Autor Tópico: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050  (Lida 18414 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Online: 16 de Outubro de 2011, 16:16 »
Olá pessoal, estes dias comprei um Dell 14" Inspiron N4050

Acabei de instalar o Ubuntu 10.10 e obtive algumas surpresas:

1. o audio não funciona!

Quando vou nas preferências de som, ele detecta um hardware de saída normal (Audio Interno Analog Stereo Duplex). Mas não sai nenhum som.

2. O vídeo não reconhece (pelo menos é o que parece) a Intel HD Graphics.

Quando vou em aparências>>efeito e mando colocar efeitos avaçados ele diz que não há possibilidade. Quando vou buscar drivers de terceiros em Sistema>>admin>drivers adicionais, ele diz que nao há nenhum em uso. Outro problema de vídeo que percebi é alguns travamentos ao mover janelas, etc.

3. Por duas vezes o sistema travou por completo, não sei se foi pelo vídeo ou não.


Alguém pode me ajudar? Estou tentando atualizar pro 11.04, será que resolve?

O Ubuntu sempre teve driver pra tudo... será que vai me deixar na mão agora!? :D
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 14:15 »
Eu não faria atualização
Eu faria instalação limpa do 11.10
Instalei i kubuntu 11.10 no meu dell-1525 e todo hardware foi reconhecido automaticamente inclusive a wifi brodcom que precisava ser ativada manualmente nas versões anteriores

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2011, 20:56 »
Eu não faria atualização
Eu faria instalação limpa do 11.10
Instalei i kubuntu 11.10 no meu dell-1525 e todo hardware foi reconhecido automaticamente inclusive a wifi brodcom que precisava ser ativada manualmente nas versões anteriores


Fiz isso e funcionou perfeitamente! O Ubuntu 11.04 reconheceu tudo.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline ecfiquer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2011, 11:06 »
Bom dia dia, eu tenho o mesmo notebook, só que instalei a versão 11.04 64 Bits, e o bluetooth não está funcionando.
Você já fez o teste com o seu mhkgalvez?
O pior é que quando estava com Windows eu não testei agora tenho que confirmar para levar na garantia, vai que tá com defeito.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2011, 15:26 »
Bom dia dia, eu tenho o mesmo notebook, só que instalei a versão 11.04 64 Bits, e o bluetooth não está funcionando.
Você já fez o teste com o seu mhkgalvez?
O pior é que quando estava com Windows eu não testei agora tenho que confirmar para levar na garantia, vai que tá com defeito.

ecfiquer, o Bluetooth continua ruim.

atualizei esses dias para o 11.10, mas não recomendo isso. O Ubuntu não tem a capacidade de atualizar algo e não dar problema. COmo sempre, tive vários problemas com atualização. Mesmo assim, tema algo q vale comentar. O bluetooth funcionou UMA vez só no 11.10. Depois, parou. qndo clicamos em seu icone ele so aparece a opçao de desligar e nao faz nada. na vez que funcionou, apareceu as opções decentes, de enviar para outros disp. etc.

SÓ uma vez!

Se alguem tem a resposta, agradeceria se compartilhasse.  :(

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2011, 21:31 »
Ola a todos

Eu não sou novo no Linux, mas agora eu comprei esse Notebook diretamente do site da Dell e assim que chegar eu pretendo instalar o Ubuntu, mas pelo que eu li aparentemente o Bluetooth que é "BT3.0+HS" aparentemente não funciona,  alguém já descobriu o porque e se é possível arrumar esse problema.
Meu 1º Notebook era um Toshiba Satellite de 2005 que eu instalei o Red Hat e nunca deu problema ou não reconheceu alguma hardware.

Grato

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2011, 08:25 »
Ola a todos

Eu não sou novo no Linux, mas agora eu comprei esse Notebook diretamente do site da Dell e assim que chegar eu pretendo instalar o Ubuntu, mas pelo que eu li aparentemente o Bluetooth que é "BT3.0+HS" aparentemente não funciona,  alguém já descobriu o porque e se é possível arrumar esse problema.
Meu 1º Notebook era um Toshiba Satellite de 2005 que eu instalei o Red Hat e nunca deu problema ou não reconheceu alguma hardware.

