
Tenho instalado no meu note ACER aspire 4553 o Xubuntu 11.04.
Todo o hardware foi reconhecido e o sistema está um espetáculo. Ocorre que antes de formatar a máquina (que tinha win 7 instalado), fiz um backup de todos os meus documentos de duas maneiras: gravei um DVD e copiei os mesmos documentos em um HD externo recém formatado para fat32.
O DVD é montado corretamente e leio todos os documentos no xubuntu. Quanto ao HD externo, o xubuntu não monta automaticamente e ainda "congela" o gerenciador de arquivos quando tento abrir a pasta "home", por exemplo, não permitindo visualizar nada lá dentro. Ao retirar o HD externo, todos os documentos da pasta home ficam visíveis na hora.
Já dei uma pesquisada por aí e localizei no VOL um artigo que tratava da instalação do módulo ntfs (só que meu sistema é fat 32 no HD externo). Enfim, instalei tal módulo e nada.
Pensei na hipótese do HD estar defeituoso. Como tenho 3 HD externos, espetei os outros dois e nenhum é reconhecido, sendo que são lidos no windows que tenho instalado no trabalho.
Em outro artigo pesquisado, informavam que ao retirar o HD em modo seguro no windows, ainda assim existiria a possibilidade dessa ação não ser executada corretamente e ocorrer problema ao espetar o HD no linux. A recomendação nesse último arquivo era passar o chekdisk no HD. Pois bem, fiz isso e não existem erros.
Assim, agradeço a paciência de vocês por lerem meu tópico e qualquer colaboração ou sugestão para resolver esse problema será muito bem vinda.
Luis

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Xubuntu não monta HD externo fat32
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2011, 10:55 »
vc esta tentando acessar um sistema diferente e pode faltar alguma biblioteca.

busque as opções windowns, hd, no synapatick

por outro lado ubuntu e xubuntu são o mesmo neste caso. Eu utilizo xubuntu e le perfeitamente todos os sistemas e hds.

Offline lucebass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Xubuntu não monta HD externo fat32
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2011, 10:39 »
Olá jopeu, obrigado pelo retorno.

Tentei algumas bibliotecas e fiz mais pesquisas aqui neste fórum e no VOL. Não encontrei nada parecido, pois falavam de partições ntfs e o módulo ntfs-3g (meus HD's estão formatados como fat32).
De qualquer maneira fiz uma experiência: iniciei a máquina com live cd do Ubuntu 11.04 e o mesmo reconheceu automaticamente todos os meus HD's externos.
Como estava com necessidade de acessar alguns arquivos dos HD's com certa urgência, resolvi instalar o Ubuntu 11.04 no lugar do Xubuntu 11.04 e meu problema foi resolvido, embora tenha gostado mais da interface simples e leve do Xubuntu.
Vou instalar o Xubuntu em outra máquina menos usada e continuar minhas pesquisas. Se conseguir uma solução para o caso, volto a instalar o Xubuntu no meu note.
Esse post tenho que fechar ou deixo aberto?

Grato pela atenção.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Xubuntu não monta HD externo fat32
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2011, 18:10 »
Fico felis que resolveu. Eu uso o xubuntu e leio todos os hds externos, inclusive os ntfs.

Só que não preciso muito do windows, assim formatei todo meu hd com ext4 e uso o windows no virtualbox compartilhando todos os hds.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Xubuntu não monta HD externo fat32
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2011, 18:44 »
boas luce bass

voce tem o gigolo instalado no xubuntu?
pois só acesso outras partições no xubuntu se instalar o gigolo

abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline lucebass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Xubuntu não monta HD externo fat32
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2011, 21:57 »
Olá pessoal!

Entendi Jopeu. No meu caso tive que manter a partição de forma que o windows enxergasse, pois esse é o sistema lá no trabalho. Aí não tem jeito (embora eu esteja catequisando o pessoal para usar ubuntu ou xubuntu em casa...rsrsrs).

Abdo: obrigado pelo retorno também. Vou tentar instalar o gigolo na outra máquina e testar novamente os Hds no xubuntu. Depois posto aqui o resultado.

Abraços e obrigado!