Autor Tópico: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit  (Lida 99520 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #15 Online: 13 de Outubro de 2012, 20:36 »
É uma boa ideia mesmo criar o blog, ou poderia pegar os tutoriais e passar para pdf, pq como vc citou, é muito fácil de dar erro aqui no fórum e a gente perder tudo. Só q vai dar mto trabalho editando tudo né.

A faixa 1 são os dados mesmo, eu tocava esses cds de Sega CD em casa, rsrs

Vc sabe se o Gens/GS e o Kega Fusion se encontram em desenvolvimento ainda? Eu dei uma procurada, e parece q eles não são alterados desde a década passada. Parece q existe um projeto do Gens/GS II, vi no sonicretro, mas não dá para achar executável nem os fontes. Eu to rodando aqui no precise os 2, e parece q eles foram feito em gtk, a versão 1 ainda, as janelas de opções e diretórios estão destoando do resto do sistema, vc saberia me falar o por que?

Eu ainda não percebi mta diferença entre os dois emuladores, com exceção de que o Kega emula até o master system e game gear. O Gens/gs emula cada parte do mega drive, inclusive o z80, que é o processador responsável pelo controle de áudio, e responsável também por rodar os jogos de 8 bits por retrocompatibilidade. Já tentei fazer ele rodar forçado as roms de master system e game gear, mas não deu em nada... só o Kega mesmo! Isso que não dá para entender...

Edit: Acabei de perceber uma diferença, em relação ao áudio de CD da emulação de Sega CD. No Gens/gs fica um pequeno ruído de fundo no jogo, dependendo da música chega a incomodar (parece que é proporcional ao volume e dinâmica da música), enquanto que no Kega roda perfeitamente!!! Dá até gosto de ouvir com meu fone Porta Pro.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2012, 21:03 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #16 Online: 13 de Outubro de 2012, 21:20 »
Ola Sergio, eu estava mesmo querendo criar um blog onde colocaria os tutoriais mas somente emulação de games nada de dicas do sistema para nao perder o foco que e a emulação.

Os tutoriais ja estao em PDF eu deixei eles no Minus http://plataoubuntu.minus.com/  junto com as apostilas, eu queria criar algo mais personalizado, somente para emuladores nada tao abrangente como o UBuntu Games, criar um repositorio especifico ondo colocaria as versoes em deb do kega, wahcade,etc.

A faixa 1 são os dados mesmo, eu tocava esses cds de Sega CD em casa, rsrs

Eu tbm!!!

Eu nao sei se estao sendo desenvolvidos ainda mesmo porque ja estao em um nivel muito bom, na epoca que usei o Gens e o Gens/GS eles nao estavam tao perfeitos como o Fusion em roms como Truxton que ficava lento em algumas partes e Elemental Master na apresentação a tela nao ficava correta....mas isso sao detalhes.

Eu ja passei por esse problema com o Kega dele ficar com o tema diferente do resto do sistema....so nao me lembro como acertei isso...ou se ele ficou com o tema errado somente na tela de seleção da rom, quando vc procura no diretorio para abrir uma nova rom mas o resto, a janela principal estava normal.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2012, 10:46 »
Valeu pelo tutorial! To me divertindo muito com Carmen Sandiego. Bons tempos!!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2012, 13:36 »
Platao, olha só o que eu achei:

http://en.wikipedia.org/wiki/Pier_Solar_and_the_Great_Architects

O jogo foi lançado para o Mega Drive/Sega CD incrivelmente em 2010 (dezembro de 2010, quase 2011)!!!  :o Mega drive virando highlander!

Vc já tentou rodar ele nos emuladores? No artigo diz que não é possível rodar, somente no video games mesmo.

Edit: Parece q o jogo vem em duas formas: em cartucho (64 Mbit!!!) e em CD, sendo a versão em CD somente o soundtrack melhorado, ou seja, ele é opcional e vc tem q usar em conjunto com o cartucho!!! Q coisa de doido, é por isso q o emulador não pode rodar isso. Ainda tenho meu Mega Drive/Sega CD/32X, gostaria de testar esse jogo.

Edit2: Hahaha, parece que tem Easter Egg se vc usar o jogo em conjunto com o 32X...

