Autor Tópico: Wah!cade - Configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 11.10 12.04LTS 64bits  (Lida 299123 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2011, 23:45 »
Quantos dias você passou para fazer esse tutorial???
 :o :o :o :o

Parabéns platao, sempre com conteúdos importantes em "áreas" diversificadas, hehe.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #16 Online: 16 de Outubro de 2011, 01:10 »
Ola Andry, que bom que vcs gostaram, esse tuto nao fiz ele todo.....bom praticamente tive que rever tudo, eu usei como base um outro tutorial para Windows do GuiadoHardware que infelizmente nao esta mais disponivel, e adaptei para o Ubuntu, ja que nao vi nada assim detalhado para o Linux como no artigo original.....nao sei se aquele artigo que usei e o original....nao parece, mas deu muito trabalho. Se vcs quiserem, eu ainda tenho em pdf o tutorial Windows, disponibilizo pra vcs.

        Link1 - http://www.megaupload.com/?d=NDD520W8
        
        Link2 - http://www.easy-share.com/1AEACB061FAE4A5F8BE5C32244077D68/Tutorial
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 14:25 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Dissection

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2011, 11:14 »
impressionante esse seu tutorial, muito bom mesmo.
eu uso o mame a muito tempo, e acho que nunca tinha visto um tutorial assim tão detalhado voltado para Linux.
esse seu tutorial realmente vai ajudar muitas pessoas que tem interesse em jogar no Mame mas nunca conseguiram,
meus parabéns.


obs:
não sei se vai ser de grande ajuda mais existem outros vários frontends voltados para o Mame,
mas existem pelo menos dois outros grandes frontends o QMC2 e o M+GUI, os dois são muito bons e o QMC2 ainda funciona com o Mess.

QMC2 : http://qmc2.arcadehits.net/wordpress/
M+GUI: http://forums.bannister.org/ubbthreads.php?ubb=showflat&Number=59649#Post59649

fica ai a dica.


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #18 Online: 16 de Outubro de 2011, 12:52 »
Ola Dissection, otima dica esses outros dois front-ends, um eu ja conhecia e e bem parecido com a versao Win do Mame32, o outro nao conhecia ainda, parece ser bem insteressante.

Optei pelo Wah!cade porque na verdade estava querendo uma maquina Arcade mesmo, entao minha intenção era de nao colocar Windows para rodar nela.....e sim o Ubuntu, seria no caso a versao 8.04 por causa da maquina que eu tenho para colocar no gabinete usa placa de video ATi Radeon 9600pro antiga, que a partir da versao 9.04 devido as mudanças no novo X a ATi nao atualizou mais os drivers de video para ter aceleração 3D plena.....

Estou pensando ainda em fazer uma versao ultra "slim" do 8.04 usando a instalação minima do Ubuntu e so adicionar os pacotes de suporte e retirar todo o resto, para ficar o maximo cusmomizada possivel, mas isso vai demorar um pouco.

Atualizado no Tuto;

*Mais dois front-ends
*Agradecimento e creditos ao criador do Tuto para Windows
*Inserido imagens dos dois novos front-ends
*Download do tutorial para Windows

« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 13:02 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2011, 08:36 »
Platão...
Obrigado pelas respostas, vou tentar testar agora com os seus pacotes, para ver se muda minha sorte...

Cara só pra constar, TU É O Maximo, mesmo que ainda não funcione para mim, eu tinha uma máquina windows só para rodar o mame... coisa que assim que eu aprender onde to errando, ela vai ser erradica.

Vou testar agora pela manha e depois do almoço posto os resultados aqui.

Valeu cara.



OBS: sim eu andava meio sumido, na verdade, troquei de empresa e as politicas de acesso eram diferentes... até uns dias atraz, talvez agora eu consiga me tornar ativo novamente =)
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 17:52 por platao »
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2011, 13:20 »
Ola sorboou, conseguimos reunir uma galerinha bacana aqui no forum, acho que nao tem erro, se desejar fazer por partes, primeiro instala o Mame pelo repositorio, esse repositorio tem uma versao do Mame propria para o Ubuntu e roda o comando, se aparecer aquela tela inicial do Mame como foi reportado ai nas imagens e mensagens anteriores entao ja e meio caminho andado, esta funcionando. ;)

Lembrando que vc pode instalar tbm o SDLmame, so que o tutorial nao vai servir totalmente....pois ele instala as pastas e executaveis em locais diferentes, assim como o Xmame, o "problema" do Mame e que ele cria muitas pastas e as versoes diferentes criam em outros locais do sistema, é ai que gera a confusao.....entao decidi pegar o do repositorio e seguir somente com ele, porque esta sempre atualizando de versao, seja ela a instavel ou estavel, pelo menos uma vez por mes na versao estavel o mame e atualizado para a versao corrente mais nova, entao recomendo manter esse repositorio e essa versao do mame.

O efeito colateral de se ter sempre a mais nova versao e que aos poucos as suas roms vao parando de funcionar, porque vao sendo atualizadas e redumpadas obrigando alem de vc atualizar o mame, atualizar tbm o seu set de roms porque como reportei, elas param de funcionar. mas isso leva muito tempo e depende tbm do sistema, como por exemplo o CPS-2 da Capcom foi totalmente emulado, entao provavelmente nao haverá mais correção nesse set.

Se vc observar no repositorio adicionado a source ha duas versoes do Mame;



Como reportei ha duas versoes disponiveis no repositorio, a recomendada pelo repositorio que é a mame e o SDLmame tbm esta disponivel, como disse anteriormente se vc isntalar essa versao SDL o tutorial nao vai servir por completo, acho interessante vc pegara o jeito seguindo o tutorial e depois quando vc descobrir que é facil ;) dai partir para outras instalações, como a SDLmame, Xmame, etc.

