Autor Tópico: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?  (Lida 10703 vezes)

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2011, 09:13 »
Beleza pessoal !!!
Então, também instalei o Ubuntu 11.10 e infelizmente tive alguns problemas na interface gráfica ao tentar remover o Gwibber + Thunderbird (que eu não uso e por isso não preciso tê-los instalados no meu sistema) via Unity. Mesmo os instalando novamente, meu sistema sempre apresentava algum problema irritante na interface gráfica. Mas foi até bom que isso acontecesse... rsrs Siceramente eu nunca gostei muito do Unity, gosto mais do Gnome Shell, e esses problemas foram decisivos para eu criar coragem e habilitar o Gnome Shell no meu Ubuntu 11.10. Hoje estou utilizando o Ubuntu 11.10 com o Gnome Shell e o sistema está "redondinho" e sem o Thunderbird, Gwibber e uma "penca" de programas que eu não uso e que não poderia retirá-los via Unity porque o sistema simplesmente não permitia, e ao forçar a remoção dos mesmos, o sistema ia pro "saco". Incovenientes: O Ubuntu com Unity é mais leve (consumo de ram+processador) que o Ubuntu com Gnome Shell, porém menos estável que o Gnome Shell que está uma "rocha".
Quem quizer experimentar o Gnome Shell ou outra versão do Gnome (Shell, Classic ou Classic 2d) é simples. É só rodar no terminal:
Citar
sudo apt-get install gnome-session-fallback
Feito a instalação, re-logue no sistema e no momento de colocar sua senha, defina o ambiente GNOME, GNOME CLÁSSICO ou GNOME CLÁSSICO (NO EFFECTS), UBUNTU (Unity), UBUNTU (Unity 2D) que estará condicionado a sua placa de vídeo. O Gnome Shell, que eu estou utilizando, é a primeira opção (GNOME).
Respondendo a pergunta do amigo: para mim, instalar o Ubuntu 11.10 mantendo o Unity não compensa (tive muitos bugs na interface gráfica e não pude remover alguns programas que estão vinculados de alguma forma "bizzara" ao "Ubuntu Desktop" e que eu não utilizo). Já instalar o Ubuntu 11.10 e habilitar o Gnome Shell vale muito apena, recomendo fortemente (sistema muito estável, bonito, funcional... enfim, amei !!! rs)
Forte abraço à todos.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 09:27 por RodrigoFSS »

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2011, 09:55 »
Até agora está rodando liso no meu fóssil (vide assinatura); também achei o Unity mais leve, mas usei o GNOME a minha vida toda... tem coisas que me irritam (como por exemplo não conseguir personalizar fontes, cores, ícones e janelas), mas em termos de bug, ainda não experimentei nenhum.
No 11.04, minha placa de som não era corretamente reconhecida e ficava dando uns estalos toda vez que um som tocava; no 11.10 isso não acontece. Agora outra coisa que eu achei ridícula foi colocar meu nome inteiro na barra perto do relógio: pra que então me pediu nome de usuário? rsrsrs
Eu sou um instalador compulsivo e estou sempre testando coisas, vamos ver como o sistema se sai...
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #17 Online: 16 de Outubro de 2011, 09:52 »
HerrSchafer... pc pre-historico vai de de xubuntu e lubuntu... é qustão de tempo p/ o gnome 2.x desaparecer

Linaangel

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #18 Online: 16 de Outubro de 2011, 11:26 »
Estou usando o 11.4 desde o lançamento e está bem funcional aqui, sobre o 11.10 sugiro esperar um tempo pq pq pode ter alguns bugs q serão resolvidos com o tempo, mas pelo q li no tópico oficial os caras estão tendo poucos problemas.

Velho, eu tive problemas com o 11.04, pra fazer apostilas no broffice, tipo, copiar e colar imagens, trabalhar imagens... Não é bom, estou com o 10.04, esse sim, é 100%, mas o wine dessa versão não é muito legal. A família 11 também parecer ser boa em multimídia, tipo vídeos e tal, vou esperar mais posts desse tópico, vamos ver.
VALEU!!!!