Grato

Tenho um note desses tbm, instalei o 11.10 64 bits e tudo funciona, com exceção do Bluetooth, que funcionou no openSUSE 12.1, mas no Ubuntu não quer pegar.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2011, 14:33 »
Ola a todos

Eu não sou novo no Linux, mas agora eu comprei esse Notebook diretamente do site da Dell e assim que chegar eu pretendo instalar o Ubuntu, mas pelo que eu li aparentemente o Bluetooth que é "BT3.0+HS" aparentemente não funciona,  alguém já descobriu o porque e se é possível arrumar esse problema.
Meu 1º Notebook era um Toshiba Satellite de 2005 que eu instalei o Red Hat e nunca deu problema ou não reconheceu alguma hardware.

Grato

Porque será ? Pois eu acho que os 2 usam o mesmo kernel, eu acho que pode ser 2 coisas:

1 - Talves tenha que copilar o Kernel e habilitar o Bluetooth 3.0 que pode não estar habilitado.
2 - Será que instalando a versão 32 Bits pode funcionar e tambem será que compensa.


Será que tem algum link direto com a Canonical para saber o motivo ?

Abraço

Tenho um note desses tbm, instalei o 11.10 64 bits e tudo funciona, com exceção do Bluetooth, que funcionou no openSUSE 12.1, mas no Ubuntu não quer pegar.

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2011, 10:54 »
Porque será ? Pois eu acho que os 2 usam o mesmo kernel, eu acho que pode ser 2 coisas:

1 - Talves tenha que copilar o Kernel e habilitar o Bluetooth 3.0 que pode não estar habilitado.
2 - Será que instalando a versão 32 Bits pode funcionar e tambem será que compensa.


Será que tem algum link direto com a Canonical para saber o motivo ?

Abraço

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2011, 11:34 »
Ola Amigos

O N4050 qual é a capacidade máxima de memoria dele, pois quando eu compre da Dell ( que está para Chegar ) me falaram que no máximo é os 4GB que vem e não tem expansão mas no manual fala que pode até 8GB e um site de vendas de memorias e o próprio site da Kingston fala que tem capacidade até 8GB o que está certo.

Abraços

Offline Crazylinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2011, 17:39 »
Ola a Todos

Eu pesquisando ma Internet sobre o Fedora descobri que no Ubuntu também tem que colocar um arquivo dento dele se não vier para que ele funcione, ele se chama bluez, ele esta no site :

http://pkgs.org/download/bluez

Se alguém instalar e funcionar de um toque.

Abraços

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2011, 13:20 »
Olá CrazyLinux,

O Bluez está nos repositórios do Ubuntu, não precisa indicar fonte externa...

Eu tenho um Dell Latitude E5500, e uso o Kubuntu 10.04 LTS 64 bits. Lembro que tive que editar alguns arquivos em /etc/bluetooth pro bluetooth funcionar. Se não me engano, esses arquivos eram o /etc/bluetooth/rfcomm.conf, /etc/bluetooth/serial.conf e /etc/bluetooth/network.conf.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2011, 19:47 »
Olá CrazyLinux,

O Bluez está nos repositórios do Ubuntu, não precisa indicar fonte externa...

Eu tenho um Dell Latitude E5500, e uso o Kubuntu 10.04 LTS 64 bits. Lembro que tive que editar alguns arquivos em /etc/bluetooth pro bluetooth funcionar. Se não me engano, esses arquivos eram o /etc/bluetooth/rfcomm.conf, /etc/bluetooth/serial.conf e /etc/bluetooth/network.conf.

Cara já instalei tudo quanto é tipo de arquivo Bluez q está no repositório e ainda não rola o Bluetooth no note
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2011, 07:59 »
Fiz um teste, rodei um live cd do openSUSE versão 11.04, o bluetooth foi reconhecido e configurado, ai tirei o live cd e entrei no Ubuntu q está instalado, eis q o sistema reconheceu o Bluetooth certinho, mas no boot seguinte não estava mais lá o Bluetooth. Comparei os arquivos de configurações e estão iguais, apesar q no openSUSE, dentro da pasta  /etc/bluetooh só tinha 2 arquivos, o main.conf e o rfcomm.conf .
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu e Dell Inspiron 14 N4050
« Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2011, 11:30 »
Vc disse que está usando o Ubuntu 11.10, certo? Tente verificar novamente, dessa vez com o CD do próprio 11.10, e não do 11.04.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D