Autor Tópico: Faça backups no Ubuntu 11.04 facilmente com o Déjà Dup  (Lida 3457 vezes)

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Faça backups no Ubuntu 11.04 facilmente com o Déjà Dup
« Online: 03 de Julho de 2011, 22:38 »
Faça backups no Ubuntu 11.04 facilmente com o Déjà Dup

Nos dias de hoje, não há motivos para não realizar backups nem que não seja aos dados mais sensíveis e pessoais. Os discos externos estão baratos, as pen’s já acolhem grandes quantidades de informação e os serviços disponíveis na cloud (ex. Amazon, Dropbox), permitem que qualquer utilizador faça backup gratuitamente. O que falta?

Considero que a principal barreira de nos dias de hoje não se fazerem backups é mesmo a “preguiça”, pois as aplicações já simplificam quase tudo. Hoje apresento-vos uma dessas ferramentas: Déjà Dup

A aplicação Déjà Dup permite realizar facilmente backup mas também de os repor em caso de necessidade. Com um interface bastante simples, o Deja Dup possui um conjunto de características e funcionalidades que fazem desta aplicação um utilitário a ter sempre à mão, pois nunca se sabe quando podemos ter um azar e perder a informação armazenada na nossa máquina.

Principais características

    Suporte para cópias de segurança locais ou remotas, incluindo a Amazon S3
    Cifra e comprime os dados a transferir
    Cópias de segurança incrementais, permitindo-lhe restaurar a partir de qualquer cópia de segurança em particular
    Agendamento de cópias de segurança regulares
    Integra bem com ambiente gráfico GNOME

Como instalar no Ctrl+Alt+T e digita:

sudo add-apt-repository ppa:deja-dup-team/ppa
sudo aptitude update
sudo aptitude install deja-dup


ou download: Déjà Dup 15.1.tar.bz2  Link: http://www.mediafire.com/?bzns7na1gk06r7i

ou já disponível na Central de programas do Ubuntu  ::)

Depois de instalado, basta ir no nautillus e digitar Ferramenta de Backup Déjà Dup e para o Amazon S3 digita Preferências do Déjà Dup Backup.

Aparecerá uma simples janela, onde o utilizador deverá indicar se pretende fazer um Restore (restauro de dados) ou um Backup.

Carregando em Editar—>Preferências (Amazon S3 digita Preferências do Déjà Dup Backup), o utilizador tem ao dispor um conjunto de opções que permitem por exemplo definir onde realizar o backup, encriptar os dados durante as transferências, agendar os backups, entre outras.

Esta é uma ferramenta interessante e leve, que permite a qualquer utilizador realizar backup e a repor os mesmos. Para quem não pretende andar a desenvolver scripts com rotinas para realização de backups o Déjá Dup é uma opção segura e fiável.

Site fonte:
http://pplware.sapo.pt/linux/deja-dup-15-1-faca-backups-no-linux-facilmente/
« Última modificação: 06 de Julho de 2011, 09:50 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline ozin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Faça backups no Ubuntu 11.04 facilmente com o Déjà Dup
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 11:23 »
Ola!
Essa é uma opção realmente fácil, agora confiável...
Estou com um problema gigantesco, ontem resolvi instalar o ubuntu novo, fiz o backup pelo Déjà Dup, tudo certinho, fez o backup, passei o backup pro meu hd externo, formatei o pc, fiz o mesmo com meu netbook que uso pra pós graduação, na hora de voltar o backup, para meu desespero ele não volta, mostra essa msg

Dados inválidos - incompatibilidade de - SHA1 hash para o arquivo:
duplicity-full.20111015T035458Z.vol24.difftar.gz
Hash calculado: bb9aa9a961c5790943213b10599577b909f5426d
Manifest hash: d6b852bb1456cd963c4d87a954dacc3fb71314b9

Detalhe, isso no meu pc e no meu netbook. Meu trabalho da pós, todos meus dados pessoais, TUDO está alí, e ele não recupera nem um arquivinho sequer.
Então gostaria de saber se alguém sabe como fazer pro programa ignorar isso de verificar o hash, pois ele "recuperaria" um monte de arquivos, mas chegando quase no final, ele dá esse erro e trava, e não libera nenhum arquivo do meu backup.
Alguma alma caridosa já passou por isso (ou não) e teria alguma idéia/solução?
Agradeço a atenção desde já!