Sem querer ser chato e já sendo, e muito menos puxar essa discussão aqui... o BrOffice Writer tem por últimíssima função a edição/trabalho com imagens, ele é um processador de texto. Para fazer esse tipo de material, deveria trabalhar com o Scribus, esse sim, é um paginador que faria a diagramação final dos seus trabalhos.


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!


Com certeza!!! Qndo usava o Win e precisava fazer trabalhos desse tipo preferia mil vezes o Publisher: ficava tudo onde eu "mandava" (...rsrs) e p/ sempre. Com o Scribus é igual. Fazer trabalhos do gênero em editores de texto é como querer ficar em pé em chão ensaboado....dureza!

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2011, 17:37 »
@clodoaldops:
O Xubuntu está quase tão pesado quanto o Gnome; o Lubuntu não roda por conta de incompatibilidade com minha placa gráfica... Mas de qualquer forma, o Gnome roda bem; e eu também não sou fã das firulas tridimensionais do compiz.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline marcpainkiller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2011, 22:25 »
Sabem, no fundo acho que a família 11 é uma evolução, talvez não tão completa... Observem o novo windows, é uma cópia mais colorida do unity. O ambiente unity é tendência, penso assim. Pra que usar ambiente tipo winxp??? Tipo o próprio kubuntu, se temos a evolução no unity? Pena que o linux ainda não é para seres humanos, ele é complexo sim, tem que ter um bom conhecimento em informática e há uma grande dificuldade em instalar certos programas .exe ainda. Mas acredito que evoluções virão. Por hora fico assim, vou atualizar, talvez no próximo LTS ou uns dois meses depois do 11.10, quando a canonical der uma "mexidinha" (que sempre fazem).

Valeu pela ajuda pessoal!!!!!!!!!!!!!!

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #21 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:07 »
há uma grande dificuldade em instalar certos programas .exe

Ainda bem que existe essa dificuldade na instalação de pacotes empacotados na extensão .exe, porque se não, as pessoas iriam querer fazer do GNU/Linux uma gambiarra do Windows, e com isso todos os demais problemas, tipo vírus, spywares, worms, etc, etc e etc.

Penso ainda, que seja uma pena existir o Wine e o Play on Linux... mas fazer o quê, liberdade é isso mesmo...!!!


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #22 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:22 »
"há uma grande dificuldade em instalar certos programas .exe"
Existe o programa pago chamado CrossOver que melhora bem, veja:    http://www.codeweavers.com/products/crossover/

Usuário Linux- 449417

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #23 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:33 »
Instalei o Ubuntu 64, não consegui instalar codecs para mp3, synaptic, audacious, entre outros tantos programas que costumo instalar quando sai nova versão, voltei para o natty e instalei tudo quanto queria, estou muito satisfeito, vou esperar melhor versão.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 18:04 por Joseph »

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #24 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:59 »
Eu não compreendi a razão, mas eles excluíram o Synaptic da instalação. Mas isso é o menor dos problemas:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install synaptic
Pra ser muito sincero, eu não gostei do sistema castrado no quesito configurações; não sou expert, mas também não sou leigo. E outra: mesmo quando eu usava o sistema das janelas, meus desktops sempre foram extremamente customizados; chego no 11.10 e o que me permitem fazer é trocar o papel de parede e escolher entre dois temas (toscos por sinal). Nem o Ubuntu-tweak resolveu o problema (claro, não foi escrito para Gnome 3).

Enfim... eu dei a chance ao Unity mas não me adaptei às restrições nem aos procedimentos nada práticos (um bom exemplo é encontrar programas: pelo menu era bem mais fácil que digitar o nome). E não é porque alguns decidiram que é uma tendência que eu devo me conformar.. rsrs.. afinal, no mundo livre, deveria imperar a liberdade.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #25 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:33 »
Eu não compreendi a razão, mas eles excluíram o Synaptic da instalação. Mas isso é o menor dos problemas:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install synaptic
Pra ser muito sincero, eu não gostei do sistema castrado no quesito configurações; não sou expert, mas também não sou leigo. E outra: mesmo quando eu usava o sistema das janelas, meus desktops sempre foram extremamente customizados; chego no 11.10 e o que me permitem fazer é trocar o papel de parede e escolher entre dois temas (toscos por sinal). Nem o Ubuntu-tweak resolveu o problema (claro, não foi escrito para Gnome 3).

