Autor Tópico: Esqueci o Windows  (Lida 5006 vezes)

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Esqueci o Windows
« Online: 06 de Agosto de 2011, 20:59 »
29 de Julho de 2011
Chego em casa entusiasmado por ter visto um Trabalho de conclusão de curso que falava sobre Linux.
Decido procurar na internet sobre qual a melhor distribuição Linux e sou apresentado ao Ubuntu 11.04
Baixo a imagem ISO e a gravo em um CD.
Por volta das 19 horas procuro um tutorial de como fazer um dual boot entre Windows XP e Ubuntu.
Enquanto a instalação ia prosseguindo, eu ficava impressionado de como o Ubuntu instalava os drivers automaticamente, configurava a rede e se atualizava automaticamente baixando pacotes da internet.
Enquanto o Ubuntu ia se instalando eu navegava na internet procurando por um fórum sobre Ubuntu, encontrei esse.
Quando a instalação terminou, ele já me apresentou várias atualizações pra eu instalar, foi um ponto positivo.
Depois que terminou de instalar as atualizações, um programa me apresentou logo em seguida os drivers de vídeo disponíveis, foi onde o Ubuntu ganhou vários pontos positivos comigo.
Depois que o computador reiniciou, a interface havia mudado, ficando mais robusta.
Logo após isso, fui xeretar a Central de Programas do Ubuntu, e achei praticamente tudo que eu usava de software no Windows equivalente para o Ubuntu, e o melhor. Grátis e para instalar era só um clique.
depois disso eu lembrei: Como será que faz pra rodar o cubo 3D?
Procurei, procurei e nada. Fiquei meio frustrado, procurei ajuda no fórum e fui muito bem atendido, colocando assim o Cubo 3D pra funcionar.
nesse mesmo dia, fiquei preocupado com minha segurança, por que no Windows eu usava Comodo Internet Security + Avira.
Dei uma pesquisada e vi que não é necessário ter tanta preocupação com segurança no Ubuntu, tanto que não uso nenhum software de segurança no momento.
no dia seguinte, vendo um vídeo no youtube vi uma barra lateral que mostrava temperatura, consumo de memória, processador, placa de vídeo, calendário etc.
não sabendo o nome do programa, postei aqui no fórum novamente e fui atendido. Aí descobri o Conky-Colors
fiquei alguns dias fuçando o sistema operacional, descobrindo suas vantagens até que hoje vendo um tópico; mais precisamente esse:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,37098.0.html
fiquei muito interessado em deixar o meu sistema com janelas 3D com profundidade
mais uma vez procurei ajuda neste fórum e fui atendido.
consegui por fim deixar meu Ubuntu com um visual muito agradável. tanto que todo mundo que vem aqui em casa e vê eu usando o Ubuntu, se apaixona pelo visual, até os usuários do Windows 7.
Ah, e falando em Windows, do dia 29 de julho até hoje, eu não entrei nenhuma vez nele.
cada vez mais e mais quero aprender sobre o Linux, mais precisamente o Ubuntu.
Acho que se só vou deixar o Windows em dual boot com o Ubuntu para jogar mesmo.

Resumindo: quanto mais eu conheço o Ubuntu, menos eu gosto do Windows.
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Offline rafaelsarilho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
  • Não use drogas, use Linux!
    • Ver perfil
    • Google+
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2011, 11:10 »
Parabens!! Seja bem vindo ao mundo Linux!
A cada dia você vai aprendendo algo novo te deixando ainda mais admirado com o Linux/Ubuntu
Sempre que precisar pode contar com o fórum pois eu nunca fui deixado na mão pelo fórum  :D
Até Breve...  :D


