Autor Tópico: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n  (Lida 14089 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #15 Online: 08 de Setembro de 2011, 10:02 »
Beleza!!! Já estou usando meu roteador!!! :D
só falta agora meu note em breve pra testar o sinal,já que atualmente só tenho o PC e divido minha net com um sobrinho por cabos.

 Mas eis aqui mais uma dúvida:tenho aqui um modem em modo bridge (SpeedStream 4200 ) e um roteador  (TP Link WR 941 ND),o problema é que eu não consigo ter acesso a interface de configuração de ambos ao mesmo tempo (aquele processo em que digitamos o IP do aparelho no navegador pra entrar dentro do mesmo)

Pra eu ter acesso à interface de configuração do roteador basta manter a instalação normal,pra ter acesso à interface de configuração do modem eu tenho que desplugar o cabo de rede que fica ligado no roteador e ligá-lo diretamente ao modem.

Antes quando meu modem era roteado eu tinha acesso às duas interfaces ao mesmo tempo,agora que o modem está em modo bridge (como tenho o roteador TP Link não há necessidade do modem roteado) eu tenho que desplugar cabos daqui e ali de vez em quando para alternar em às duas interfaces de configuração (modem e roteador).

Gosto de ter acesso ao modem porque gosto de monitorar os parâmetros da ADSL (SNR e atenuação),se tivesse alguma maneira de se visualizar esses parâmetros pelo roteador o problema estaria resolvido, pena que não dá.

Existe algum meio pra que eu volte a ter acesso fácil às duas interfaces ao mesmo tempo sem voltar a sacrificar o pobre modem em modo roteado? ( em tese todo modem foi projetado pra trabalhar em modo bridge,o roteamento é só um quebra galho que só deveria ser usado em caráter temporário)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2011, 10:04 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #16 Online: 08 de Setembro de 2011, 10:16 »
Citar
Mas eis aqui mais uma dúvida:tenho aqui um modem em modo bridge (SpeedStream 4200 ) e um roteador  (TP Link WR 941 ND),o problema é que eu não consigo ter acesso a interface de configuração de ambos ao mesmo tempo (aquele processo em que digitamos o IP do aparelho no navegador pra entrar dentro do mesmo)
Sim, é assim mesmo. A solução pra isso é pouco prática: conectar-se diretamente ao modem quando quiser consultar os parâmetros da linha.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2011, 10:25 »
Pois é Zekkerj, esse é que o problema, a solução lógica seria essa mesma, mas é não é nada prática além de ser desconfortável. :-[

Só resolvi postar na esperança remota de ainda conseguir encontrar uma solução mais prática através de outros usuários, mas parece que não tem jeito mesmo...

Mas de qualquer jeito obrigado pela postagem, quem tiver mais sugestões, estou aberto a recebê-las. :)
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #18 Online: 12 de Setembro de 2011, 13:31 »
Bom amigos,mudando um pouco o rumo da prosa, o negócio agora é controle de banda,alguém aí usa esse roteador (tp-link-wr941nd) e faz controle de banda com ele?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e o roteador Tp-link TL-WR941nd 802.11n
« Resposta #19 Online: 20 de Setembro de 2011, 03:09 »
Bom galera do linux mais amado do planeta, vamos lá a um balanço do tópico: Quanto à configuração do meu TP Link WR 941 ND a configuração foi fácil,dá sim pra configurar através do navegador (ou seja,tanto faz está no Ubuntu ou no Windows ou em qualquer sistema),ele vem com um CDzinho de configuração que roda só no Windows,porém como eu disse ele não depende só do CDzinho, pra quem usa o Ubuntu dá pra configurar via navegador do mesmo jeito que faria com o CDzinho usando o sistema de Bill gates.

Tutoriais em vídeo sobre instalação e configuração pra começar a usar:

http://www.youtube.com/watch?v=y8IV85bGkh0

http://www.youtube.com/watch?v=RFv2Dh3wOH4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=lJbDj4zkJdk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=FIre4Ct5_wA&feature=fvwrel

Observação: O navegador mostrado nos tutoriais é o famigerado Internet Explorer, porém não precisa ser exatamente através dele, do mesmo jeito dá pra fazer a mesma coisa com Firefox, com o Chrome, com o Opera, enfim, você é quem manda.  ;)


Quanto ao meu desejo de acessar ao mesmo tempo às interfaces do modem em modo bridge e do roteador não teve jeito,pra acessar o modem e patrulhar de vez em quando o parâmetros da minha conexão ADSL só ligando mesmo o PC diretamente no modem como zekkerj aconselhou (fazer o que não é mesmo?), depois de consultado o modem voltar a conectar o roteador da maneira como se deve.

Quanto ao controle de banda eu consegui implantar seguindo a seguinte orientação:

Vá na guia DHCP > Adress reservation

Coloque o MAC Address da sua placa de rede e o IP que seu computador deve receber,caso não saiba preencher esses campos a dica é conectar os computadores que você quer reservar banda e ir lá em DHCP e depois em DHCP clients list,anote num papel o MAC address e o IP que o roteador reservou para cada máquina e use esses dados para preencher voltando lá no Adress reservation e começando a configuração a partir do botão "Add New"

Seus computadores sempre terão esses IPs.

Limite a banda desse IPs conforme abaixo:


Acesse Bandwidth Control --> Control Settings, habilite a opção "Enable Bandwidth Control" (não deixe de marcar se não o resto da configuração não funcionará), coloque as informações de tipo e velocidade de up/down totais de acordo com sua velocidade contratada,no meu caso aqui os campos pedem para serem preenchidos em kbps e não em MB, levando em consideração que cada 1MB é igual a 1024 kbps então é só fazer os cálculos de acordo com que você tem de banda total disponível e clique em Save.

Acesse Bandwidth Control --> Rules List,Add New e adicione as regras para os dois computadores (por exemplo):

PC1: Range: 192.168.1.100 - 192.168.1.100
Port Range: deixa em branco
Protocol: ALL
Egress Bandwidth: Min e Max de upload de acordo com sua vontade (em kbps)
Ingress Bandwidth:Min e Max de download de acordo com sua vontade (em kbps)

PC2: Range: 192.168.1.101 - 192.168.1.101
Port Range:deixa em branco
Protocol: ALL
Egress Bandwidth: Min e Max de upload de acordo com sua vontade (em kbps)
Ingress Bandwidth: Min e Max de download de acordo com sua vontade (em kbps)


Puxa vida,apanhei demais pra fazer isso funcionar no "peito e na raça" já que ajuda em fóruns ou um tutorial que fale sobre configuração de controle de banda através roteadores na web é muito raro. :)

Valeu galera ubuntu,até mais.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 12:31 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!