Autor Tópico: Live CD  (Lida 981 vezes)

Offline jbscarva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Live CD
« Online: 14 de Outubro de 2011, 12:19 »
Estou a criar um "Live CD" - Ubuntu based - remasterizado para efeitos investigativos na área da computação forense.

Os problemas com que me deparo prendem-se com o boot, a saber:

O CD tem de correr só em RAM e deve montar todos os devices encontrados como "READ ONLY", isto é deve ser "forensically sound".

Só a "root" e por linha de comandos pode montar qq device como RW.

Qualquer ajuda era bem vinda.
Obrigado

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Live CD
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 12:22 »
Ola

E qual sua dificuldade específica? Seria muito interessante descrever o que já pesquisou sobre o assunto, pois existe vasta literatura, o que evitaria ao forum "reinventar a roda" lhe fornecendo links já visitados.

[]'s

Offline jbscarva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Live CD
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 12:39 »
Obg pela rápida resposta!

O que eu gostava e dado q sou novo no Linux, era de saber que alterações tenho de fazer nos ficheiros de boot e nos scripts de inicialização para aquele objectivo, ie, não montar nenhum dev como RW.
Já pesquisei, como é óbvio, muito sobre o assunto, mas não encontro nenhuma resposta à especifidade desta situação.
O contorno que consegui, por exemplo,foi usar uma dsitro disponível, CAINE 2.5, remasteriza-la e tentar criar 1 novo CD. Contudo, ao adicionar outras aplicações o resultado fica com um tamanho considerável, impróprio par 1 CD e logo, fora dos nossos objectivos.
Assim, se soubesse ao certo onde efectuar alterações, poderia até criar um CD de raiz e personalizá-lo de encontro às minhas pretensões.

Obrigado e cumpts.