Offline evil_queen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2011, 11:55 »
Também comecei assim, cerca de um ano atrás, e agora já me livrei inclusive do dual-boot, mantendo o windows numa virtualbox só pra usar o itunes (e só pra atualizar software, pois pra passar musica uso o gtkpod do ubuntu mesmo) e comprar ebook, já que os programas das livrarias não rodam via wine.
Ainda estou longe de ser expert em linux, na verdade continuo iniciante, mas não consigo me imaginar mais usando windows.
Esses tempos formatei o computador da minha mãe (com windows) e fiquei um tanto frustrada. Tinha que ficar procurando tudo que é programa na internet pra baixar e instalar. Esquecia de coisas básicas, como codecs, pdf readers, zip... Muuitos programas, na versão gratuita, tem funcionalidade limitada e cheio de propagandas... sem contar que o menu não é nada intuitivo, pois coloca o nome da empresa que faz o software no menu, e vc precisa ficar abrindo tudo pra achar o que quer.
É bom ter opções.

PS - não sou do tipo que demoniza o windows, acho que cada pessoa se adapta melhor com um sistema, e no meu caso, me adaptei com extrema facilidade ao ubuntu (e nem tanta facilidade a outras distros). Mas muita gente acha que windows é "fácil" e linux é "difícil", e não é bem assim. Algumas distros de linux estão bastante amigáveis ao usuário comum, e o windows também tem lá sua dificuldade.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, 11:58 por evil_queen »

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2011, 12:15 »
eu não tive período de adaptação ao Ubuntu, foi tudo de primeira.
não senti dificuldade nenhuma em usar e achar o que eu precisava no Ubuntu
em questão de facilidade, prefiro o Ubuntu ao Windows, também não sou daqueles que demoniza o Windows, que nunca me deixou na mão :)
só estou mantendo o Windows em dual boot por que tem alguns jogos não rodam no Wine pelo que eu andei lendo.

Estou recomendando a todos meus conhecidos que usam Windows pelo menos experimentarem ou verem eu usando o Ubuntu 11.04 que está com uma interface bem amigável e é bem mais seguro.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2011, 12:22 por izakee »
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

clodoaldops

  • Visitante
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2011, 23:39 »
Sugestões p/ pesqueisa e aprendizado:

http://andregondim.eti.br/

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/

http://ubuntued.info/

Uso ubuntu desde 2008, versão 8.04 e ainda deixei dual-boot por causa dos joguinhos... ;D

Offline izakee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2011, 08:28 »
Valeu Clodoaldo, ultimamente ando sem tempo, tendo que acessar a internet do serviço, só fico em casa pra comer e dormir  :-\
mas quando tiver um tempinho vou acessar estes sites lá de casa
E viva o Ubuntu
Thermaltake V3 / ASUS M5A78L-M LX / Phenom II X4 945 @3.000 / 6GB Kingston 1333 / EVGA GTX 550Ti

Offline srevaristo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2011, 22:12 »
amigo eu j[a.. fiquei decepcionado com o UBUNTU 11. 1. ainda n'ao descobri como instalar e ver, onde os programas foram instalados, esta muito complicado eu estava usando uma outra vers'ao que era de f[acil manuseio,
se tiver alguma dica, eu agrade;o

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2011, 07:59 »
amigo eu j[a.. fiquei decepcionado com o UBUNTU 11. 1. ainda n'ao descobri como instalar e ver, onde os programas foram instalados, esta muito complicado eu estava usando uma outra vers'ao que era de f[acil manuseio,
se tiver alguma dica, eu agrade;o


Seria o 11.10? Penso que a maneira mais fácil de instalar um programa seja pela central de programas do Ubuntu e para encontrá-lo,  basta apertar a tecla super(Windows) e colocar o nome do programa no campo  pesquisa e, se você o usa frequentemente , fixe-o à barra do Unity,  marque  para manter no lançador.
Boa sorte!
Usuário Linux- 449417

Offline Naseko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Guardião do Kernel
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:17 »
A única desvantagem do Ubuntu é a escassez de jogos.
Cada escolha que fazemos é uma pequena revolução.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Esqueci o Windows
« Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2011, 15:18 »
Bem vindo ao Ubuntu e ao fórum!
Aproveite que está curtindo e continue visitando este espaço, em pouco tempo você ajudará aos demais camaradas.
Uma das coisas que mais impressionam nesta comunidade é a variedade de formações e experiências dos participantes.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!