Autor Tópico: problema, não inicia no modo grafico  (Lida 4134 vezes)

Offline Marcus VBP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 355
  • Anuncie aqui!
    • Ver perfil
    • http://www.marcusvbp.com.br
problema, não inicia no modo grafico
« Online: 30 de Outubro de 2005, 09:40 »
e ae pessoal, blz?
esse problema que eu vou descrever aqui nãoi eh meu, eh de um amigo q instalei o Ubuntu na csa dele ontem de manhã, e quando foi à noite, ele ja tava com um monte de coisa sem funcionar, hehheheh

revolvi me anteceder a ele, pra coletar o maior numero de respostas possiveis antes q ele acorde, heuahuea

a maior parte delas foi resolvida, mas tem 1 que nao consegui resolver. o ubuntu dele ta iniciando no modo de texto, e ele tem que digitar "startx" para iniciar o modo grafico.

o ledstyle deu umas dicas ae, mas nao revolveu.

pessoalmente, desconfio que ele tenha instalado os drivers de video da Nvidia como manda o Guia não oficial, mas provavelmente deu algum erro no xorg.conf. eh o que eu desconfio.

o que vcs acham q pode ser? digam a resposta junto também :)

abraços.

Offline wbalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
problema, não inicia no modo grafico
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2005, 07:24 »
:oops:

Tive o mesmo problema por aqui ....  :x

E não consegui voltar ao X, solução desesperada foi reinstalar  :roll:

Agora vou seguir essa dica http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1286&highlight=nvidia

Diogo

  • Visitante
problema, não inicia no modo grafico
« Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2005, 08:28 »
Aqui ficam alguma teoria e algumas sugestões para alguém que volte a ter este problema. Pode ser que ajude. Se não funcionar, digam, pode ser que alguém consiga ajudar com outras dicas, pois cada caso é um caso.



Normalmente só tens que mudar uma linha do ficheiro /etc/inittab


O Debian e os seus derivados não cumprem integralmente o standard dos run level do System V, porque normalmente só no run level 5 é que o sistema arranca o X durante o boot e em Debian ele faz isso no 2 se o X estiver instalado.


Por omissão o ficheiro tem as seguintes linhas e vai arrancar o X:
Citar

# The default runlevel.
id:2:initdefault:



No entanto se ele não o fizer com run level 2 então deve fazer com o run level 5. Para modificar para o run level 5, só tens que substituir o 2 pelo 5, naquela linha. Se ainda assim, não funcionar, é porque há algum problema, que pode ser apenas um "problema", como por exemplo terem desinstalado o GDM (Gnome Display Manager).

Para que tudo funcione como é esperado do Ubuntu convém manter o pacote ubuntu-desktop instalado. Ao instalares esse pacote, todos os pacotes de software que fazem parte do Desktop do Ubuntu por omissão vão ser instalados.






cumprimentos a todos!