"A
tolerância é a melhor das religiões." (
Victor Hugo) (grifo meu)
"É pela ironia que começa a liberdade." (Victor Hugo)
"A razão é a inteligência em exercício; a imaginação é a inteligência em erecção." (Victor Hugo)
"Mude suas opiniões, mantenha seus princípios. Troque suas folhas, mantenha suas raízes." (Victor Hugo)
"Eu sou uma força que avança." (Victor Hugo)
"Onde o conhecimento está apenas num homem, a monarquia se impõe. Onde está num grupo de homens, deve fazer lugar à aristocracia. E quando todos têm acesso às luzes do saber, então vem o tempo da
democracia." (Victor Hugo) (grifo meu)
[amo prostituir frases de autores consagrados, deslocando-as do real contexto para outros aos quais não foram direcionadas]
Primeiro, gostaria de agradecer a você, Tota, não só por me tirar algumas dúvidas, mas também por me brindar com aulas de semântica e de latim. Fiquei lisonjeado.
Gostaria de lhe retribuir o favor:começarei a esclarecer o que é
democracia(grego demokratía, -as, governo do povo)
s. f.
1. Governo em que o povo exerce a soberania, directa ou indirectamente.
2. Partido democrático.
3. O povo (em oposição a aristocracia).
"À discrição" significa, no contexto em que eu empreguei (e isso não é uma o-pi-ni-ão, inclusive numa consulta rápida ao dicionário Priberam qualquer pessoa saberia disso), não
[...] expor alguém por exemplo à execração pública
mas ilimitação na abrangência de interpretação das normas.Quem fizer qualquer juízo de valor de determinado caso não é precidido de normas, mas, nesses casos (fiquem estupefatos), de opiniões, valores etc..
Bom, agora esclareço que não quero criar uma anarquia. Obviamente
[...]toda sociedade organizada é regida por regras, ao se cadastrar no forum todos os usuarios as aceitam incondicionalmente, caso contrário têm a oportunidade de abandonar o forum antes da finalização do cadastramento.
Como se trata de um “contrato de adesão”, eu tenho que me filiar inicialmente para, depois, poder tecer minhas críticas. Além do que, se eu não me inscrevesse nesse canal, como poderia tirar minhas dúvidas, criar tópicos, mandar mensagens? É uma contradição, né?
“Incondicionalmente” no início, quando me surgiu como
imposição. Agora, como estou numa
democracia, como bem lembrou Victor Hugo, tenho o direito de questionar. É meu direito!! Repito: é meu direito! Só para ficar claro:
é meu direito!!!! Afinal, como Victor Hugo nos disse, a
tolerância é a melhor das religiões. E tolerar, é escutar a opinião dos outros com paciência (
vide dicionário Priberam de Língua Portuguesa), é estar aberto a críticas. Se podemos melhorar no diálogo, por que ignorarmos essa ferramenta?!
Quanto a existir obscurantismo nas regras, é inevitável.
Foi exatamente o que eu disse que dava margem à discrição. E o obscurantismo é evitável clareando as regras.
O que resta à sociedade, é se submeter a estas regras[...]
Essa é a opinião mais equivocada que pode existir... À sociedade cabe questionar, esclarecer, indagar sobre as regras que
orientam nossas vidas, que são presas, amarradas, vinculadas tanto até o ponto em que nos perguntamos se há ou não
liberdade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
[...]e deixar que um colegiado as interprete com isenção.
Isenção é o que absolveu Jaque Roriz. Isenção de interpretação foi o que levou juízes do supremo a julgar se furto de seis barras de cereal se encaixava ou não no princípio da insiginificância. Isenção é o que permite a alguns, como Maluf, a impunidade. Mas não entremos nos méritos políticos, pois podem desconfiar que se infringe a regra I.
As regras devem ser claras para impedir que haja margem para a arbitrariedade!
Regra III: Se eu escrever a-p-e-n-a-s na mensagem (ou seja, o conteúdo) “"ajuda", "socorro", "help", etc.”, então estarei infringindo a regra III?
Não. Neste caso especifico não se infringe a regra III mas sim a regra XV
Você está equivocado, pois a regra XV diz que “Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.”. O uso da palavra não torna a mensagem sem sentido... a menos que a pessoa crie uma mensagem como a seguinte:
ajuda, socorro, help, mãozinha, ajuda, socorro, help, mãozinho etc. tchau.
Em tal caso haveria falta de sentido, mas numa mensagem em que haja uma frase como a seguinte:
Eu preciso de ajuda.
possui um sentido tão claro, que qualquer pessoa percebe facilmente que há sentido. u.u
E, para finalizar, nenhum sistema de regras de nenhuma comunidade humana sobreviveu às vicissitudes da vida. Portanto, não há pedra que resista à ação erosiva dos mares. Em latim se escreve:
“Gutta cavat lapidem, non vi sed saepe cadendo.”, ou seja, água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
Fui!