Enfim... eu dei a chance ao Unity mas não me adaptei às restrições nem aos procedimentos nada práticos (um bom exemplo é encontrar programas: pelo menu era bem mais fácil que digitar o nome). E não é porque alguns decidiram que é uma tendência que eu devo me conformar.. rsrs.. afinal, no mundo livre, deveria imperar a liberdade.


Bem, se as modificações te incomodaram tanto, você também tem a liberdade de mudar de sistema operacional, podendo utilizar o Kubuntu, Linux Mint, Mandriva, OpenSUSE, Fedora ou outro qualquer que atenda as suas expectativas/necessidades.


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline mhrhuck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #26 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:48 »
Instalei fazem dois dias e esta rodando bem, quanto ao Office instalei o 2007, sem problema, só ficou com uma cor diferente do que rodava no windows e não consegui ajustar o leiaute dele, mas as funcionalidades estão 100%.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2011, 12:25 »
   Também não curti esse menu, ele é feito pra tela touch screen (portáteis), a propia interface Unity é assim, em desktop acho muito cedo sua implementação, dá muita volta, vc precisa saber o nome do aplicativo para fazer a busca; Imaginem uma pessoa que está iniciando no linux, não conhece bem os aplicativos, que dirá seus nomes.
   Não o acho mais pratico que o menu clássico, deveriam ao menos fazer como o KDE possibilita atualmente alterar do menu Kickoff ou clássico.
   Acho o Unity promissor sim, mas estão querendo acelerar de mais o processo natural de inovação, o Desktop ainda é o de maior uso em casas e empresas, se queriam beleza porque não mudaram esses ícones padrão do gnome ou do ubuntu para algo mais moderno como os do KDE, Mac ou até Windows.
   Ainda e muito cedo para apenas criticar, lembram que criticaram tanto o pessoal do KDE á epoca de sua implementação da serie 4.x.x, mas o Gnome seguiu o mesmo caminho, o KDE levou tempo pra se estabilizar e voltar a ter funcionalidades da serie antiga.

Abraços.

Offline HerrSchafer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sempre aprendendo... isso evita o Alzhimmer!
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #28 Online: 19 de Outubro de 2011, 12:38 »
@jkmsjq :

Ei! Calma! Eu penso que o propósito do tópico é colher o maior número de opiniões sobre o assunto; eu expus a minha. Já experimentei até o Debian puro; experimentar sistemas é comigo mesmo... instalo, uso, meço prós e contras e se não me agrada a fila anda..rsrsr
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

Offline mhrhuck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 - Compensa atualizar?
« Resposta #29 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:25 »
   Também não curti esse menu, ele é feito pra tela touch screen (portáteis), a propia interface Unity é assim, em desktop acho muito cedo sua implementação, dá muita volta, vc precisa saber o nome do aplicativo para fazer a busca; Imaginem uma pessoa que está iniciando no linux, não conhece bem os aplicativos, que dirá seus nomes.
   Não o acho mais pratico que o menu clássico, deveriam ao menos fazer como o KDE possibilita atualmente alterar do menu Kickoff ou clássico.
   Acho o Unity promissor sim, mas estão querendo acelerar de mais o processo natural de inovação, o Desktop ainda é o de maior uso em casas e empresas, se queriam beleza porque não mudaram esses ícones padrão do gnome ou do ubuntu para algo mais moderno como os do KDE, Mac ou até Windows.
   Ainda e muito cedo para apenas criticar, lembram que criticaram tanto o pessoal do KDE á epoca de sua implementação da serie 4.x.x, mas o Gnome seguiu o mesmo caminho, o KDE levou tempo pra se estabilizar e voltar a ter funcionalidades da serie antiga.

Abraços.

Este problema de não saber os nomes dos programas eu sai procurando um a um qdo se clica no icone com o símbolo de "+", assim pude conhecer mais de linux, sendo q. sempre usei o Windows.