Autor Tópico: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?  (Lida 8722 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Online: 05 de Outubro de 2011, 19:32 »
Eu uso o Ubuntu desde a versão 9.04. Na época, não atualizei para o 9.10 e quando saiu o 10.04.1 eu formatei o desktop e o instalei a versão i386. Desde então eu o usava normalmente e já tinha me acostumado com o tempo de boot (cerca de 20 segundos).

Ocorre que quando lançaram o 10.04.3, por coincidência, precisei formatar de novo o pc, para reorganizar as partições para a instalação do debian. Então, baixei, mas na versão amd64. Para minha surpresa, ficou absurdamente mais rápido do que antes, com boot em cinco segundos.

Não consigo entender o que mudou ao ponto de apresentar um resultado tão significativo. Além disso, o sistema está bem mais estável do que antes.

Então, fica a pergunta: Com o lançamento dessa revisão 10.04.3 é vantajoso reinstalar o sistema a partir da imagem atualizada, ou essa melhora de desempenho se deve ao fato de ter trocado a versão i386 pela amd64?

Pergunto isso porque no netbook eu tenho instalado o ubuntu 10.04 da época do lançamento e desde então faço regularmente as atualizações recomendadas. E, reparo que o tempo de boot desse netbook é de 25 segundos e o comportamento dele logo após o carregamento é bem lento. Depois que os aplicativos são abertos pela primeira vez a coisa melhora um pouco. Fiquei tão surpreso com o desempenho da reinstalação do pc que estou pensando em fazer mesma coisa no netbook, usando a versão i386 ou mesmo a específica para netbook (embora eu não goste do layout)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2011, 19:41 »
xluisfernando, no notebook um celeron c/ 1GB RAM, que já uso desde o 8.10 rei reinstalando do zero c/ a home separada
usei o programa bleachbit e notei uma certa melhora no desempenho, memória, inicialização
ainda acho que salvo exceções é bom ficar direto nas versões lts, mas acho que depois de um tempo, é bom fazer uso desses utilitários de gerenciamento do sistema
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2011, 23:13 »
Aqui tenho a /home separada. No caso de reinstalar, sei que posso aproveitar a home defini-la como ponto de montagem, sem formatar e perder os dados. Mas, nesse caso, devo excluir as pastas ocultas de configuração?

Uma outra coisa que não entendi é o que muda na revisão 10.04.3 em relação à primeira.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2011, 23:40 »
xluisfernando, sobre as pastas ocultas, tenho 2 links separados p/ testas só qdo sair o ubuntu 12.04lts
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,81914.msg453667/topicseen.html#msg453667
http://ubuntued.info/como-actualizar-a-versao-do-ubuntu-com-particao-home

qto a versão 10.04.3 vou ficar te devendo essa, ñ precisei reinstalar, p/ te falar sobre isso
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2011, 19:01 »
Como a evolução para o 12.04LTS é grande (kernel 2.6.32/3.x.x; Gnome 2.30/3.x) e pelo descrito nos dois links acredito que a opção mais adequada seja eliminar as pastas ocultas e aproveitar o restante.

Já quem altera a versão a cada lançamento possivelmente poderá aproveitar as configurações, pois as mesmas estão mais atualizadas em comparação a quem permanece na LTS
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Creto

  • Visitante
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2011, 19:18 »
Vou apenas te dar um exemplo se por exemplo eu instalar o 11.04 nessa maquina que tem o 10.04.3 e não excluir as pastas ocultas fica parecendo um MS-DOS tudo feio.

T+

clodoaldops

  • Visitante
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2011, 11:44 »
Deixo meu notebook com 4 partições:
sda1...30gb...ntfs... xp
sda2...100gb...ntfs...BKP (documentos, imagens, musicas, videos)
sda3...2gb...swap
sda4...28gb..ext4.../...ubuntu
Sempre faço instalação limpa da nova versão nas sda4
E salvo todos meus dados na sda2.

Offline rruella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.097
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2011, 12:02 »
clodoaldops então vc instala o ubuntu com a home junta?
e depois tem o BKP?
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

clodoaldops

  • Visitante
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2011, 14:36 »
rruella, sim, instalo raiz e /home numa unica partição e depois salvo/copio os meus "arkivos imperdiveis" na sda2/BKP
Meu desktop (DC+4gb/ram+500gb/hd) e deixei assim:
sda1...100gb...windows
sad2...300gb...BKP
sda3...extendia
sda5...30gb.../... ubuntu-lts
sda6...20gb.../... outro linux
Atualmente a sda6 está ocupada pelo fedora15.
Não criei swap pq julgo desnecessario num desktop com 4g/ram.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2011, 17:51 »
Fiz o teste.

