Autor Tópico: Gnome-shell não entra mais  (Lida 12328 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Gnome-shell não entra mais
« Online: 15 de Outubro de 2011, 14:12 »
Boa tarde
Fiz instalação limpa no dia em q lançaram a versão final, de ontem pra cá o gnome-shell não entra mais, qdo executo "gnome-shell --replace" no terminal ele me dá isso...

Citar
(gnome-shell:2537): Clutter-WARNING **: Whoever translated default:LTR did so wrongly.

 (gnome-shell:2537): Clutter-CRITICAL **:

 clutter_actor_set_text_direction: assertion `text_dir != CLUTTER_TEXT_DIRECTION_DEFAULT' failed

 JS ERROR: !!!
 Exception was:
 Error: Failed to convert UTF-8 string to JS string: Sequência de bytes inválida na entrada de conversão

 JS ERROR: !!!
 lineNumber = '0'

 JS ERROR: !!!
 fileName = '"gjs_throw"'

 JS ERROR: !!!
 stack = '"("Failed to convert UTF-8 string to JS string: Sequ\xEAncia de bytes inv\xE1lida na entrada de conver\xE3o")@gjs_throw:0
 ("%a %e de%b, %R")@/usr/share/gnome-shell/js/ui/environment.js:75 ()@/usr/share/gnome-shell/js/ui/dateMenu.js:208 ([object Object])@/usr/share/gnome-shell/js/ui/dateMenu.js:16 DateMenuButton([object Object])@/usr/share/gnome-shell/js/ui/dateMenu.js:44 ()@/usr/share/gnome-shell/js/ui/panel.js:948Panel()@/usr/share/gnome-shell/js/ui/panel.js:887start()@/usr/share/gnome-shell/js/ui/main.js:215 @<main>:1"'
 JS ERROR: !!!
 message = '"Failed to convert UTF-8 string to JS string: Sequência de bytes inválida na entrada de conversão"'
 Aviso do gerenciador de janelas: Log level 32: Execution of main.js threw exception: Error: Failed to convert UTF-8 string to JS string: Sequência de bytes inválida da entrada de conversão

Alguma ideia de como arrumar?

Offline Ernesto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2011, 10:48 »
Não faço idéia de como corrigir, mas parou pra mim também e para várias pessoas, estou em buscas de uma solução

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2011, 10:49 »
Aqui voltou a funcionar hj. Ontem instalei o kubuntu em outra partição, aí ele deve ter corrigido alguma alteração feita no grub pelo plymouth manager q usei pra tentar trocar aquela tela de boot roxa horrorosa. Ainda bem, o unity tava mesmo me tirando do sério.
Boa sorte pra vc.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2011, 14:52 »
O meu também está assim, só aparece o wallpaper e está com o mesmo erro do colega quando mando gnome-shell --replace, mas como não o uso, vou desintalá-lo.

Engraçado, fui dar um gnome-shell --replace   e voltou a funcionar, hehehe.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2011, 15:06 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:31 »
Hj parou de funcionar de novo essa desgraça, voltou a mesma msg de erro.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 12:06 por cygnusx-1 »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:04 »
Hj parou de funcionar de novo essa desgraça, voltou a mesma msg de erro.l
Aqui também parou, fui testar e tive que mudar para gdm, pois, no Ligntdm o sistema não entrava, voltava para a tela de login.
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:07 »
Hj parou de funcionar de novo essa desgraça, voltou a mesma msg de erro.l
Aqui também parou, fui testar e tive que mudar para gdm, pois, no Ligntdm o sistema não entrava, voltava para a tela de login.
O GDM tá funcionando bem pra iniciar todas as sessões?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:37 »
"O GDM tá funcionando bem pra iniciar todas as sessões?"

Ele entra com teu usuário, não aparecem as opções, aí você muda para "outros usuários" e aparecem as opções.
Obs: dá sim, não precisa mudar, na hora da senha aparecem as opções.

Comando para alterar: sudo dpkg-reconfigure gdm
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 15:54 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:14 »
"O GDM tá funcionando bem pra iniciar todas as sessões?"

Ele entra com teu usuário, não aparecem as opções, aí você muda para "outros usuários" e aparecem as opções.
Obs: dá sim, não precisa mudar, na hora da senha aparecem as opções.

Comando para alterar: sudo dpkg-reconfigure gdm

Pra q serve esse comando aí? Eu coloquei o GDM, no fim da instalação abriu uma janela pra eu selecionar ql seria o gerenciador padrão, escolhi o gdm, mas o gnome-shell continua sem entrar. Esse gdm ficou com a mesma aparência q era antes, não tinha mudado tudo?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:26 »
"O GDM tá funcionando bem pra iniciar todas as sessões?"