No wah!cade vc pode seguir a dica de isntalar o .deb oficial para que ele instale as dependencias pra vc, depois remova sem remover as dependencias, baixe o .tar com a versao com as correçoes mais atual, com suporte a exibição de "previews" dos games, lembrando tbm que é insteressante no tutorial instalar os arquivos de suporte recomendados para audio,video e joystics.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 13:31 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #21 Online: 17 de Outubro de 2011, 18:10 »
funcinou... funcionou

atualizei para o 11.04 e funfou beleza... em casa verifico se meu controle arcade funfa ( feito com um de xbox )


to tendo certa dificuldade ainda para afinar a configuração, mas no geral ta tudo muitooooo bom



Valeu valeu valeu
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #22 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:33 »
bom, funcionou, ficou muito bom... agora eu estou tentando vencer outro problema....

Eu fiz um controle arcade usando um controle de xbox, o problema é que na interface grafica do ubuntu ele simplesmente manda o mouse para a esquerda.... sem retorno, tranca ele no canto....

dentro do gmemeui ou do wahcade, ta tranquilo... é só quando estou "usando" o computador como computador =)
mas acho que tem a ver com drives ou algo assim relativo ao controle, e não ao mame em si =)

vou ver isso e depois posto aqui, para adicionar no tutorial, pois outros podem ter o mesmo problema.

só para constar uma burrada que fiz, eu corrompi a lista de jogos do wahcade. Eu comecei a alterar o nome dos jogos que apareciam na lista ( por que tinham o nome da room e não do jogo ) e entre um salve e outro ele fechou inesperadamente e corrompeu a lista em determinado ponto, agora dos 90 jogos que eu tenho aparece uns 10...

mas estou trabalhando nisso, não se preocupem, daqui a pouco temos um troubleshoot aqui....
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #23 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:48 »
Ola sboorbou,

Dê um google para => linux joystick

Voce vai encontrar os drivers.

Este e um deles => http://qjoypad.sourceforge.net/

[]'s

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #24 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:39 »
Sobre a lista de jogos do Wahcade.

achei a resposta aqui ===> http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-563356.html

Dentro do WahCade aperto 2, vou até "Game List Options" e então aperto 1 e então vou até "Generate List" e aperto 1 novamente .

um problema resolvido, agora vamos aos outros =)
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:21 »
Heheheh....Sborbou no tutorial ja fiz menção a isso(esc sai do game e se pressionado novamente sai do front-end, tecla numerica 1 inicia e tecla numerica 2 abre as configuraçoes) ;) tem muita coisa que da para ajustar, as opçoes de personalização sao grandes.

Como ficou o Gmameui ai na sua maquina? ficou com icones faltando? No 11.04 alguns icones do front-end ficaram errados aqui...siimplesmente desapareceram ficando uma tarja preta no lugar......

Outra coisa que queria entender e como mudar as fontes e tbm como adicionar um som caracteristico ao mover o joystic para cima e para baixo no Wah!cade, quando escolhemos uma game a ser jogado....ou ainda como adicionar uma som tbm ao escolher o game, quando apertamos a tecla numerica 1......acho que tenho uma base de onde começar a procurar.... sera que no layout?

sobre o joystick talvez sirva http://www.playdeb.net/software/rejoystick

Muitas informações podem ser conseguidas no forum do Wah!cade http://www.anti-particle.com/forum_phpbb3/viewforum.php?f=2&sid=8041f35a608618f25a607efa28b183ab

PS: estou pensando em fazer um tutorial simples para o Super Nintendo(Zsnes e Snes9x-gtk para 11.04 e 11.10 64bits) o que vcs acham?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 15:21 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2011, 20:17 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2011, 11:32 »
*adicionado descontração com Angry Video Game Nerd(AVGN)
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #28 Online: 19 de Outubro de 2011, 16:09 »
Boas?
Conseguiu usar o Gngeo no wahcade?
Acho que precisa de alguns ajustes finos na configuração...
ele carrega as rooms, mas não abre nenhuma... porem usando o Xgngeo funciona normal.
Acho que tem a ver com os arquivos .ini que o wahcade usa,,, pra abrir os emuladores e talz.

Se alguem tiver sorte ai adicionado emuladores não padrão, por favor, posta ai o resultado.


eu consegui colocar tranquilo os de Nintendo64, Snes, Mame e o mednafen pra rodar.


P.S> Platão, sinceramente, você é o cara.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Wah!cade - Instalando e configurando Mame+Wah!cade no Ubuntu 11.04 64bits
« Resposta #29 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:52 »
Sboorbou nao cheguei a usar o Xgngeo porque o Mame ja emula todas as roms do Neo-Geo com perfeição, se eu nao estiver enganado tbm o Xgngeo so trabalha com as roms com a extensao . rom que e diferente das do mame que sao .bin entao nao me intressei em manter duas versoes do mesmo game, quanto aos parametros de uma olhada nos sites dos grandes front-ends como o Maximus Arcade, Hyperspin, etc geralmente eles tem os parametros la de inicialização de todos os  emuladores, em linha de comando.

Se vc quiser fazer um Mini-tutorial de como adicionar outros emuladores que vc conseguiu incorporar no Wah!cade posta aqui que eu coloco junto com o topico principal, vai ser interessante. ;)

PS: Oha eu criando um layout ai!!! ahahahah muito bacana esse editor, vc passa horas ajeitando ;D as coisas.



Terminei hehehehe fiz baseado no bloodcade veja como ficou, com direito a filminho preview do game ainda....:) chega a ser quase uma terapia esse editor hahahhha muito bom de mexer.

« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 01:42 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997