Com a /home em partição separada fica muito mais tranquilo. Ao reinstalar a mesma distribuição, basta apenas marcar a partição como /home sem formatá-la e marcar a outra do sistema como ponto de montagem / e formatar para ter o sistema com todas as suas configurações.

Para outra distribuição é preciso ter o cuidado de acessar a partição home pelo live-cd e apagar antes as pastas ocultas de configuração, pois essas configurações podem conflitar com uma distribuição diferente.

No meu caso, até mesmo os favoritos e campos preenchidos do firefox foram restabelecidos.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2011, 16:02 »
Fiz o teste.

Com a /home em partição separada fica muito mais tranquilo. Ao reinstalar a mesma distribuição, basta apenas marcar a partição como /home sem formatá-la e marcar a outra do sistema como ponto de montagem / e formatar para ter o sistema com todas as suas configurações.

Para outra distribuição é preciso ter o cuidado de acessar a partição home pelo live-cd e apagar antes as pastas ocultas de configuração, pois essas configurações podem conflitar com uma distribuição diferente.

No meu caso, até mesmo os favoritos e campos preenchidos do firefox foram restabelecidos.
Certo, mas uma dúvida, atualmente eu to com o 10.10 no pc, mas quero instalar o 11.10 e manter a /home, eu posso manter apenas as pastas ocultas de configuração do chromium e do firefox? E apagar todas as outras? Observação importante: o 10.10 é 32 bits e o 11.10 64 bits
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: ubuntu 10.04.3 LTS: Reinstalação?
« Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2011, 18:55 »
rudregues

O problema de manter essas pastas é uma possível incompatibilidade por causa da versão. Agora, se antes você fizer a atualização dos dois programas para a versão mais atual e ao completar a instalação adicionar os repositórios estáveis dos dois, não haverá problemas.

Como se trata de um pulo (de um ano, do 10.10 para o 11.10), a chance de incompatibilidade é maior e particularmente sugiro que apague sim todas as pastas ocultas. Sei que a pasta oculta do firefox pode ser mantida, desde que você atualize a versão do navegador antes de começas a instalação.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline raymundojr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Reinstalando o ubuntu 10.04 LTS no lugar do 11.10: Reinstalação?
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2011, 16:11 »
Pessoal, estou com o mesmo problema do usuário abaixo nesse outro fórum

coldplay (usa Ubuntu)

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/Reinstalando-1004-no-lugar-do-1110-PROBLEMAS

e não tenho encontrado respostas.

Desde já, agradeço a atenção.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2011, 20:29 por raymundojr »
Amat victoria curam ... C'est la vie!

"Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas, se você não fizer algo, não existirão resultados." - Mahatma Gandhi

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Reinstalando o ubuntu 10.04 LTS no lugar do 11.10: Reinstalação?
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2011, 18:21 »
Pessoal, estou com o mesmo problema do usuário abaixo nesse outro fórum

coldplay (usa Ubuntu)

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-Avancado/Reinstalando-1004-no-lugar-do-1110-PROBLEMAS

e não tenho encontrado respostas.

Desde já, agradeço a atenção.
A Partição /home abriga os arquivos pessoais e configurações de aplicativos em pastas ocultas (que tem nomes começados por . ) Se você formatar o sistema e preservar a /home, como está voltando ao 10.04LTSm o ideal é apagar as pastas de configuração.

Se você fizer como descreveu e tiver o cuidado com as pastas de configuração da /home, não deve haver problemas.

Mas, sinceramente, não vejo sentido em usar partições separadas para /var e /tmp. Na verdade, isso até pode causar alguns problemas, já que você só pode criar até quatro partições primárias (delimitadas no raio do disco) e seria preciso criar partições lógicas (distribuídas ao longo do disco) Naturalmente, uma partição primária é mais segura e apresenta um risco de corrupção menor.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Reinstalando o ubuntu 10.04 LTS no lugar do 11.10: Reinstalação?
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2011, 04:17 »
Naturalmente, uma partição primária é mais segura e apresenta um risco de corrupção menor.
Olá xluisfernando, pesquisei sobre isso mas num encontrei nada dizendo algo sobre. Poderia indicar algum link?
(Me interessei muito por isso, pois costumo instalar algum SO nas partições lógicas)

   [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.