Author Topic: Esconder directório "Desktop"  (Read 4043 times)

Offline Daft

• Usuário Ubuntu
  • *
    • View Profile
Esconder directório "Desktop"
« on: 29 de July de 2006, 14:31 »
Olá amigos,
Venho do KDE onde sei resolver esta questão mas no Gnome não.
Gostaria de ocultar o directório "Desktop" que se encontra no meu directório pessoal (/home/meu_nome/Desktop).
Renome-á-lo para ".Desktop" não dá porque o sistema volta a criar o directório "Desktop" e ficam os dois.
Agredeço toda a vossa ajuda. Estou em Ubuntu 6.0.6 com o Gnome 2.14.
Obrigado

Offline Daft

• Usuário Ubuntu
  • *
    • View Profile
Re: Esconder directório "Desktop"
« Reply #1 on: 01 de August de 2006, 15:49 »
(Não acredito que ninguém não soubesse mas também não quero acreditar em má vontade da comunidade...). Entretanto descobri.
É assim: echo "Desktop" >> ~/.hidden
Nunca tinha ouvido falar nisto, confesso. Já agora, se alguém souber, como é que se desfaz?
Obrigado

Offline mrbin

• Usuário Ubuntu
  • *
    • View Profile
    • somnium
« Reply #2 on: 01 de August de 2006, 18:03 »
Com ele escondido, dá pra acessá-lo pelo Gimp, por exemplo, se eu salvar uma imagem no Desktop?

E porque vc quer desfazer? Não ficou bom?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Daft

• Usuário Ubuntu
  • *
    • View Profile
« Reply #3 on: 05 de August de 2006, 09:16 »
Sim, dá para continuar a aceder aos ficheiros do Desktop porque este directório de facto não desaparece. O Nautilus apenas o esconde na vista normal apesar do nome não se iniciar por um ponto.
Verifiquei que o comando utilizado mais não criou que um ficheiro oculto (este sim iniciado por ".") chamado .hidden com o nome do directório a esconder "lá dentro".
Está perfeito. Era isto mesmo o que eu queria e não quero desfazer embora para o fazer suponha que baste eliminar o tal ficheiro chamado .hidden.
Estamos sempre a aprender em Linux o que já não sucede noutros SO que se propõem fazer tudo por nós (e depois não fazem nem metade do que o Linux é capaz). O que sucede é que nem sempre é fácil encontar as respostas.

Offline mrbin

• Usuário Ubuntu
  • *
    • View Profile
    • somnium
« Reply #4 on: 14 de August de 2006, 00:10 »
Mas agradeço pela sua pesquisa! Nunca tinha pensado em esconder a pasta Desktop, e acho que vou fazê-lo. Pelo jeito, a pasta Home fica mais organizada sem o Desktop aparecendo.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline Lamego

• Usuário Ubuntu
  • *
    • View Profile
« Reply #5 on: 14 de August de 2006, 05:02 »
Daft,
o comando:
Code: [Select]
echo "Desktop" >> ~/.hiddenCria um arquivo de nome .hidden e com a lista de pastas/arquivos que o Nautilus não deve mostrar (no seu caso "Desktop") .
Se quizer desfazer basta remover esse arquivo (.hidden) (no Nautilus, carrega em CTRL-H, para ver o arquivo).
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu