Autor Tópico: Servidor de e.mail intermédio  (Lida 3323 vezes)

Offline nelsonjeronimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Servidor de e.mail intermédio
« Online: 21 de Outubro de 2011, 08:23 »
Olá!

Tenho um projecto em mente para me ajudar a solucionar alguns inconvenientes no que se refere a e.mail mas vou precisar de ajuda porque não tenho os conhecimentos de linux e dos procedimentos necessários para resolver algumas questões.

O Problema:
Tenho várias contas de e.mail entre pessoais e de trabalho e projectos paralelos espalhadas entre dominios próprios, dominios dos projectos a que estou ligado, mais os habituais g.mail e msn. O meu computador principal no escritório é um iMac onde tenho guardados anos de e.mails. Em casa e quando vou para fora tenho agora um PC portátil da minha esposa, mas como tenho todas as contas (ecepto a de g.mail) configuradas como POP, quando estou em casa não tenho acesso aos e.mail, ou quando faço alterações no iMac e me apetece reinstalar o sistema tenho de fazer backup de todos os e.mail e depois voltar a importar, etc, etc.

A Ideia:
Criar um servidor de e.mail intermédio num velho PC (com ubuntu) que vá buscar os e.mails a todos os diferentes dominios e depois configurar o iMac e o PC com as contas em IMAP, mantendo assim os e.mail centralizados e com acesso em qualquer das máquinas. Como não tenho IP fixo teria de recorrer a um serviço de DNS Dinâmico.

Questão:
Como fazer tudo isto? É possível certo? Por onde começo? Algém me pode fazer uma lista de procedimentos para eu poder seguir? Como executar os procedimentos eu pesquiso, só preciso mesmo é que me indiquem o caminho.

Muito agradecido.


Offline marcelow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2011, 09:35 »
Amigo eu entendi o que vc quis dizer.
Vc quer um servidor de email pra baixar as mensagens pra você e você baixar as mensagens deste servidor.

Eu não acho que isso vá resolver seu problema, porque você não configura tudo como imap ao inves de pop ?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2011, 10:30 »
Pq não usa um serviço de armazenamento na nuvem, tipo o Dropbox ou o Ubuntu One? Vai te livrar da complicação de criar e ajustar todos os serviços, e ainda vai te dar melhor desempenho no acesso, já que vc não vai ficar limitado ao upload da sua conexão doméstica.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline nelsonjeronimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2011, 11:00 »
Obrigado pelas sugestões, mas elas já foram consideradas, mas não é o que pretendo para agora.

O PC já existe, a ligação de internet doméstica é fibra, tem 30Mbit de download e 3Mbit de upload pelo que serve bem. Continuo a pensar neste projecto. Alguém pode dar directivas?

Obrigado.

Offline cianetmidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2011, 11:59 »
Ja fiz algo parecido com o debian assim que chegar em casa lhe mando o tutorial passo a passo, tive a necessidade de baixar as mensagens num servidor a parte para efetuar auditoria do que entrava e saía da empresa o servidor baixava as mensagens deixava uma copia no server e encaminhava para maquina cliente, mas de qualquer forma vai ser necessário rotina de backup no servidor tanto das mensagens quanto das configurações, depois do horário de trabalho lhe mando o tutorial

Offline nelsonjeronimo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:04 »
Ja fiz algo parecido com o debian assim que chegar em casa lhe mando o tutorial passo a passo, tive a necessidade de baixar as mensagens num servidor a parte para efetuar auditoria do que entrava e saía da empresa o servidor baixava as mensagens deixava uma copia no server e encaminhava para maquina cliente, mas de qualquer forma vai ser necessário rotina de backup no servidor tanto das mensagens quanto das configurações, depois do horário de trabalho lhe mando o tutorial

No meu caso não vou precisar de deixar as mensagens no servidor original, mas vou precisar de aceder a este servidor a partir dois computadores em locais distintos.

Mas agradeço desde já o envio do tutorial.

Offline cianetmidia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:53 »
Desculpe a demora em responder
segue link do tutorial
http://www.zago.eti.br/email/serv-intra-cl10upd1.html

Offline strago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Servidor de e.mail intermédio
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2011, 11:46 »
Eu acho que seria mais negócio você, primeiro, redirecionar todos os emails para um único email ( de preferência com IMAP ), segundo configurar seus clientes de email (independente em que equipamentos estejam) para acessar essa conta central por IMAP e criar as contas de saida SMTP individualizadas para responder com o email correto se desejar.

Porque eu acho isso ?

Bom, o gmail por exemplo, aumenta seu limite de armazenamento a cada minuto e é um serviço gratuito que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo ou seja, um repositório com espaço virtualmente infinito e extremamente acessivel.
redirecionar as outras contas de email para o gmail, voce centraliza seu sistema de mensagens, lembrando que os emails oriundos de outras contas ficam destacados e podem ser filtrados por domino e separados em pastas.

Manter um servidor de email em casa, ainda mais um equipamento antigo, só para administrar tudo isso, a não ser que você tenha aquela famosa "coceirinha" de querer fazer algo por que gosta de fuçar e aprender, é oneroso, arriscado e contraproducente, um pc antigo corre muito risco de "pifar", principalmente o HD que tem a vida util consideravelmente menor que outros componentes de hardware, vai depender muito do seu link doméstico que pelo que voce citou, parece um link da GVT (que por sinal não permite o uso de servidores domésticos caso seu objetivo seja fazer acesso a esse home-server de fora), uma hora seu HD vai "bufar" e voce vai precisar investir em outro igual ou maior (como hoje em dia já é dificil conseguir HD IDE, amanha os HD´s SATA e SATAII tambem não serão faceis de encontrar, e daqui alguns anos o próprio HD esta fadado a sumir em razão do SSH), enfim, um equipamento "antigo" não vai mais ter suporte de hardware e voce precisará de um outro pc "nao-tão-antigo-assim".

No final você estará trocando um problema por vários outros e tento custos com isso, centralize o recebimento dos emails em uma única conta e mantenha seu backup nas nuvens =P