Autor Tópico: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?  (Lida 19852 vezes)

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Online: 31 de Julho de 2006, 23:00 »

    Amigos,

    A minha prima possui um Pentium II com 64 Mb de Ram. Um amigo dela resolveu formatar o computador para deixá-lo mais rápido, mas não lembrou de pegar (ou salvar) os drivers antes (placa de som, de vídeo e modem).

    Duas perguntas importantes:
1- dá pra instalar o Xubuntu e rodá-lo com interface gráfica (além de acessar a internet, rodar o Openoffice, etc)?
2- O Xubuntu vai instalar automaticamente os drivers da placa de vídeo, modem e som? Ou terei que encontrar drivers para linux "manualmente" na internet?

    Valeu pela ajuda.   

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2006, 01:06 »
Amigo, e a configuração da placa mãe? Essa é a mais importante. Se for da PCChips com Chipset SyS as chances são enormes de não rodar. Geralmente em Micros tão antigos é melhor rodar uma distribuição com kernel antigo, série 2.4. Ainda tem o lance do Mouse, que pela idade do processador é quase certeza de ser Serial! Bom, se o Xubuntu subir sem problemas, não indicaria usar o OpenOffice com uma quantidade de RAM tão reduzida. Teria que usar o Abiword mesmo.

Trocando em míudos, esse PC  da sua prima precisa de uma distibruição ainda mais minimalista como o Damn Small Linux ou o Vector Linux. Se você tivesse alguém que entendesse de Linux, seria bom colocar Debian a partir de uma instalação básica, ou até mesmo o Slackware.

Edit:

Achei os requisitos mínimos segundo a página de lançamento oficial do Xubuntu:

Para rodar o Live-CD = 128MB de RAM.

Instalado no HD: pelo menos 64MB de RAM, recomendado 128MB RAM. Pelo menos 1.4GB de espaço livre no HD.

https://wiki.ubuntu.com/XubuntuDapperReleaseNotes
« Última modificação: 01 de Agosto de 2006, 01:19 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2006, 17:51 »

   Gallactus,

   Obrigado pela resposta.
   Eu já tinha visto esses requisitos mínimos, mas também já tinha visto em um forum gringo uma maneira de instalar e rodar o Xubuntu sem interface gráfica num computador com as mesmas configurações. Postei aqui para saber se alguém tinha conseguido rodar o Xubuntu com interface gráfica...
   Eu sei um pouco de linux, já que uso Ubuntu, mas está fora de cogitação instalar essas versoes minimalistas, porque a minha prima nao saberia usar.
   Valeu pela ajuda.

Offline osamabinrafa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2006, 14:34 »
Caras eu rodei o Xubuntu 6.06 em um pentium 233 mmx com 64 megas de ram a placa de video eh uma sis 6326 pci, placa de rede rtl 8139d a placa mae era uma pcchips, ele rodou com interface grafica, nao vou falar que ficou a melhor coisa do mundo mais rodou e ta sendo usada por um usuario da empresa.Ele nao tem reclamado do pc e o Xubuntu tem sido uma boa opcao ja que o windows 98 foi descontinuado.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2006, 16:23 »
Muito sinceramente é mais provável que esse sistema rode melhor com o windows98 do que com o xubuntu, o ser descontinutado não tem importância nenhuma desde que funcione bem...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2006, 17:15 »

   Osamabinrafa,

    Qual foi o segredo? Usou alguma instalação especial?

    Lamego,

    Não sei quanto a vc, mas em termos de segurança, prefiro usar o Xubuntu lento do que o 98 rapido, ainda mais se tratando de acesso a internet.

Offline osamabinrafa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2006, 13:45 »
Para falar a verdade so instalei o que o usuario que ia usar a maquina precisava e em termos de seguranca os usuarios da maquina que sao de um setor da empresa literalmente ferraram com instalacoes anteriores com Windows 98SE ja com o linux achei bem mais robusta e menos suscetivel a falhas, o xubuntu versao 6.06 tem uma instalacao basica dele muito boa, eu achei.A partir da instalacao basica e convencional dele fui adequando a empresa, coloquei o cliente do brma, configurei o firefox com os plugins para rodar os sites de consulta que eles precisam e confugurei o ssh para acessar o servidor. Realmente o windows 98SE roda melhor so que nao eh a solucao que resolvemos adotar para a empresa estamos acreditadno e mudando nossa tecnologia e tambem os programs e ferramentas de trabalho, os adequando para linux.Agora estou testando o nubuntu.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2006, 13:53 por osamabinrafa »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2006, 17:48 »
Citar
1- dá pra instalar o Xubuntu e rodá-lo com interface gráfica (além de acessar a internet, rodar o Openoffice, etc)?
Nem pensa em utilizar OpenOffice com 64 MBs, utiliza o abiword ou outro editor mais leve, o OpenOffice é um monstro...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2006, 18:15 »