Ele entra com teu usuário, não aparecem as opções, aí você muda para "outros usuários" e aparecem as opções.
Obs: dá sim, não precisa mudar, na hora da senha aparecem as opções.

Comando para alterar: sudo dpkg-reconfigure gdm

Pra q serve esse comando aí? Eu coloquei o GDM, no fim da instalação abriu uma janela pra eu selecionar ql seria o gerenciador padrão, escolhi o gdm, mas o gnome-shell continua sem entrar. Esse gdm ficou com a mesma aparência q era antes, não tinha mudado tudo?
O comando é para trocar o lightdm pelo gdm ou vice-versa.
Quanto à aparência, acho que seja assim mesmo, o meu gnome shell também só fica no wallpaper.Aqui voltei para o Lightdm,  após resolver meu problema(logava e voltava para a tela de login) com esse comando:  sudo chmod 777 .Xauthority

Estou acompanhando lá no fórum internacional do Ubuntu, vamos ver se aparece uma solução.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1860711&highlight=gnome+shell+is+broken+in+11.10


Hoje o gnome shell entrou certinho, a única coisa diferente que fiz foi instalar o Linux-headers-generic-pae, pois, o boot estava parando na verificação da bateria e , seguindo orientação do fórum internacional, esta seria a solução, agora lembro que tinha umas atualizações do sistema.Tenta aí para ver
« Última modificação: 19 de Outubro de 2011, 09:25 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Micaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2011, 00:34 »
Pessoal, no fórum em inglês (link acima, com o Ioca100) surgiu uma solução que funcionaou aqui para mim. Gnome-shell funcionando perfeitamente após fazer o seguinte procedimento:

1. Abra o terminal (Ctrl+Alt+t);
2. Mude para root (sudo su)
3. Navegue até a pasta /usr/share/gnome-shell/js/ui/
4. Abra o arquivo "dateMenu.js" (gedit dateMenu.js);
5. desça até a linha 214 e "comente" a linha this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat));

Ficará assim: /* this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat)); */

Os caracteres /* e */ servem para deixar o texto como comentário dentro do arquivo.

Espero ter ajudado.

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2011, 12:25 »
Pessoal, no fórum em inglês (link acima, com o Ioca100) surgiu uma solução que funcionaou aqui para mim. Gnome-shell funcionando perfeitamente após fazer o seguinte procedimento:

1. Abra o terminal (Ctrl+Alt+t);
2. Mude para root (sudo su)
3. Navegue até a pasta /usr/share/gnome-shell/js/ui/
4. Abra o arquivo "dateMenu.js" (gedit dateMenu.js);
5. desça até a linha 214 e "comente" a linha this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat));

Ficará assim: /* this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat)); */

Os caracteres /* e */ servem para deixar o texto como comentário dentro do arquivo.

Espero ter ajudado.

Pra mim não deu certo, fica só o papel de parede.

Offline filipemarruda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2011, 02:38 »
Citar
1. Abra o terminal (Ctrl+Alt+t);
2. Mude para root (sudo su)
3. Navegue até a pasta /usr/share/gnome-shell/js/ui/
4. Abra o arquivo "dateMenu.js" (gedit dateMenu.js);
5. desça até a linha 214 e "comente" a linha this._date.set_text(displayDate.toLocaleFormat(dat eFormat));

Funcionou pra mim perfeitamente, mas me conta? alguém sabe de fato o que foi feito nessa solução? se alguém souber
de algo mais concreto por favor comente ai, ta muito estranho esse negocio de só comentar um código.. Mas pra quem
só quer a solução, por hora pra mim ta funcionando tudo OK!

Offline icaroclever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #13 Online: 29 de MAR?O de 2012, 13:55 »
Pessoal,

Eu percebi que em duas máquinas diferentes, uma entrava e outra não. Fui procurar o motivo e vi que o problema está no locale. Aparentemente a função que foi comentada na linha 214 está usando o locale errado (não sei porque cargas d'água). Funcionou aqui quando eu coloquei o LC_ALL="pt_BR.UTF-8" no arquivo /etc/environment.

Essa solução é mais elegante porque toda vez que eu atualizava o gnome-shell, eu tinha que pegar o arquivo e alterar a linha 214.

Offline Boina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Gnome-shell não entra mais
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2012, 13:29 »
icaroclever,

Muito obrigado, tua dica salvo meu dia!!!!! funciono perfeito