Autor Tópico: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?  (Lida 18281 vezes)

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Online: 19 de Outubro de 2011, 13:37 »
Olá,

Queria criar um lançador. (o que existe: Aplicações de Inicialização não serve pois é executado logo quando se faz o login ou seja quando se entra no Ubuntu).

O que pretendo é um lançador que possa ter na área de trabalho ou numa pasta para poder ser inicializado quando quiser determinada aplicação, mas não sei como fazer no Ubuntu 11.10.

Se alguém souber, agradecia resposta.

Um abraço

 
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 10:59 por lfcb »
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2011, 10:47 »
clique com o direito no desktop e escolha 'criar lançador'

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2011, 12:35 »
Esse negócio de clicar com o botão direito do mouse no desktop não dá certo no ubuntu 11.10 não camarada.
tem que aprender a gostar de usar o terminal. Aliás, linux é terminal. O único problema é se vc digitar o comando errado.
Então é se acostumar. eu também gostava de um lançador, facilitava mesmo o trabalho da gente, mais tou me acostumando a usar o terminal.
Sugiro a mesma coisa.
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2011, 15:41 »
Por que não coloca na barra lateral?
É só arrastar o icone pra área de trabalho e terás o lançador...



[]'s

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2011, 02:11 »
Obrigado pelas respostas.

Por que não coloca na barra lateral?
É só arrastar o icone pra área de trabalho e terás o lançador...


De nada me serve colocar o(s) ícone(s) na barra lateral pois o q pretendo não funciona através do processo normal (clicar no ícone e dar o clique) só funciona se der os comando através do terminal. O lançador era o ideal para o meu caso... mas é o que o cajaboy diz: 

Esse negócio de clicar com o botão direito do mouse no desktop não dá certo no ubuntu 11.10 não camarada.
tem que aprender a gostar de usar o terminal. Aliás, linux é terminal. O único problema é se vc digitar o comando errado.
Então é se acostumar. eu também gostava de um lançador, facilitava mesmo o trabalho da gente, mais tou me acostumando a usar o terminal.
Sugiro a mesma coisa.

É isso mesmo pelo menos por enquanto...
 
Um abraço
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline Tiago Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
    • Tiaagos Blog!
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2011, 04:09 »
lfcb,

Entre no Terminal e digite:

gnome-desktop-item-edit --create-new /home/tiago/Área\ de\ trabalho/

OBS: Troque o meu nome pelo seu. OK ;D Atenção com maiúscula e minúscula.

Caso não consiga, deverá ser pela falta do gnome-tweak-tool:
Instale pelo comando: sudo apt-get install gnome-tweak-tool

Abraços,

Tiago
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 04:15 por Tiago Santos »
Notebook: DELL Inspiron 15R
Intel® Core™ i5-2410M (2.30GHz até 2.90GHz com Turbo Boost, 4Threads, 3M cache), 6GB Dual Channel DDR3 1333MHz (1x4Gb+1x2Gb), AMD Radeon™ HD 6470M 64-bit 512MB, SATA de 640GB (5400RPM)
Ubuntu Linux 64Bits Oneiric Ocelot 11.10

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 10:58 »
lfcb,

Entre no Terminal e digite:

gnome-desktop-item-edit --create-new /home/tiago/Área\ de\ trabalho/

OBS: Troque o meu nome pelo seu. OK ;D Atenção com maiúscula e minúscula.

Caso não consiga, deverá ser pela falta do gnome-tweak-tool:
Instale pelo comando: sudo apt-get install gnome-tweak-tool

Abraços,

Tiago


Com o comando acima não consigo fazer o lançador dá-me esta saída no terminal: 

Citar
luis@Rx:~$ gnome-desktop-item-edit --create-new /home/luis/Área\ de\ trabalho/
gnome-desktop-item-edit: file:///home/luis/%C3%81rea%20de%20trabalho does not have a .desktop or .directory suffix
  ???

Mas para fazer o lançador numa pasta dá, bastando fazer no terminal :

 
Citar
gnome-desktop-item-edit --create-new /home/luis/Público/

 (Público ou outra pasta qualquer)

Obrigado pelas respostas todas e sua solução!!!

K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 11:08 »
sudo gedit fusion.desktop


Como exemplo vamos pegar um arquivo generico como esse, que pode ser usado tbm para outras aplicações que nao trazem um icone padrao;

[Desktop Entry]
Name=Kega Fusion
Comment=Fusion
Exec=/home/seu usuario aqui/Fusion/Fusion
Icon=/home/seu usuario aqui/Fusion/Kega.png
Terminal=0
Type=Application
Encoding=UTF-8
Categories=Application

Cole esse conteudo acima e salve, atentando para os campos Exec e Icon que devem estar apontados para os locais corretos.

Vamos baixar um icone como esse http://4.bp.blogspot.com/_h2O9R_HMgkY/TFoYCZyOl7I/AAAAAAAAAbQ/Uo4qAlFsEtk/s320/34htbgo.jpg.png e dar o nome de Kega.png e deixa-lo na pasta Fusion na sua home,  editado o atalho para a barra lateral agora e so mover;

Código:

sudo mv fusion.desktop /usr/share/applications


Digite no campo de pesquisa do Unity(apertando a tecla "win") Fusion ou entao Kega para o aplicativo aparecer, depois e so fixar na barra lateral.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline lfcb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2011, 13:30 »
Sim essa dica é boa, complica-se depois é na fase
Citar
Exec=/home/seu usuario aqui/Fusion/Fusion
pois se não souber onde está o seu programa que instalou (em que pasta do sistema) não resulta. Mas tenho problema resolvido com a dica do Tiago.


No Unity 2D: (atenção)
Se fôr para pôr o Compiz fusion a trabalhar o que eu fiz foi instalar o CCSM, o Compiz Fusion icon, os extra plugins. Através do Synaptic.

O problema é que o compiz fusion icon de maneira nenhuma vai para a barra superior a fim de permitir configurações de ligar e desligar o compiz fusion e outras definições.

Ele (compiz fusion icon) (Sistema de Ficheiros->usr->share->applications->Fusion--Compiz Fusion Icon) vem em propriedades-- Basico--> Command-- vem com este commando:  fusion-icon -no-start

O que eu fiz foi retirar o -no- ficando assim: fusion icon

Agora ele á mesma não vai para a barra superior (malvada barra :) ) portanto não dá para configurar só dá para lançar o compiz fusion tal e qual como um lançador faz.

Não é aconselhável fazer isto pk se mexe no sistema, mas até agora tem estado tudo bem com o meu Ubuntu 2D.

Abraços
K + Ubuntu 12.04 Lts

Offline toninhonunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2011, 00:24 »
Esse negócio de clicar com o botão direito do mouse no desktop não dá certo no ubuntu 11.10 não camarada.
tem que aprender a gostar de usar o terminal. Aliás, linux é terminal. O único problema é se vc digitar o comando errado.
Então é se acostumar. eu também gostava de um lançador, facilitava mesmo o trabalho da gente, mais tou me acostumando a usar o terminal.
Sugiro a mesma coisa.

Eu gosto muito de usar o terminal, inclusive uso e é obrigatório em um server Ubuntu puro terminal na linode.com onde hospedo os meus portais em Python com nginx, e utilizo o Ubuntu 11.10 como desktop de desenvolvimento, fiz o upgrade online, mas sinceramente, tirar uma facilidade que era criar atalhos no desktop foi uma grande furada, eu pelo menos não achei uma maneira fácil de criar atalho como era nas versões anteriores, bastava um click e pronto, estava feito o atalho.

Eu faço uso do Ubuntu nos dois modos e creio que o desktop é para facilitar e não dificultar, espero que a Canonical restaure esta funcionalidade, porque tenho programas que não são instalados pela central de programas e nem por apt-get e justo estes que instalo manualmente e tem interface desktop preciso criar atalhos para os scripts de execução, eu não tenho tempo pra ficar mudando de ambiente gráfico como alguns radicais fazem, mas na versão 10.10 eu conseguia ter uma maior produtividade alternando entre terminal e desktop.

Percebi também lentidão desta versão em relação as versões anteriores, utilizo um Dell Vostro 3550 com 4GB RAM e ICORE 3, 500GB de HD, migrei para esta versão mais nova por conta do Pycharm e extdesign, ferramentas para desenvolvimento de sistemas que tem compatibilidade com a série 11.x, se alguém tiver uma dica de atalho, sem ter que instalar mais acessórios, agradeço.

Offline WSoares9

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:19 »
Olá pessoal !
Essa é minha primeira participação no forum.
Venho tentando migrar para o ubuntu desde a versão 10.04, que achei muito boa, e gostaria de deixar a minha opinião sobre este tópico...
Pelo que tenho visto na net sobre o ubuntu e as outras distribuições, os usuários torcem muito pela popularização desse S.O. (até mesmo bater a popularização do Windows). Mas, me parece que a Canonical não está nem um pouco interessada nisso. Fazer modificações tão drásticas em tarefas tão básicas e que estão diretamente ligadas a produtividade, não é uma atitude de quem está pensando na popularização dos seus Sistemas;
Além da dificuldade na criação de lançadores, a barra de rolagem (no gedit, gerenciador de arquivos e outras janelas) ficou ridícula. Você tem que posicionar o mouse na extremidade lateral da janela para que apareça uma barra minúscula e que fica sumindo das suas vistas, fazendo você reposicionar o mouse para que ela reapareça.
Aliás, se alguém souber como faço para mudar essa barra de rolagem eu agradeço.

Não gostei da versão 11.10. Parece que a canonical está interessada em manter o ubuntu para um grupo fechado de usuários (tipo experts, nerds ou coisa parecida).

Um abraço a todos

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:39 »
sudo su

echo "export LIBOVERLAY_SCROLLBAR=0" > /etc/X11/Xsession.d/80overlayscrollbars

reinicie

Ou ainda;

sudo apt-get remove overlay-scrollbar liboverlay-scrollbar-0.1-0

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline JosueMorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2011, 10:52 »
Então, hj meu chefe precisou de um lançador no Desktop...

Sem parar para pensar muito um técnico apenas:
pesquisou na busca um item qualquer como firefox,
arrastou para o desktop
e modificou do modo que ele queria. Pronto!!! ^^

Fácil e Rápido... :P

Offline WSoares9

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:35 »
sudo su

echo "export LIBOVERLAY_SCROLLBAR=0" > /etc/X11/Xsession.d/80overlayscrollbars

reinicie

Ou ainda;

sudo apt-get remove overlay-scrollbar liboverlay-scrollbar-0.1-0



Obrigado por tentar ajudar, mas, não percebi nenhuma diferença depois de tentar as duas formas q vc passou.
Uma outra coizinha...
No gerenciador de arquivos não aparece mais as opções para mudar o modo de exibição dos arquivos (ícones, lista, detalhes)....

Puxa!!! São coisas tão corriqueiras. Não dá pra entender.
Valeu.
Abraço a todos

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como fazer um lançador no Ubuntu 11.10?
« Resposta #14 Online: 08 de Novembro de 2011, 17:48 »
Ola a alteração e somente para retirar as scrollbars e retornar a versao antiga, como era no Lucid, nao tem haver com as configuraçoes de exibição das pastas, portanto é outro problema distinto.

Os comandos que postei funcionam, embora observando atentamente nao e o que vc procura, se eu entendi é no terminal que vc quer que as barras de rolagems fiquem mais visiveis, tbm notei esse problema aqui.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997