"O GDM tá funcionando bem pra iniciar todas as sessões?"
Ele entra com teu usuário, não aparecem as opções, aí você muda para "outros usuários" e aparecem as opções.
Obs: dá sim, não precisa mudar, na hora da senha aparecem as opções.
Comando para alterar: sudo dpkg-reconfigure gdm
Pra q serve esse comando aí? Eu coloquei o GDM, no fim da instalação abriu uma janela pra eu selecionar ql seria o gerenciador padrão, escolhi o gdm, mas o gnome-shell continua sem entrar. Esse gdm ficou com a mesma aparência q era antes, não tinha mudado tudo?
O comando é para trocar o lightdm pelo gdm ou vice-versa.
Quanto à aparência, acho que seja assim mesmo, o meu gnome shell também só fica no wallpaper.Aqui voltei para o Lightdm, após resolver meu problema(logava e voltava para a tela de login) com esse comando: sudo chmod 777 .Xauthority
Estou acompanhando lá no fórum internacional do Ubuntu, vamos ver se aparece uma solução.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1860711&highlight=gnome+shell+is+broken+in+11.10Hoje o gnome shell entrou certinho, a única coisa diferente que fiz foi instalar o Linux-headers-generic-pae, pois, o boot estava parando na verificação da bateria e , seguindo orientação do fórum internacional, esta seria a solução, agora lembro que tinha umas atualizações do sistema.Tenta aí para ver