Edit3: Achei mais informação: Jogos novos para consoles bem velhos. Tinha me esquecido, o CD é facilmente achado na net, o próprio site oficial do projeto disponibiliza: http://www.piersolar.com/ps_about_the_game.php. Homebrew é o que há!

Edit4: Caramba, esse jogo se encontra disponível em português também! É a versão Pier Solar and the Great Architects REPRINT_EP Edition (na verdade essa versão vem em Português, Espanhol e Inglês). Cá pensando com meus botões, talvez seja possível rodar esse jogo com o áudio em CD em emuladores, bastasse uma modificação neles. O Fusion não tem o código fonte disponível né Platao? O Gens/gs pelo menos tem... mas até eu aprender...

Edit5: Achei mais informação: Pier Solar And The Great Architects (Mega Drive). Procurei por rom na net, só a versão beta, que é de 2008 (funciona no Kega). A versão definitiva não foi dumpada ainda, os desenvolvedores colocaram um sistema anti-pirataria que fica impossível fazer dump. E mesmo que houvesse a rom, ficaria difícil rodar no emulador, pois me parece q eles colocaram alguns chips a mais além de memória no cartucho, logo o emulador teria que emular esses chips também. Nada mais justo, os caras merecem ganhar alguma coisa pelo feito extraordinário q eles fizeram. Quando tiver grana, tenho vontade de comprar esse jogo.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2012, 17:22 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline bmota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.040
  • um ex-desocupado à procura de ajudar quem precisa.
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2012, 13:43 »
mega drive,bons tempos.......
vou testar esse emulador e lembrar um pouco rsrsrsrs
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2012, 17:24 »
Ola ja tinha ouvido falar do Pier Solar mas nao cheguei a jogar ainda, detalhe do capricho ate nos encartes. O Kega Fusion e gratuito, mas o Steve Snake que e o desenvolvedor, nao esta interessado em abrir o codigo.

Estou procurando algum PPA,SVN ou qualquer outra coisa mais nova, atualizada sobre o Gens GS, vamos ver o que encontro...o Kega na minha opiniao na parte sonora é um pouco melhor que o gens....embora o Gens tenha mais opçoes e nao esta com a interface problematica.

Alguem tem alguma sugestao de como acertar o Kega Fusion? eu estou no Live pen e nao sei se é por isso, mas ele nao esta funcionando bem como deveria...a emulação esta normal como sempre, mas a janela parece que congela ao acessar alguns itens do menu. As vezes tenho a impressao que pacotes antigos vao perdendo a compátibilidade
com a interface com o passar do tempo, ja que o Kega usa o GTK 2.0, no 10.04 o Kega esta normal.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2012, 00:05 »
*Vou adicionar esse pequeno "adendo" na pagina principal  ;)

Estava enfrentando um problema com o Kega Fusion, ao abrir a janela de emulação e clicar nos menus a interface do emulador congelava como se estivesse pausado, mas bastava clicar novamente nos menus e selecionar alguma opção que ele "desbloqueava". Isso ocorre somente no Unity no Ubuntu 12.04, ja que no 11.04 nao lembro de ter tido esse problema.

O erro;



Então eu notei um comportamento estranho do menu global, e depois de alguns testes rodando o Kega pelo terminal e removendo o pacote aappmenu-gtk o erro não ocorreu mais.





Aparentemente nao houve problemas em remover esse pacote, os menus estao normais mas...se alguem passar por algum problema pode reportar, no caso foi removido somente o pacote appmenu-gtk, os outros pemaneceram como estavam e nao aconselho removelos.

appmenu-gtk3 e appmenu-qt

Agora esta tudo como deve ser, o menu nao e mais apresentado no topo da tela e tudo corre bem com esse emulador, pelo que li sobre o Steve Snake desenvolvedor do Kega ele trabalhou para a Sega e em outros projetos tbm...



Platao
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2012, 00:13 »
Esse appmenu é dependência apenas do Kega, ou já estava no sistema antes de instalar o Kega? Medo de quebrar alguma coisa do Ubuntu.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2012, 00:22 »
Ola sergio, esse pacote ja vem pre-instalado no Ubuntu 12.04.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2012, 00:34 »
Solução definitiva para o problema do Kega com os menus;

Eu estou usando o Ubuntu 32bit pelo live pen e constam no sistema para atualizar mais de 300 pacotes, entao nao sei se esse problema que relatei aqui anteriormente do "congelamento" ao acessar os menus ja foi solucionado por algum update.

