Autor Tópico: Senha de superusuário e root  (Lida 3520 vezes)

Offline Naseko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Guardião do Kernel
    • Ver perfil
Senha de superusuário e root
« Online: 12 de Setembro de 2011, 13:52 »
Meu computador faz login automático, eu estava entrando com a senha do superusuario.

Pela primeira vez, criei uma de root. Quero saber se estou mais protegido assim mesmo com login automático.

Agora para invadirem meu sistema, terão que descobrir a senha do superusuario e do root, certo?
Cada escolha que fazemos é uma pequena revolução.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2011, 14:33 »
Ola

Se voce mantiver o pacote sudo instalado, de nada adianta ter senha de root.

O sudo da poderes de root temporários aos administradores da maquina.

Crie é uma conta de convidado sem privilegio algum.


Movida para a sessão Sistema


[]'s

Offline Naseko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Guardião do Kernel
    • Ver perfil
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2011, 13:14 »
Ola

Se voce mantiver o pacote sudo instalado, de nada adianta ter senha de root.

O sudo da poderes de root temporários aos administradores da maquina.

Crie é uma conta de convidado sem privilegio algum.


Movida para a sessão Sistema


[]'s

Avalie o que fiz. Mudei o tipo de conta do superusuário pra Administrador e criei uma conta Visitante como usuário da área de trabalho.

Na questão dos privilégios, você falou pra desabilitar todas, mas eu deixei o padrão e ficou desabilitado apenas "Administrar o sistema, Compartilha arquivos através da sua rede, Conectar em redes com fio e sem fio, Configurar impressoras e Usar dispositivos de áudio".

E me responde uma coisa: O Visitante pode ficar sem senha ou é recomendado colocar alguma? É que meu pai reclama quando o sistema pausa na tela de login e eu configurei agora o Visitante sem senha e para Iniciar sessão como Visitante automaticamente, mas permitir 5 segundos para que outro usuário inicie a sessão primeiro porque se eu não colocasse um tempo, o Visitante logaria direto e se um dia acontecer dessa conta ser invadida e infectar a parte gráfica, eu ficaria incapaz de mudar pro root.
Cada escolha que fazemos é uma pequena revolução.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2011, 20:59 »
Ok, perfeito!

Para mim esta bem o que fez.

Mas espere mais respostas.

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2011, 21:32 »
As pessoas estão mal-acostumadas a usar o computador sem se preocupar com a segurança. Pergunte a seu pai se ele abriria conta num banco que não colocasse senha no cartão magnético. Ou se compraria um carro que não tivesse tranca nas portas, ou segredo na ignição.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Naseko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Guardião do Kernel
    • Ver perfil
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2011, 12:56 »
As pessoas estão mal-acostumadas a usar o computador sem se preocupar com a segurança. Pergunte a seu pai se ele abriria conta num banco que não colocasse senha no cartão magnético. Ou se compraria um carro que não tivesse tranca nas portas, ou segredo na ignição.

Excelente analogia, mas vou contar pra você que também não gosto de senhas. A questão não é nem digitar e sim criar uma que seja de fácil memorização e forte ao mesmo tempo.

Claro que se for necessário, crio, mas se você leu meu caso, acho que a conta Visitante não precisa.
Cada escolha que fazemos é uma pequena revolução.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2011, 13:33 »
Dica pra criar senha forte e fácil de memorizar: crie uma frase (ou pegue a frase de um livro, ou uma música), depois pegue as iniciais dessa frase. Troque uma ou duas letras por números e/ou símbolos, e use uma ou duas letras maiúsculas.

P.ex. digamos que você você goste da música "Daniel na cova dos leões", do Legião Urbana. As duas primeiras estrofes são "Aquele gosto amargo do teu corpo / ficou na minha boca por mais tempo". As iniciais são "agadtcfnmbpmt". Trocando os "t" por 7, e os "b" por "&", usando os "d" maiúsculos, vc fica com a senha "agaD7cfnm&pm7". Quem não sabe a regra de formação vai achar que é uma sequência aleatória de letras e números, mas você tem um meio fácil de lembrar dela.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Naseko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Guardião do Kernel
    • Ver perfil
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2011, 16:16 »
Dica pra criar senha forte e fácil de memorizar: crie uma frase (ou pegue a frase de um livro, ou uma música), depois pegue as iniciais dessa frase. Troque uma ou duas letras por números e/ou símbolos, e use uma ou duas letras maiúsculas.

P.ex. digamos que você você goste da música "Daniel na cova dos leões", do Legião Urbana. As duas primeiras estrofes são "Aquele gosto amargo do teu corpo / ficou na minha boca por mais tempo". As iniciais são "agadtcfnmbpmt". Trocando os "t" por 7, e os "b" por "&", usando os "d" maiúsculos, vc fica com a senha "agaD7cfnm&pm7". Quem não sabe a regra de formação vai achar que é uma sequência aleatória de letras e números, mas você tem um meio fácil de lembrar dela.

Partindo da minha situação em questão, o root possuirá uma senha. A conta que deixarei sem senha será a de Visitante que será usada apenas para acessar a internet.
Cada escolha que fazemos é uma pequena revolução.

Offline Naseko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
  • Guardião do Kernel
    • Ver perfil
Re: Senha de superusuário e root
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2011, 18:44 »
Não tem perigo deixar uma conta totalmente sem senha mesmo que seja a de visitante? Desconsidere perigos que venham da vida real.
Cada escolha que fazemos é uma pequena revolução.