Autor Tópico: Google Chrome [Ubuntu 11.10]  (Lida 8464 vezes)

Offline Altair Julião

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #30 Online: 05 de Novembro de 2011, 23:04 »

Códigos no terminal para instalar um simples navegador? Sério?  :o

Não me surpreenderia se fosse na versão 5.04 ou mais antiga do Ubuntu, mas isso é no 11.10, a versão atual!  :-\

Olá Garfo, se você quer mais facilidade para instalar um simples navegador, instale o chromium.  Os comandos são considerados simples, pois são muito utilizados, muitas vezes temos que compilar um programa para instalá-lo, a menos que você encontre um pacote .deb por aí, baixar dos repositórios pela central de software, synaptic ou o próprio terminal.

Muitas vezes o terminal é o meio mais eficiente (e as vezes mais rápido) de resolver "nossos problemas". É bom ir se acostumando a ele, não é difícil, é questão de prática.
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #31 Online: 06 de Novembro de 2011, 11:51 »

Códigos no terminal para instalar um simples navegador? Sério?  :o

Não me surpreenderia se fosse na versão 5.04 ou mais antiga do Ubuntu, mas isso é no 11.10, a versão atual!  :-\

Olá Garfo, se você quer mais facilidade para instalar um simples navegador, instale o chromium.  Os comandos são considerados simples, pois são muito utilizados, muitas vezes temos que compilar um programa para instalá-lo, a menos que você encontre um pacote .deb por aí, baixar dos repositórios pela central de software, synaptic ou o próprio terminal.

Muitas vezes o terminal é o meio mais eficiente (e as vezes mais rápido) de resolver "nossos problemas". É bom ir se acostumando a ele, não é difícil, é questão de prática.

Concordo contigo na parte em que o Terminal é usado por muitos por questão de praticidade, e ele é prático em muitos casos. Mas o que não dá pra engolir é essa "obrigação" de ter que usa-lo para instalar um simples navegador, no caso o Google Chrome. No meu Lucid não tive esse problema, e olha que o Lucid é uma versão antiga. Mas nessa versão, que é a mais atual, ter que usar linha de comando pra instalar o Google Chrome?! Um usuário iniciante que instala curioso o Ubuntu, se depara com esse problema, depois fica sabendo que tem que ir na linha de comando pra instalar o navegador, o que ele vai pensar? "puxa, mas eu esperava que essa versão fosse fácil para usuários leigos..." Fica uma situação complicada, entende?

Enfim, é inaceitável que uma distro em pleno ano de 2011 ainda "obrigue" o usuário a mexer em linha de comando. Ainda mais que a versão dessa distro seja [dizem ser] recomendada para usuários leigos.

Fica aí minha opinião sobre essa questão toda. Desculpe o texto longo. Falow.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #32 Online: 06 de Novembro de 2011, 12:08 »
Pode-se instalar o Chrome  pelos arquivos .deb  ou o Chromium pela central de programas, terminal é para a turma mais avançada.Vc sabia que o Mac OSx tem um terminal escondido para quem quiser usá-lo ?
Usuário Linux- 449417

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #33 Online: 06 de Novembro de 2011, 12:38 »
Pode-se instalar o Chrome  pelos arquivos .deb  ou o Chromium pela central de programas, terminal é para a turma mais avançada.Vc sabia que o Mac OSx tem um terminal escondido para quem quiser usá-lo ?

Instalar o Chrome pelo .deb dá erro na central de programas, isso na versão 11.10. Nas versões anteriores a instalação do .deb funciona sem problemas (e sem usar o Terminal, diga-se de passagem).

Existe o Chromium, é claro. Mas e se o usuário iniciante não quiser o Chromium, e quiser a versão oficial do Google, que é o Google Chrome? Comofaz? (Uma maneira, sem usar o terminal...)

Sim, o OS X tem um terminal escondido. E acho que a maioria dos usuários desse sistema nem sabem que existe tal terminal. Não precisam usa-lo, creio.

Meus amigos, me desculpe se insisto em contra-argumentar essa questão de usar o terminal ou não, mas isso é uma coisa que me irrita profundamente: a "obrigação" de usar a linha de comando, por usuários leigos, em pleno século 21, em pelo ano de 2011 pra instalar um navegador, um simples navegador (se pelo menos fosse usado para programar, ou algo assim). Sei lá, acho que a linha de comando só deveria ser usada por desenvolvedores/hackers/pessoas-que-gostam-de-sofrer (ok, isso foi uma piada), terminal é tão anos 80/90...
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #34 Online: 06 de Novembro de 2011, 12:51 »
Ola, pelo contrario garfo, o terminal e a melhor ferramenta que vc pode contar a qualquer hora para o seu Linux, o que falta no seu caso e um pouco de familiaridade com ele, isso e normal, mas com alguns minutos por dia vc domina ele facil-facil, pelo menos os comandos principais para resolver os problemas mais comuns e tbm te da uma base da estrutura de diretorios e o que cada uma faz no sistema, o terminal sempre vai existir, de tanto vc ver os comandos aqui ou na net vc com o passar do tempo decota todos, uma sugestao e anotar em um caderno o comando e o efeito que ele tem no sistema, alem de ser uma forma de memorizar e bom para recorrer a ele quando ha problemas.

http://wiki.ubuntu-br.org/ComandosBasicos
« Última modificação: 06 de Novembro de 2011, 13:00 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #35 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:54 »
"Instalar o Chrome pelo .deb dá erro na central de programas, isso na versão 11.10. Nas versões anteriores a instalação do .deb funciona sem problemas (e sem usar o Terminal, diga-se de passagem)."
Aqui no 11.10 na primeira vez deu erro, mas depois tive que reinstalar o sistema e não deu mais o erro.Engraçado isso, mas se der erro instale-o por ppa, aí é só copiar e colar no terminal, não é tão difícil assim.
Usuário Linux- 449417

Offline Altair Julião

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 286
    • Ver perfil
Re: Google Chrome [Ubuntu 11.10]
« Resposta #36 Online: 07 de Novembro de 2011, 23:59 »
Olá Garfo, entendo o que você quer dizer, é o nosso desejo insaciável de inovação, desenvolvimento... falando mais alto, contudo usar o terminal é a "cultura" do Linux, ele sempre será utilizado, inclusive há uma distro chamada Slackware famosa por não dá "nenhuma facilidade ao usuário" forçando-o a usar (e muito) o terminal até que configure o sistema a seu gosto, eu acho muito legal isso, é para mim um estímulo a dominar o terminal, sem falar que através do terminal nós aprendemos muito sobre o sistema e também sobre hardware.
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL