Autor Tópico: Dúvida na performance do ubuntu 11.10  (Lida 7234 vezes)

Offline DiegoD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Online: 17 de Outubro de 2011, 20:52 »
Olá pessoal!
Sou novo aqui no fórum...
Ontem li bastante coisa sobre esse sistema operacional e me chamou bastante atenção, principalmente por ser bem diferente do windows e possuir uma interface muito bonita.
Pois bem, hoje resolvi baixar e instalar a versão ubuntu 11.10 que é a mais nova. Possuo um HP DV4 2112BR e instalei numa partição de 10gb livre que tinha. Fiz também outra com 2gb para swap e outra de 2gb para arquivos diversos.
O que acho estranho é que o sistema em si ta bastante lento, como se estivesse pesado e não queria que ficasse assim, porque tenho vontade de usar ele como principal. A questão é, queria saber se isso é normal, porque ele chega a ser bem mais pesado que o windows 7 home premium que é meu outro SO.
Bom, fico aguardando resposta e espero consertar isso.
Abraço pessoal.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2011, 03:14 »
Camarada, em geral é para funcionar bem, eu rodo versões variadas do ubuntu e o 11.10 no meu netbook está muito rápido.
Passe mais detalhes de sua máquina. Você está com a versão do unity 3d ou 2d? Instalu outros ambientes (kde, xfce, gnome-shell)?
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

bawlaw

  • Visitante
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2011, 08:58 »
olá,
aqui tambem está muito bem.

seu ubuntu é 64 ou 32 bits?
voce ja tentou instalar o driver de sua placa de video e atualizar o seu ubuntu?

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:47 »
Possíveis problemas:

1) Processador?
2) Memória RAM?
3) Placa de Vídeo ou chip gráfico?
4) Superaquecimento da placa mãe ou processador?


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 09:49 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline DiegoD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:55 »
Camarada, em geral é para funcionar bem, eu rodo versões variadas do ubuntu e o 11.10 no meu netbook está muito rápido.
Passe mais detalhes de sua máquina. Você está com a versão do unity 3d ou 2d? Instalu outros ambientes (kde, xfce, gnome-shell)?


olá,
aqui tambem está muito bem.

seu ubuntu é 64 ou 32 bits?
voce ja tentou instalar o driver de sua placa de video e atualizar o seu ubuntu?

Sobre a placa de vídeo, eu já tentei instalar, até baixei o driver mais novo e segui os comandos que achei na internet, mas diz que já tem um driver instalado e não sei como desinstalar, na verdade não tive tempo pra pesquisar direito de como fazer essa desinstalação. Meu Ubuntu é o 11.10 e ontem eu reinstalei com o notebook conectado a internet, o que fez ele baixar algumas coisas automaticamente e melhorou um pouco a performance, mas acredito que seja possível melhorar mais pois continua lento, comparado ao Windows 7.
O ubuntu que baixe é o 32bits.
Sobre essa versão Unity eu não sei dizer qual uso mas acredito que seja o 2d porque de 3d não tem nada na interface..rs
Eu acredito que não instalei nenhum desses outros ambientes (kde, xfce, gnome-shell), a nao ser que tenha sido instalado sozinho no ato da instalação do próprio ubuntu. Aliás, pra que servem esses ambientes?
A configuração do meu note é essa http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c02006920&tmp_task=prodinfoCategory&cc=br&dlc=pt&lang=pt&lc=pt&product=4126099
A placa de vídeo é uma Radeon HD4200.


Offline DiegoD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:57 »
Possíveis problemas:

1) Processador?
2) Memória RAM?
3) Placa de Vídeo ou chip gráfico?
4) Superaquecimento da placa mãe ou processador?


Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

Amigo, eu não tenho muita experiência mas eu acredito que não seja nenhum problema relacionado a hardware, deve ser a falta de alguma instalação ou driver...enfim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:10 »
O que acho estranho é que o sistema em si ta bastante lento, como se estivesse pesado e não queria que ficasse assim

Ola

Existem duas situações que devem ser consideradas:

1) Lento ao iniciar

2) Lento depois de iniciado

Para a situação 1 voce pode:

1.1 procurar o modulo que está atrazando o boot
1.2 reinstalar o sistema ( em alguns casos isto resolve, depois de baixar outra ISO e gravar um novo cd)

Para a situação 2 voce pode:

2.1 entrar em terminal e verificar os processos em andamento, usando o monitor do sistema ou em terminal usando o comando
Código: [Selecionar]
topAo "matar" o processo, verificar o desempenho.

2.2 Verificar como instalou o sistema:

2.2.1. via wuby => sistema lento por padrão, pois roda numa partição FAT32 ou NTFS não nativa do sistema.
2.2.2. via dualboot => pode acontecer de voce ter escolhido uma partição pequena demais, ou pouca area de swap, ou os dois.
2.2.3. Usando como live cd => Leitores de cd rom têm velocidade sofrível, apresentando este sintoma.

2.3 Verificar seu sistema usando o live cd do Ubuntu ( testar sem instalar ) e ver qual modulo ou pacote produz este efeito em live cd. Caso isto não ocorra em modo "live", volte à opção 1.2

[]'s

Offline DiegoD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2011, 10:38 »
O que acho estranho é que o sistema em si ta bastante lento, como se estivesse pesado e não queria que ficasse assim

Ola

Existem duas situações que devem ser consideradas:

1) Lento ao iniciar

2) Lento depois de iniciado

Para a situação 1 voce pode:

1.1 procurar o modulo que está atrazando o boot
1.2 reinstalar o sistema ( em alguns casos isto resolve, depois de baixar outra ISO e gravar um novo cd)

Para a situação 2 voce pode:

2.1 entrar em terminal e verificar os processos em andamento, usando o monitor do sistema ou em terminal usando o comando
Código: [Selecionar]
topAo "matar" o processo, verificar o desempenho.

2.2 Verificar como instalou o sistema:

2.2.1. via wuby => sistema lento por padrão, pois roda numa partição FAT32 ou NTFS não nativa do sistema.
2.2.2. via dualboot => pode acontecer de voce ter escolhido uma partição pequena demais, ou pouca area de swap, ou os dois.
2.2.3. Usando como live cd => Leitores de cd rom têm velocidade sofrível, apresentando este sintoma.

2.3 Verificar seu sistema usando o live cd do Ubuntu ( testar sem instalar ) e ver qual modulo ou pacote produz este efeito em live cd. Caso isto não ocorra em modo "live", volte à opção 1.2

[]'s

Obrigado pela ajuda pessoal!
Tota, eu quando chegar em casa farei isso que você me passou, mas primeiro me informe algumas coisas por favor...
Como eu procuro o módulo que está atrasando o boot?
Depois de verificar qual processo está comprometendo o desempenho a través do "top", como eu "mato"?
Eu instalei o Ubuntu 11.10 como dualboot, mas praticamente deixei 18gb para o sistema e 2gb para o swap.
Eu não entendo muito sobre o live cd, mas sei que no site tem informações então quando chegar em casa verifico com ele também.

Offline DiegoD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:24 »
Eu acabei de reiniciar aqui e entrei pelo Ubuntu, vi que usando o Ubuntu normal fica mais pesado, mas pelo Ubuntu 2d ele fica mais leve. Eu verifiquei as duas opões na tela de Login.
Então pode ser a placa de vídeo que não possui o driver mais atualizado instalado.
Como eu faço pra deletar o driver antigo e instalar o novo? Já baixei a versão linux do drive.

Offline Kleyton Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Einstein : SUCESSO = PRAZER + MUITO TRABALHO
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:37 »
Diego, eu também percebi a queda na performance do Ubuntu 11.10.

Verifiquei a lista de processos no 'monitor do sistema' e algo que não uso, o ubuntu one(ubuntuone-syncdaemon), estava "pesando" o sistema.
Matei esse processo e o computador ficou bem mais rápido.

