O fiasco que considero da versão 11.10 é o gigantesco consumo de bateria. Chega a ficar impraticável usar no meu netbook acer aspire one. No win 7 ela dura 5h ou um pouco mais a depender do uso. No Ubuntu 11.10 não chega nem a 3h. Esse desempenho é ridículo, pior que um note gamer rodando um jogo pesado no win 7.
Essa pra mim foi a pior mancada da Canonical. A portabilidade está totalmente relacionada com a duração da bateria. Muito me impressiona a vontade deles de querer expandir para o mercado dos tablets. Entendam que a atenção ao gerenciamento de bateria num mundo onde "tudo é portátil" não é a última coisa a se pensar no desenvolvimento, é fundamental.
Notebook e netbook pra serem usados na tomada o tempo inteiro são outra coisa: "desktop replacement". Não foi pra isso que comprei esses eletrônicos e se for pra ter de usá-los dessa forma porque o SO não faz a bateria render, aí é o sistema operacional que está tirando a minha liberdade de mobilidade.
Enquanto não resolverem isso o Ubuntu vai ficar só no Desktop e olhe lá. No mais, gostei do Unity. É prático, porém mais lento em relação a outras distros que não o utilizam. Sim, acho o Unity lento rodando num i5 com 8gb de ram e num ssd. Poderia ser muito melhor. Comparativamente, não se nota mudança [drástica] na velocidade do sistema entre um desktop foguete e um netbook com 2gb de ram. Isso é triste.
Aqui vão algumas dicas pra melhorar o consumo de bateria do seu laptop:
Economizando energia no Linux:
http://www.hardware.com.br/guias/debian-desktops/powertop-outras-dicas.html Economizando energia de laptop com processador multicore
Imagine a seguinte situação:
Você tem um laptop de 6 células (bateria), o que pode durar de de 1 à 3 horas, conforme o uso (wireless, DVD-ROM, Bluetooth etc). Você está em uma viagem de ônibus por exemplo de 4 horas e não tem nenhuma bateria adicional e quer ler vários PDFs e não está com seu iPad ou Android.
O que você faz então?
Desligar 1 core do processador, afinal 800Mhz de clock é mais que o suficiente para ler os PDFs.
$ su
# echo 0 >> /sys/devices/system/cpu/cpu1/online
Um dos core será desligado.
Ex.: Processador com 4 core.
Obs.: Seu cpu tem 4 core, então a disposição será:
Core1 = /sys/devices/system/cpu/cpu0/online
Core2 = /sys/devices/system/cpu/cpu1/online
Core3 = /sys/devices/system/cpu/cpu2/online
Core4 = /sys/devices/system/cpu/cpu3/online
Não recomendo que desliguem o core1 (/sys/devices/system/cpu/cpu0/online), não fiz testes ainda.
Bateria irá durar +1 ou 2 horas, pelo menos.
Para ativar o núcleo desligado como root é só trocar o "0" por "1"