Autor Tópico: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico  (Lida 9428 vezes)

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Boa tarde a todos.
Eu já vinha com problemas em minha máquina (Athlon 64 - BIOS Pheonix/2007), que estava c/ 10.04 mas, desde um update de kernel p/ o 2.6.32-31, passou a não desligar corretamente, só reinicia -- sou obrigado a segurar o botão da fonte para desligar a CPU. Inclusive abri um outro tópico sobre isso: <http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,80624.0.html>. :-[
Mas, após atualizar para 10.10 e em seguida p/ o 11.04, com o lançamento do mais recente 11.10 (o 'convite' para atualização online entrou ontem) resolvi tentar mais uma vez -- vai que o kernel 3 finalmente não encrencasse no gerenciamento do módulo acpi ou seja lá o que for que trava o desligamento correto.. Bem, esse foi um tiro n'água! Após bem umas 12 horas baixando pacotes (a conexão 'banda larga de 1Mbs' do Ajato "mantém spercruise"...) e atualizando, findo todo processo tudo que consegui ao reiniciar foi a máquina solicitando login em modo texto (nada de GDM, nem de LightDM...). ???
E o raio do bug do acpi continua lá! >:(
Alguma sugestão para, ao menos, recuperar o modo gráfico? Aí eu posso partir pr'os demais ajustes que terei que fazer (Unity, tô fora!), configura impressora/scanner na rede, e outras coisas.

Obrigado.


Offline telmotr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
  • Abaixo a pirataria -- Use software livre
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:32 »
Caro amigo, eu tive o problema de travamento na hora da inicialização após a atualização, após umas pesquisas cheguei a seguinte solução:
 - aparentemente o diretório /var/lock esta vindo com problemas de permissão (realmente eu dei um ls -la /var e dá pra perceber que a permissão dele tá diferente dos outros) e apesar do /var/run parecer normal todos os tutoriais que encontrei mandaram alterar ele tmbm e como nao tinha muito tempo fiz logo para os dois.
... Vamos lá

1. Faça o login em modo texto:
 - clique ctrl+alt+f1
 -digite seu login e senha

2. Poderes de admin:
$ sudo su

3. Delete os diretórios problemáticos:
#rm -rf /var/run
#rm -rf /var/lock

4. Crie novos diretórios para serem usados
# mkdir -p /run
# mkdir -p /run/lock

5. Crie links simbólicos para os diretórios que acabou de criar lá dentro do /var
# ln -s /run /var
# ln -s /run/lock /var

6. Reinicie
# reboot

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:50 »
É, eu deveria ter tido um pouco mais de paciência pra gravar um CD  e partir pra instalação limpa, com direito a formatar as partições e tal -- mas fui preguiçoso e imediatista!  ;D
Bem, vou testar a solução sugerida! E se não der certo, vou salvar o conteúdo do /home, colocar em um partição exclusiva (agora não lembro se já está assim), e fazer a instalação do CD, com direito e reformatar e particionar. Quando tiver conseguido resolver, posto o resultado.
Grato pela atenção de todos! :)

Offline Metalbobolic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 215
    • Ver perfil
    • Seu Lugar para pensar
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2011, 21:30 »
É, eu deveria ter tido um pouco mais de paciência pra gravar um CD  e partir pra instalação limpa, com direito a formatar as partições e tal -- mas fui preguiçoso e imediatista!  ;D
Bem, vou testar a solução sugerida! E se não der certo, vou salvar o conteúdo do /home, colocar em um partição exclusiva (agora não lembro se já está assim), e fazer a instalação do CD, com direito e reformatar e particionar. Quando tiver conseguido resolver, posto o resultado.
Grato pela atenção de todos! :)


Eu sou radical..vocẼ Nnão foi preguiçoso sem imediatista..

Se existe a opção ela deve funcionar perfeitamente bem, sem falhas..caso haja..a empresa deve avisar dos riscos...pelo contrário...esse tipo de update é tido como seguro..

Eu tive o mesmo problema..bagunçou meu ubuntu todo...so entrava no modo grafico via linha de comando startx

Tive que formatar e de raiva..voltei para o 11.04 e agora so saio dele para o ubuntu 12.04

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2011, 08:18 »
Na verdade, eu concordo com você, Metalbobolic. É uma falha da Canonical. Não sei se é válida a comparação, mas, no caso da Mandriva (que eu continuo usando em minha outra máquina, c/ CPU AMD XP2000), já atualizei online mais de uma vez sem qualquer problema.
Pra ser franco, se não tivesse havido o tal bug da acpi, eu estava usando o 10.04 LTS até hoje, tranquilamente. Qual o ganho de performance e/ou estabilidade e/ou usabilidade do sistema que eu tive em trocar para 10.10 e posteriores? Honestamente, nenhum! Ouso dizer qur foi pela só pela 'vaidade' de rodar a última versão com o kernel mais recente..!
Bem, esse foi só um desabafo. O que interessa agora é arrumar a casa! O que só vou poder fazer mais tarde (preciso de tempo livre pra isso).
[]s!

Offline mscamacho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2011, 23:44 »
Caro amigo, eu tive o problema de travamento na hora da inicialização após a atualização, após umas pesquisas cheguei a seguinte solução:
 - aparentemente o diretório /var/lock esta vindo com problemas de permissão (realmente eu dei um ls -la /var e dá pra perceber que a permissão dele tá diferente dos outros) e apesar do /var/run parecer normal todos os tutoriais que encontrei mandaram alterar ele tmbm e como nao tinha muito tempo fiz logo para os dois.
... Vamos lá

1. Faça o login em modo texto:
 - clique ctrl+alt+f1
 -digite seu login e senha

2. Poderes de admin:
$ sudo su

3. Delete os diretórios problemáticos:
#rm -rf /var/run
#rm -rf /var/lock

4. Crie novos diretórios para serem usados
# mkdir -p /run
# mkdir -p /run/lock

5. Crie links simbólicos para os diretórios que acabou de criar lá dentro do /var
# ln -s /run /var
# ln -s /run/lock /var

6. Reinicie
# reboot

E ae galera.
Beleza?
Olha, meu problema é parecido. Eu entrei no modo texto (tty1), instalei o lightdm, e ai, ele deu uma mensagem para mim escolher qual o interface eu queria usar (gdm ou lightdm) e, durante a instalação, ele deu erro de permissão, mas no destino /var/lib/lightdm. E agora, ele não inicia nem uma interface de login, agora eu tenho que executar o comando "startx". Ja removi o gdm deixando só o lightdm e vice-versa. Mas, ainda não apareceu a interface de login.
Por favor, como contorno este problema?

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2011, 10:31 »
@mscamacho,
No meu caso, o buraco foi mais embaixo! Meu irmão (aka 'zekkerj') descobriu ontem que o problema foi o driver de vídeo! Minha placa Nvidia é "antiga" -- uma G6 6100, se não me engano...) e o driver default do Oneiric não funcionou.  >:(     Revertemos para um driver nvidia adequado, e finalmente o LightDM entrou! Mas o  Unity entrou pior que antes (eu estava com 11.04), sem carregar direito vários ícones, a barra lateral toda errada (os ícones de cada aplicativo estavam lá, mas totalmente 'opacos'...), e sabe-se lá onde foi parar o botão de desliga  ???   Enfim, uma lambança total!
Aí instalamos o Gnome 'clássico', conforme esta dica : http://www.matbra.com/2011/10/13/ubuntu-11-10-voltando-ao-gnome-classic/   Mas, francamente, também não gostei -- as barras agora são fixas, e não descobri como repor os ícones de aplicativos nelas. Aparentemente, se perderam opções de customização.
Do jeito que tá, prefiro voltar a rodar o 10.04, com qualquer kernel da série 2.6 que, quando eu mandar desligar a máquina, ele desligue! Ou até mesmo trocar de distro...
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 18:32 por André Luiz D Queiroz »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2011, 11:16 »
Mandriva não dá pau pq lança uma versão estael pro ano... assim dá tempo p/ acertar a gde maioria dos bugs... e liberar uma versãp estavel... bem estavel mesmo

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2011, 11:31 »
Sim, eu também uso Mandriva. No outro desktop (mais antigo) estou com o 2010.2, rodando a contento. Comecei no uso do Linux (de forma mais consistente) usando Mandriva 2008, naquele mesmo desktop (AMD XP2000). Na verdade, Ubuntu eu tenho há pouco mais de um ano, porque o meu desktop mais novo (Athlon 64) veio com Ubuntu Héron (8.04) instalado (eu o comprei de um amigo que emigrou pro Reino Unido), e eu fiquei com pena de trocar! O sistema atualizou online pro 10.04 na boa! Mas, depois que entrou o kernel 2.6.32-31, passei a ter o tal problema de não desligar, e vem sendo essa dor de cabeça...
Até que estava acostumado com o Gnome, a experiência de uso não era 'nem melhor nem pior' que o KDE. Mas esse Unity está muito, muito ruim! Pior que o KDE4.0!...

Offline CFSardinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2011, 18:27 »
Cara, fiz isso aí abaixo que vc sugeriu e não funcionou.
Meu HD não está particionado e tenho muiiiitos arquivos nele. Não posso reinstalar o Ubuntu (do zero) como muitos sugeriram, pois vou perder tudo, né?
Será que alguém tem alguma solução pra esse problema da atualização do 11.04 para o 11.10?
Simplesmente não entra a interface gráfica. Só consigo acessar com ctrl+alt+F1.
Até usei um livecd para ver os arquivos. Mostra uma pasta com nome do PC que existem arquivos dentro, mas não permite acesso :(
Como fazer para não perder tudo???
Por favor, me ajudem!!

Caro amigo, eu tive o problema de travamento na hora da inicialização após a atualização, após umas pesquisas cheguei a seguinte solução:
 - aparentemente o diretório /var/lock esta vindo com problemas de permissão (realmente eu dei um ls -la /var e dá pra perceber que a permissão dele tá diferente dos outros) e apesar do /var/run parecer normal todos os tutoriais que encontrei mandaram alterar ele tmbm e como nao tinha muito tempo fiz logo para os dois.
... Vamos lá

1. Faça o login em modo texto:
 - clique ctrl+alt+f1
 -digite seu login e senha

2. Poderes de admin:
$ sudo su

3. Delete os diretórios problemáticos:
#rm -rf /var/run
#rm -rf /var/lock

4. Crie novos diretórios para serem usados
# mkdir -p /run
# mkdir -p /run/lock

5. Crie links simbólicos para os diretórios que acabou de criar lá dentro do /var
# ln -s /run /var
# ln -s /run/lock /var

6. Reinicie
# reboot

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:00 »
@CFSardinha,
Estamos no mesmo barco! O ideal, ideal mesmo, é partir pra instalação do zero, com direito a formatar, particionar, etc. Para não não perder arquivos e configurações pessoais, temos que fazer o backup de tudo que interessa!(Diretório /home, e possivelmente diretório /etc) -- se não em engano, pode-se fazer isso compactando esses diretórios para outra mídia (ter um segundo HD nessa hora é uma mão na roda! Mas dá fazer também também gravando em CD ou DVD ) Aliás, eu ia fazer os meus backup ontem à noite, mas juntou o sono junto com a insegurança de como fazer, e resolvi adiar a empreitada...
Curiosamente, o antigo problema da máquina não desligar não se manifestou ontem, quando chamei o 'shutdown' clicando no respectivo botão no menu Gnome classic (Encerrar sessão > desligar). Ué?... Depois vou testar de novo! Mas um coisa funciona, outra não: o synaptic não abre!

Offline asmend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2011, 18:18 »
como atualizo o ubuntu 9.04?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2011, 18:29 »
Ola asmend, confirma mesmo se a sua versao e a 9.04 por gentileza no terminal digite;

lsb_release --short --codename

e poste o resultado.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline André Luiz D Queiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Após atualizar de 11.04 para 11.10 Ubuntu não entra em modo gráfico
« Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2011, 18:31 »
@asmend,
Em tese, a opção de atualizar o sistema online deve aparecer via o Gerenciador de atualizações. Mas... visto que a mais recente versão do Ubuntu está problemática, eu sugiro você optar por uma instalação limpa, ou seja, a partir de um CD ou DVD, e optando por formatar e particionar adequadamente seu HD (para evitar conflitos entre pacotes instalados e a instalar e outras irregularidades). É mais demorado e chato, mas é mais seguro! E não esqueça de primeiro fazer o backup do que lhe interessa manter!
Quanto a qual versão instalar: isso depende de seus gostos, interesses e necessidades, mas eu, pessoalmente, estou pensando em voltar ao 10.04, que é versão LTS (suporte de longo prazo!), e é comprovadamente estável e seguro de trabalhar!

O amigo 'platao' deve saber lhe orientar melhor nos detalhes técnicos. :)

Boa sorte!