Como eu faço para que o ubuntu one não inicie junto com o sistema??? (já tentei em aplicativos de sessão, mas não deu certo)
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 12:41 por Kleyton Lopes »
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:24 »
DiegoD, para instalar driver no ubuntu o primeiro passo é ver se o próprio sistema lhe oferece algum driver.
Aperte a tecla super(aquela que tem o símbolo do windows)> Busque por "driver"> Clique na opção e veja se o sistema encontrará o driver conrrespondente ao seu hardware, se encontrar ative-o.
Instalar driver de outra forma é possível, porém, como você é novo no gnu/linux é melhor tentar o mais fácil.

Para passar as configurações do seu hardware é melhor usar no terminal os seguintes comandos:
lspci

ou

lshw
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:33 »
Diego, eu também percebi a queda na performance do Ubuntu 11.10.

Verifiquei a lista de processos no 'monitor do sistema' e algo que não uso, o ubuntu one(ubuntuone-syncdaemon), estava "pesando" o sistema.
Matei esse processo e o computador ficou bem mais rápido.

Como eu faço para que o ubuntu one não inicie junto com o sistema??? (já tentei em aplicativos de sessão, mas não deu certo)

Procure instalar o programa rcconf!

Depois no terminal como root, chame o programa, de preferência com a janela do terminal maximizada:

Código: [Selecionar]
#rcconf
Vai abrir uma janela de fundo azul com letras brancas e vermelhas listando todos os processos que ele chama na inicialização!  Preste atenção nas descrições dos processos e desligue aquilo que você não usa!

Eu desligo:

Bluetooth
brltty - Terminal para Braile
cryptdisks
pcmciautils - não tenho leitor de cartão PCMCIA
speech-dispatcher
unattended-upgrades - Eu sempre verifico as atualizações manualmente, sejam de segurança ou não

Entre outros processos!  No serviço eu desligo até o Cups, responsável pela impressão, já que não tenho impressora ligada ao micro que uso!

Seu sistema vai ficar mais leve com isso!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline DiegoD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:37 »
Diego, eu também percebi a queda na performance do Ubuntu 11.10.

Verifiquei a lista de processos no 'monitor do sistema' e algo que não uso, o ubuntu one(ubuntuone-syncdaemon), estava "pesando" o sistema.
Matei esse processo e o computador ficou bem mais rápido.

Como eu faço para que o ubuntu one não inicie junto com o sistema??? (já tentei em aplicativos de sessão, mas não deu certo)

Kleyton, mas como eu "mato" um processo?

Offline mhrhuck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #13 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:38 »
Eu também tenho os dois sistemas instalados o Windows 7 e o Ubuntu 11.10, e ele esta rápido. Minha instalação fiz com o wine, não reservei nenhum partição p. o Linux.
Sugiro que vc desinstale e instale através do Wine, não precisa assim separar uma partição somente p. ele, com o Windows ligado insira o CD de instalação. na tela q. irá aparecer clique em instalar o linux dentro do Windows, se não gostar para remover faça como qualquer programa do windows via paniel de controle instalar e desinstalar hardware.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dúvida na performance do ubuntu 11.10
« Resposta #14 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:44 »
Eu também tenho os dois sistemas instalados o Windows 7 e o Ubuntu 11.10, e ele esta rápido. Minha instalação fiz com o wine, não reservei nenhum partição p. o Linux.
Sugiro que vc desinstale e instale através do Wine, não precisa assim separar uma partição somente p. ele, com o Windows ligado insira o CD de instalação. na tela q. irá aparecer clique em instalar o linux dentro do Windows, se não gostar para remover faça como qualquer programa do windows via paniel de controle instalar e desinstalar hardware.

Sua dica é sobre wubi e não wine. Mesmo assim não recomendo essa dica, veja no fórum quantas reclamações em relação ao wubi.
O autor fez uma instalação limpa em partição reservada, essa é a melhor forma, o que está causando a lentidão deve ser descoberto para solucionar.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!