Re-instale o pacote appmenu-gtk que foi removido pois notei que alguns aplicativos fazem uso dele como o pidgin que depois da remoção desse pacote começou a mostrar os menus na janela ao invez de mostrar na barra superior como é padrao, fora isso nao notei nenhum ponto negativo, ele somente faz a integração dos menus na janela.

No caso do Fusion e de qualquer aplicativo problematico e so executar;

env UBUNTU_MENUPROXY= local do executavel

No meu ficou;

env UBUNTU_MENUPROXY= /home/ubuntu/Fusion/Fusion

E pronto, somente o Kega vai ter os menus na janela ao invez de usar o menu global.





Precisamos editar o atalho para o executavel dessa forma se vc seguiu o tutorial;

cd /usr/share/applications

sudo gedit fusion.desktop

e trocar o comando do executavel para;

env UBUNTU_MENUPROXY= /home/seu usuario aqui/Fusion/Fusion

e esta feito.

referencia; https://wiki.ubuntu.com/DesktopExperienceTeam/ApplicationMenu
« Última modificação: 31 de Outubro de 2012, 17:16 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #26 Online: 01 de Novembro de 2012, 21:55 »
Vc sabe se o Gens/GS e o Kega Fusion se encontram em desenvolvimento ainda? Eu dei uma procurada, e parece q eles não são alterados desde a década passada. Parece q existe um projeto do Gens/GS II, vi no sonicretro, mas não dá para achar executável nem os fontes. Eu to rodando aqui no precise os 2, e parece q eles foram feito em gtk, a versão 1 ainda, as janelas de opções e diretórios estão destoando do resto do sistema, vc saberia me falar o por que?

Acho que teve um desencontro do que a gente estava falando, eu tava falando do que está escrito acima, e não do menu global. Aliás, não tive problemas com isso, tanto o Gens-GS como o Kega rodam sem o menu global do Ubuntu, não precisei mexer em nada.

Platao, não sei qual atualização foi, mas agora os menus e janelas do Kega e Gens-GS voltaram ao normal, está bem integrado ao sistema.

Edit: Acho que não foi atualização, instalei o DraftSight, e ele pede o pacote ia32-libs, e ele acabou instalando um monte de pacotes de 32 bits para sistemas de 64 bits, então acho que um dos pacotes é como uma dependência desses emuladores, mas não estão marcado como tal. Acho que é necessário se ter uma alteração dos .deb do Kega e do Gens-GS, e para isso teremos que descobrir qual pacote é este e entrar em contato com quem faz o empacotamento do Gens-GS e do Kega.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2012, 23:09 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #27 Online: 01 de Novembro de 2012, 22:13 »
Era isso que eu ia perguntar....como meu sistema esta rodando pelo Live-pen que reseta ao rebootar o sistema, queria saber se o problema ainda persistia em um sistema atualizado. Achei interessante essa opção de fazer com que cada programa se no caso vc desejar, use ou nao o menu global atravez do comando descrito.

Vc esta com o 12.04?

experimente o regen tbm;

http://aamirm.hacking-cult.org/www/regen.html

E esse site bacaninha;

http://www.mightymo.net/
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #28 Online: 01 de Novembro de 2012, 22:53 »
Editei meu último post
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Kega-Fusion - Jogando Mega-Drive no Ubuntu 11.04/11.10/12.04 64bit
« Resposta #29 Online: 01 de Novembro de 2012, 22:55 »
Era isso que eu ia perguntar....como meu sistema esta rodando pelo Live-pen que reseta ao rebootar o sistema, queria saber se o problema ainda persistia em um sistema atualizado. Achei interessante essa opção de fazer com que cada programa se no caso vc desejar, use ou nao o menu global atravez do comando descrito.

Vc esta com o 12.04?

experimente o regen tbm;

http://aamirm.hacking-cult.org/www/regen.html

E esse site bacaninha;

http://www.mightymo.net/

Legal, esse Regen emula os fliperamas SC-3000 e SG-1000. Só que não emula o Sega CD e 32X...

Esse outro link, tem só cheat de jogo, é isso?

Eu estou usando o Ubuntu 12.04
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !