Autor Tópico: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.  (Lida 7099 vezes)

Offline Yekkusu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Online: 17 de Outubro de 2011, 05:30 »
Olá. Eu instalei o ubuntu 11.10 pelo pendrive, por cima do meu ubuntu 11.04 essa semana. Sendo direto o Sistema do ubuntu depois de instalado reconhece tudo, meu processador, memoria Ram, menos placa de vídeo da qual ele dis Desonhecido.

Eu instalei os quatro drivers que o ubuntu oferece, e nenhum deles corrigiu o problema, mas o ubuntu continua com os efeitos 3D intactos. Não me importo muito, mas o reconhecimento desta placa é útil para algumas aplicações das quais não consigo acessar graças ao sistema que não a reconhece. Ja fiz de tudo, até no site da Nvidia eu ja fui para tentar baixar o driver por lá.
Minha placa é uma Nvidia 9500GT de 1Gb de vídeo. Eu procurei algum problema parecido, pois os efeitos 3D não deveriam funcionar se a placa não está sendo reconhecida pelo sistema, ja fui testar alguns jogos que não abriram bem graças ao sistema que não reconhece a placa e tudo mais. Se alguém tiver um problema semelhante, de que o sistema não reconhece a placa de vídeo mas o Unity 3D esteja ativo ou algo semelhante por favor ajudem. Obrigado (e espero ter colocado este tópico na área certa.)


Meu pc é um Intel Dual Core E5300
com 3GB de RAM
e a Nvidia 9500GT.
Ubuntu 11.10 e Windows 7. (Estou usando o Windows graças a este problema com o ubuntu.)
(Nota: Algum adm pode mover este tópico pra área de Hardware e Periféricos? Acabei postando aqui abrindo a categoria errada, sowwy.)
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 08:04 por Yekkusu »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2011, 09:34 »
Olá Yekkusu,

Deixa eu ver se entendi, você foi em configurações do sistema > drivers adicionais e o Ubuntu não reconheceu sua placa de video, dentão você baixou no site do fabricante e ainda assim não foi reconhecido?

Tenta o seguinte, remova o driver que instalou, reinicie, dê um Ctrl+Alt+F1 (vai entrar no modo terminal), atualize o sistema com o velho comando:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y  

Então instale o driver com o comando:

sudo apt-get install nvidia-current -y

Agora é só reiniciar e ver se ficou bom. No lugar do mais recente, o "current", você pode usar o 96, 173,180, 185 ou 190, como preferir, pode usar o que você usava antes, se você sabe qual era, se já estava bom. Depois é só reiniciar o sistema.

É bom fazer esse procedimento com o sistema recém instalado, como você já catucou nele pra tentar resolver não garanto que vá funcionar, se não funcionar tente instalar o sistema novamente e seguir esse procedimento.

Espero que funcione.

Só uma observação: é por isso que eu gosto da Ati Radeon (nunca tive problema com sistemas Linux), eles só lançam o drive quando ele tá 100%, a nVIDIA sempre da algum trabalho, no mínimo com o xorg. É uma falta de consideração com o usuário Linux. E nós ainda temos que ficar agradecidos por eles lançarem os drivers... é um favor?!! A placa deles é a melhor!!!? Sou fâ da Radeon desde que migrei para o Linux.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 09:45 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Yekkusu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2011, 07:40 »
Olá. Eu fiz o teste, o problema que irei upar logo a imagem pra mais informações, não foi muito bem resolvido. Quero dizer é estranho o Unity 3D funcionar mas o Sistema dizer que minha placa gráfica é Desconhecida. E como você disse, realmente não deu certo. Hoje a noite eu vou re-instalar o sistema e tentar. Eu tenho que fazer um encarte, uma capa de DVD e um Livreto do ubuntu 11.10 pra mim e isso toma tempo, criatividade e da um medo d fazer hehe. Mas well, assim hoje a noite eu ja formato e testoe  atualizo aqui. Também já coloco a imagem do erro assim que possivel.

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:31 »
Só uma observação: é por isso que eu gosto da Ati Radeon (nunca tive problema com sistemas Linux), eles só lançam o drive quando ele tá 100%, a nVIDIA sempre da algum trabalho, no mínimo com o xorg. É uma falta de consideração com o usuário Linux. E nós ainda temos que ficar agradecidos por eles lançarem os drivers... é um favor?!! A placa deles é a melhor!!!? Sou fâ da Radeon desde que migrei para o Linux.

Não sou tão orgulhoso neste quesito quanto você. Os drivers proprietários da ATI já me deram uma dor de cabeça com o Linux e certos jogos. Era muito mais fácil quando eu tinha uma nvidia, mas se a minha ATI dá conta pelo menos do básico, tá tranquilo. Se pra você tá OK, beleza, mas pra mim nem tá tão assim.

Offline Yekkusu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2011, 02:48 »

Olá novamente.
O erro é este: http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAFCTTz4qmJR6FlOAsB9bI1Y58-rudk7IfIGh_s6SGfZJIO9DiV96hQmZeRoR3PZOtZHkmxyljGlq2LXUU7pXdKYAm1T1UAMVTxcs9NKwGfFzolfOj0_KxhkU.jpg
O Unity 3D funciona corretamente. Mas minha placa não ta reconhecida. Reinstalei o sistema, segui os paços acima e nada, não mudou nada. Se alguém souber o que eu possa fazes pra que dê certo por favor me ajudem. Obrigado.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2011, 10:02 »
1-clica tecla super/windows
2-digite drivers no campo de busca
3-habilite o driver recomendado
ativei minha gt240 dessa forma e tá excelente

Offline Yekkusu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 11.10 Não reconhece minha placa de vídeo.
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2011, 10:16 »
1-clica tecla super/windows
2-digite drivers no campo de busca
3-habilite o driver recomendado
ativei minha gt240 dessa forma e tá excelente

é o que eu normalmente faço. Porém ainda sim o ubuntu não reconhece minha 9500gt.
Tentei o método mais acima, e não adianta. O Ubuntu ativa todos os efeitos de 3D mas se ele nao reconhece minha placa de vídeo pelo sistema, muitas coisas como alguns jogos online não vão ativar por simplesmente o sistema dizer que não tenho placa de vídeo.
Se alguém, tiver alguma outra dica ou solução. Lembrando que o 11.04 reconhecia minha 9500 e o 11.10 não. Removi o Linux depois de nao ter obtido sucesso, se não puder usa-lo com seu total potencial, eu não usarei. Quando sair alguma novidade me avisem!
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 11:20 por Yekkusu »