Olá, galera gamer.
Venho mais uma vez ao forum ubuntu pedir ajuda, desta vez para conseguir rodar o bendito ScummVM.
Configuração do Notebook:
Toshiba Infinity - IS1451
Processador Core 2 DUO
2GB de RAM
De acordo com lsmod (apenas o trecho com algumas informações de som, não sei se servem para solucionar o problema):
...
snd 59236 12 snd_hda_codec_conexant,snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_hwdep,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_seq_oss,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
yenta_socket 24296 1
tifm_core 7832 1 tifm_7xx1
rsrc_nonstatic 11644 1 yenta_socket
pcmcia_core 36592 3 pcmcia,yenta_socket,rsrc_nonstatic
ip_tables 11692 3 iptable_nat,iptable_mangle,iptable_filter
lib80211_crypt_tkip 8636 0
soundcore 7264 1 snd
parport 35340 2 ppdev,lp
snd_page_alloc 9156 2 snd_hda_intel,snd_pcm
...
Meu sistema é o Ubuntu 9.10
Enfim...
Baixei o ScummVM através do Synaptic, tudo bonito. Foi rodar o Monkey Island (o primeiro da série) e Apareceu a tela inicial da Lucas Arts e o programa fechou. Tentei várias vezes com várias opções e nada. Mandei remover essa versão baixada pelo synaptics.
Resolvi baixar o fonte e compilar. Baixei as dependências, seguindo instruções do README, e mandei um
./configure
e eis o resultado:
Running ScummVM configure...
Looking for C++ compiler... g++
Checking for compiler version... 4.4.1, ok
Checking for whether -Wglobal-constructors work... no
Checking endianness... little
Type with 1 byte... char
Type with 2 bytes... short
Type with 4 bytes... int
Compiling for x86... yes
Checking hosttype... linux-gnu
Alignment required... no
Checking whether to have a verbose build... no
Checking whether building plugins was requested... no
Checking for Ogg Vorbis... yes
Checking for Tremor... no (Ogg Vorbis/Tremor support is mutually exclusive)
Checking for FLAC >= 1.0.1... no
Checking for MAD... no
Checking for ALSA >= 0.9... yes
Checking for PNG >= 1.2.8... yes
Checking for libtheoradec >= 1.0... no
Checking for SEQ MIDI... yes
Checking for TiMidity... yes
Checking for zlib... yes
Checking for libmpeg2 >= 0.3.2... no
Checking for libfluidsynth... no
Checking for readline... skipping (text console disabled)
Checking for OpenGL... no
Checking for nasm... /usr/bin/yasm
Building translation support... yes (with runtime language detection)
Backend... sdl, assembly routines, 16bit color, HQ scalers, MT-32 emu, Indeo3 decoder
Looking for sdl-config... /usr/bin/sdl-config
Engines (builtin):
SCUMM [all games]
AGI
AGOS [all games]
Cinematique evo 1
Cinematique evo 2
Dragon History
Drascula: The Vampire Strikes Back
Gobli*ns
Groovie
Hugo Trilogy
Legend of Kyrandia
Lure of the Temptress
MADE
Mohawk
Parallaction
Flight of the Amazon Queen
SAGA [ITE] [IHNM]
SCI
Beneath a Steel Sky
Broken Sword
Broken Sword II
Teen Agent
Tinsel
Toonstruck
Touche: The Adventures of the Fifth Musketeer
Bud Tucker in Double Trouble
Engines Skipped:
Groovie [Groovie 2 games]
Legend of Kyrandia [Lands of Lore]
The Last Express
M4/MADS
Mohawk [Where in Time is Carmen Sandiego?] [Myst] [Riven: The Sequel to Myst]
SAGA [SAGA 2 games]
SCI [SCI32 games]
Broken Sword 2.5
TestBed: the Testing framework
Ringworld: Revenge Of The Patriarch
Creating config.h
Creating config.mk
como manda o figurino, mandei um make, e lá foi ele compilar.
Alguns minutos depois, executei o programa pelo terminal e apareceu o seguinte:
ALSA lib pcm_hw.c:1500:(_snd_pcm_hw_open) Unknown field mmap_emulation
ALSA lib pcm_dmix.c:1008:(snd_pcm_dmix_open) unable to open slave
WARNING: Could not open audio device: No available audio device!
WARNING: You are missing the 'translations.dat' file. GUI translation will not be available!
WARNING: Could not find theme 'scummmodern' falling back to builtin!
blz, selecionei o Monkey Island e mandei começar. Igual com o baixado no synaptics, aparece o logo do Lucas Arts e o programa encerra, gerando a seguinte mensagem:
User picked target 'monkey' (gameid 'monkey')...
Looking for a plugin supporting this gameid... SCUMM Engine [all games]
Starting 'The Secret of Monkey Island'
WARNING: Sound initialization failed. This may cause severe problems in some games!
WARNING: Sound mixer initialization failed!
WARNING: MIDI driver depends on sound mixer, switching to null MIDI driver!
scummvm: audio/mixer.cpp:228: virtual void Audio::MixerImpl::playStream(Audio::Mixer::SoundType, Audio::SoundHandle*, Audio::AudioStream*, int, byte, int8, DisposeAfterUse::Flag, bool, bool): Assertiva `_mixerReady' falhou.
Abortado
Fui a vários foruns, segui intruções, instalei pacotes e nada.
Resolvia apelar para vocês.
Alguma dica de como posso resolver?
Agradeço desde já.