   Valeu galera pelas respostas.
   Mas mesmo agora sabendo que é possível rodar o Xubuntu, ainda resta um problema (ou três). E os drivers das placas de video, som e modem? Afinal, foi por falta do driver do modem que eu pensei em instalar o Xubuntu.
   Não consegui identificar o modem, ou se consegui, os drivers que achei não eram compatíveis, mesmo usando aquelas ferramentas de identificação do sistema.

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2006, 18:47 »
Citar
   Valeu galera pelas respostas.
   Mas mesmo agora sabendo que é possível rodar o Xubuntu, ainda resta um problema (ou três). E os drivers das placas de video, som e modem? Afinal, foi por falta do driver do modem que eu pensei em instalar o Xubuntu.
   Não consegui identificar o modem, ou se consegui, os drivers que achei não eram compatíveis, mesmo usando aquelas ferramentas de identificação do sistema.
Se você tem um driver muito antigo e muito estranho pode não ser suportado pelo kernel Linux, sabe o modelo do seu modem ? O melhor é dar uma busca no google...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2006, 23:24 »

    Lamego,

    Tive duas dificuldades. A primeira foi identificar o modem. Os programas de identificação mostravam nomes diferentes, dependendo do programa. Depois tive dificuldade em achar drivers compatíveis.
    Achei que o Xubuntu viesse com drivers e soubesse, automaticamente, identificar as placas.

Offline osamabinrafa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2006, 13:58 »
Acabei de fazer uma instalacao com blackbox e ficou bem mais leve do que com o xfce, gostei do blackbox e da instalacao que eu fiz. Ficou mais leve e a configuracao do menu dele nao eh complicada lendo sobre o assunto na internet pude configurar e fazer o menu dele sem problemas.Dependendo do que a pessoa quiser ele eh uma opcao que ate o momento tem sido boa esta com outro usuario e ate agora nao tenho reclamacao 

Offline absolut1983

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2006, 10:04 »
Buenas.

Encontrei um Toshiba Satellite 225CDS (Pentium 133 MHZ com 16 MB de RAM) e decidi ressuscitá-lo.

Apenas distros em modo texto rodariam em 16 MB, portanto decidi arranjar um chip de 128 MB e instalar um sistema decente.

Depois de muito pesquisar no Google e nos fóruns gringos soube que o Xubuntu seria uma boa opção e baixei o ISO.

Como o chip ainda não chegou à minha casa ainda não fiz a instalação, mas assim que estiver tudo certo volto aqui para postar os resultados.

Não sei a quantas anda a placa mãe em questão, quarte, mas um upgrade na memória dessa máquina sairia barato e faria muita diferença.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

Offline osamabinrafa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #13 Online: 04 de Setembro de 2006, 16:16 »
Instale o xubuntu em modo server e use como grafico o Openbox ele eh leve e gostei muito dele tenho um pentium 233mhz com 64 de ram que esta usando xdm e openbox muito bom e leve. Usado por usuarios aqui na empresa e serve de maquina de teste para nos
« Última modificação: 04 de Setembro de 2006, 16:19 por osamabinrafa »

Offline roger_2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Xubuntu em um Pentium II com 64 de ram e sem drivers. Funciona?
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2006, 00:53 »
estou baixando o xubuntu para instalar no micro da minha irmã... trata-se de um P2 333MHz 128Mb 20Gb com placa M747 vga SiS... possui placa de rede, modem US-Robotics e som off-board...

tenho certeza que vai ficar bom pra ela usar se o xubuntu tiver o mesmo capricho do ubuntu ;D

claro que talvez seja preciso "dar uma limpa" como outros já disseram... por ora ela esta quebrando o galho com um kurumin customizado com essa dica... http://www.guiadohardware.net/tutoriais/106/
Alessandro Raulino
GNU/Linux User #355764
ArchBang 2012.12 @ LG P43 Series | Linux 3.6.8 | X.org 1.13.0 | Openbox 3.5.0 | CPU i7-2620M @ 2.70GHz × 4