Autor Tópico: Instalação do 11.10 [Resolvido]  (Lida 4229 vezes)

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Instalação do 11.10 [Resolvido]
« Online: 13 de Outubro de 2011, 18:10 »
Hoje instalei a versão final do Ubuntu 11.10, minha dúvida é se nessa versão não tem o particionador gráfico, ele não me ofereceu essa opção, eu mandei instalar ao lado do Windows e ele simplesmente instalou no espaço vázio que restava no hd. Nas versões anteriores havia a opção de redimensionar a partição, procurei o Gparted e não achei... me assustei quando ele começou a instalar sem me perguntar nada... :o
Resumindo, a versão 11.10 não tem o partionador gráfico?



[]'s
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 18:11 por luiscarlos »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2011, 18:15 »
Ola Luiz, que eu me lembre sempre houve a opção de particionamento avançado no menu, o gparted nao vem isntalado por padrao vc tem que instalar pelo apt-get via terminal ou pelo software center. se precisar de guias e so pegar na assinatura abaixo, tbm ha topicos falando de particionamento e isntalação.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline #Francisco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2011, 18:31 »
Meu computador ficou extremamente lento após a atualização do ubuntu.

E o banshee, também nao abre mais.

O que pode ter acontecido?

Tenho 4gb de ram, amd x4.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2011, 18:41 »
Platão, na versão 11.10 há sim a opção avançada, eu me refiro ao modo gráfico onde era só  mover as "barras" para especificar o tamanho da partição, nesta versão não há, pelo menos eu acho... Tentei abrir o gparted pelo live como sempre faço para especificar onde o Ubuntu será instalado, mas nesta versão também não há... Fiquei meio perdido porque ele começou a instalação do nada e não tinha a opção de cancelar... Agora estou com 2 partições de 1.3 gb descritas como Swap criadas pelo instalador, na versão 10.04 tinha apenas 1 partição com 600mb pra swap. Sabe me dizer se posso excluir uma dessas para adicionar esse espaço ao sistema?



[]'s

clodoaldops

  • Visitante
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2011, 09:04 »
Escolhi a opção MANUAL p/ instalar o Ubuntu/Kubuntu  sem problemas.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2011, 11:38 »
Aqui qdo instalei selcionei o hd e partição certinha q queria formatar pra instalar, do jeito q sempre foi.
Mas no instalar vc tem q selecionar "Quero algo mais" ou alguma coisa assim, se não ele usa algum esquema automático mesmo.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2011, 13:53 »
Escolhi a opção MANUAL p/ instalar o Ubuntu/Kubuntu  sem problemas.
O jeito agora vai ser esse mesmo...


Aqui qdo instalei selcionei o hd e partição certinha q queria formatar pra instalar, do jeito q sempre foi.
Mas no instalar vc tem q selecionar "Quero algo mais" ou alguma coisa assim, se não ele usa algum esquema automático mesmo.
Então, acho que agora so tem o modo "manual" de particionar, até porque o Gparted não vém no modo live...  :-\
refiz a instalação e não teve jeito, não me ofereceu nenhuma opção de onde instalar, ele ocupa o espaço vázio do hd.



[]'s

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:01 »
Pessoal!!!

Parece que ningueim soubesse que existe uma iso do gparted na internet com inclusive varios outros programas. Eu tenho ela sempre em cd, mas também está para usb.

http://gparted.sourceforge.net/download.php

peguem ela que vale a pena.

Para o amigo digo: Vc teve alguma confusão, pois eu instalei normal com o particionador de sempre. Sobre o feito é so resolver.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:09 »
jopeu, Instalei esta versão 3 vezes já, e nenhuma delas tive a opção de redimensionar partições como havia antes, desconsiderando o modo 'manual'.
A não ser que o instalador apenas ofereça essa opção quando o hd estive totalmente ocupado por outro S.O. Instalei a versão 10.04 a uns dias atrás no mesmo hd por isso notei essa diferença, na versão 10 o instalador me permitiu escolher onde instalar e redimendionar as partições, fora do modo 'manual' ou 'avançado'.



[]'s

Creto

  • Visitante
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:28 »
Amigo estava esperando terminar o download do ubuntu para poder dar uma opinião, aqui sem problema as 3 opções usar o disco inteiro, instalar lado a lado com o ubuntu 1.04.3 LTS Lucid e finalmente a opção "Mais uma coisa", pronto.

Agora te pergunto verificou md5sum? Gravou o DVD em baixa velocidade? O DVD é de boa qualidade?


Teste em outro PC, para ver se ocorre o mesmo erro.

T+

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2011, 16:49 »
e finalmente a opção "Mais uma coisa", pronto.
foi essa opção mesmo q usei.

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:24 »
Se isso so acontece com vc??

ou vc tem um cd com md5sum mal gravado - grave a baixa velocidade
ou vc confundiu-se com alguma coisa. Isso aconteceu varias vezes comigo

faça tudo do zero, devagar, olhando todas as mensagens e opções. Mas antes por favor confira o md5sum. Se vc gravar com o k3b ele lera para vc o md5sum.

Nunca grave no windowns ou nero. Eu pessoalmente confio mais no linux.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:40 »
Antes de mais nada obrigado pela anteção de todos, vamos ver se eu encontro a luz... ;D
Coloquei o Cd novamente aqui e as opções que aparecem são: Instalar lada-a-lado com o Windows, apagar o disco inteiro e por último o modo manual. Escolho a opção instalar instalar lado-a-lado e já começa a copiar o arquivos pro disco (hd) e prosegue a instalação sem que eu especifique nada. No modo manual eu fico meio perdido, não achei a opção "mais alguma coisa"  ??? (Corrigindo oque falei antes, o modo live tem sim o Gparted.)



[]'s

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 531
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:45 »
É no modo manual

vc vai ter que dividir o disco

va devagar sem dar ok até estar seguro, se não da ok não acontece nada.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalação do 11.10
« Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:56 »
É no modo manual

vc vai ter que dividir o disco

va devagar sem dar ok até estar seguro, se não da ok não acontece nada.
Não, não. Meus sistemas já estão todos instalados e devidamente particionados, fiz tudo pelo modo manual mesmo mas eu preferia o modo antigo, era menos trabalhoso. É isso que tô tentando dizer, agora só tem o modo manual.
Quando ia instalar o Ubuntu pra alguém por exemplo gostava do modo de particionamento "gráfico" (onde arrastava as barras), pois era bem simples de explicar...



[]'s
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 18:10 por luiscarlos »